Powered bySolverde
Disclaimer

Caiu o 'Carmo e Trindade' (outra vez). As notas do Estoril-FC Porto

O FC Porto voltou a ser derrotado pelo Estoril, desta vez para a Taça da Liga.

Estoril

© Gerardo Santos /Global Imagens

Notícias ao Minuto
07/12/2023 07:20 ‧ 07/12/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Análise

Um mês depois, o FC Porto voltou a soçobrar perante os homens da 'Linha'. O Estoril venceu a equipa de Sérgio Conceição, por 3-1, na Taça da Liga, numa vitória decidida nos instantes finais. Quando o jogo parecia encaminhar-se para um empate, dois golos de rajada de Guitane e João Carlos ditaram a vitória caseira. David Carmo voltou a exibir algumas fragilidades (já mostradas na derrota com Estoril para a I Liga). 

Mas vamos recordar o filme do jogo. O FC Porto apresentou-se de início com algumas alterações (o mesmo pode dizer-se do Estoril). Foi uma defesa 'improvisada' por Sérgio Conceição, muito distante daquilo que é, certamente as ambições do treinador para um clube como o FC Porto. Cláudio Ramos jogou de início, com David Carmo e Fábio Cardoso a centrais, Zé Pedro adaptado à direita e João Mendes na esquerda. Grujic supriu o lesionado Varela no meio-campo.

Até foram os portistas a chegar primeiro ao golo, mas foi anulado. Francisco Conceição teve uma jogada de grande qualidade, a rematar cruzado para o poste mais distante, mas Galeno estava em posição irregular quando participou na jogada. 

Pouco depois, chegou o primeiro tento do Estoril. Grande abertura de João Mendes, médio em evidência esta época, para Cassiano. O avançado brasileiro não desperdiçou. Menos de dez minutos depois, resposta do FC Porto com Pepê a aparecer por dentro e atirar para o fundo das redes. Belo movimento e bom passe de Taremi.

A partir daí, o jogo entrou numa espécie de 'congelamento'. Muitas mexidas de parte a parte, mas parece que Vasco Seabra foi mais feliz: é que dois suplentes utilizados é que chegaram ao golo, já para além dos noventa. Primeiro, Rafik Guitane 'partiu' a defesa do FC Porto, desde a ala esquerda até ao meio, e bateu Cláudio Ramos. Depois, David Carmo cometeu uma grande penalidade infantil e João Carlos fez o 3-1 final. O Estoril apurou-se para a 'final four' da Taça da Liga, já o FC Porto ficou impedido de defender o título.

Figura

Não houve um homem claramente em destaque mas é fácil eleger o momento do jogo - o 2-1, protagonizado por Rafik Guitane, que nem precisou de ser titular para sentenciar o jogo. Uma jogada 'maradoniana' do franco-argelino, que teve passagens por Rennes e Le Havre. 

Surpresa

João Marques começa a afirmar-se como um dos melhores médios da I Liga fora dos 'quatro grandes' e mostrou mais uma vez grande visão e capacidade de passe no primeiro golo do Estoril. Descaído pelo lado esquerdo, Marques saiu ao intervalo, talvez por limitações físicas.

Desilusão

É injusto individualizar uma derrota, mas nos dois últimos golos do Estoril David Carmo parece ter tido uma má abordagem. No primeiro, fica 'a meio caminho' entre proteger a baliza e 'encostar' em Guitane. No segundo, comete uma grande penalidade evitável. Convém lembrar que Carmo fez também a falta que originou o golo da vitória do Estoril, há um mês. 

Treinadores

Tudo é exigido a Sérgio Conceição, mas a verdade é que o técnico tem feito 'omeletes sem ovos' há muitos anos. O onze titular do FC Porto ilustra isso. No entanto, é exigido mais frente a um adversário como o Estoril - o próprio treinador assumiu no final do jogo que "falhou". 

Vasco Seabra entrou no Estoril a meio da época, mas já pode apresentar algo histórico - duas vitórias ao FC Porto. Teve alguma felicidade nas substituições. Os canarinhos não fizeram uma excelente, mas conseguiram jogar com o relógio e criar 'apatia' no FC Porto.

Árbitro

A arbitragem de Hélder Malheiro não teve polémicas nem contratempos. Controlou bem as emoções dentro e fora do relvado e foi bem apoiado pelos colegas do VAR no golo anulado a Francisco Conceição. 

Leia Também: Vasco Seabra após voltar a destronar FC Porto: "Vamos festejar até..."

Leia Também: Cardoso: "Sem querer tirar mérito ao Estoril, há muito demérito nosso"

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas