Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Gyokeres rima com 'quantos queres'. Sporting ensina elite como contratar

Avançado sueco marca que se farta (dá também a marcar) e é um dos reforços no futebol europeu que mais impacto teve na sua equipa.

Gyokeres rima com 'quantos queres'. Sporting ensina elite como contratar
Notícias ao Minuto

07:35 - 06/12/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

Ao fim de 12 jornadas disputadas, o Sporting é líder isolado da I Liga e deve-o, em boa parte, ao rendimento de um reforço que marca e dá a marcar. Viktor Gyokeres ainda agora chegou a Alvalade e não tardou em conquistar os adeptos do Sporting... assim como as atenções europeias.

Avaliando o rendimento de cada reforço entre as designadas 'Big-Five', para além do que se passa no campeonato português, o avançado sueco não surge no topo dos topos da lista de goleadores, é certo, mas os números que já registou ao serviço dos leões assumem, por si só, uma preponderância assinalável entre a elite europeia, de acordo com os dados do Transfermarkt.

O nome de Viktor Gyokeres só surge atrás de Harry Kane (Bayern Munique) e Serhou Guirassy (Estugarda), encontrando-se com o mesmo número de contribuições diretas para golo (13) que Jude Bellingham (Real Madrid), Lois Openda (Leipzig) e Victor Boniface (Bayer Leverkusen) - com menos remates certeiro, mas também com menos jogos.

Jogador (equipa) Jogos Golos Assistências Valor pago Valor por contribuição de golos
Harry Kane (Bayern Munique) 12 18 5 95 M 5,28 M
Serhou Guirassy (Estugarda) 11 16 1 9 M 0,53 M
Jude Bellingham (Real Madrid) 13 11 2 103 M 7,92 M
Lois Openda (Leipzig) 13 10 3 38,5 M 2,96 M
Viktor Gyokeres (Sporting) 11 9 4 20 M 1,54 M
Victor Boniface (Bayer Leverkusen) 13 8 5 20,5 M 1,58 M
Artem Dovbyk (Girona) 14 7 5 7,75 M 0,65 M
Álex Grimaldo (Bayer Leverkusen) 13 7 5 custo zero custo zero

Pagar 20 milhões de euros por um reforço é, à priori, um investimento significativo, sobretudo para aquilo que é a realidade em Portugal, mas a verdade é que, até ao momento, cada contribuição para golo do avançado sueco (apenas e só na I Liga) custou 1,54 milhões de euros, tratando-se de um número que, ao que tudo indica, irá diminuir com o decorrer do campeonato.

Já contratações milionárias de jogadores como Harry Kane e Jude Bellingham, que se têm traduzido como cruciais para os rendimentos das respetivas equipas, têm custado um valor bem superior por cada motivo de festejo - 5,28 milhões de euros no caso dos bávaros e 7,92 milhões no que aos merengues diz respeito. Em sentido inverso, destaca-se ainda o nome de Álex Grimaldo, que deixou o Benfica rumo ao Bayer Leverkusen a custo zero e, como tal, é prontamente 'descartado' do ângulo do investimento.

Mesmo tendo sido a contratação mais cara da sua história, o Sporting vai mostrando à elite europeia como contratar com 'cabeça, tronco e membros', justificando, cada vez mais, cada cêntimo investido em Viktor Gyokeres. O internacional sueco assenta que nem uma luva na ideia de jogo de Rúben Amorim e, pelo andar da carruagem, poderá traduzir-se, futuramente, num verdadeiro 'jackpot' para o 'reino' de Alvalade.

Leia Também: Leão 'canta de galo' e Gyokeres volta a dizer quem manda no campeonato

Leia Também: Simbiose. Adeptos do Sporting gritam nome de Gyokeres e sueco reage assim

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório