Leão 'canta de galo' e Gyokeres volta a dizer quem manda no campeonato

Gyokeres marcou dois golos no triunfo leonino diante do Gil Vicente e ainda viu outros dois serem anulados pelo VAR.

Notícia

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
04/12/2023 22:15 ‧ 04/12/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

I Liga

O Sporting recuperou, esta segunda-feira, a liderança do campeonato, após vencer em Alvalade, por 3-1, o Gil Vicente, no encerramento da 12.ª jornada da I Liga. Os leões têm agora dois pontos de vantagem para o mais direto perseguidor, o Benfica. Por sua vez, os minhotos seguem na 13.ª posição, com 11 pontos, apenas a um ponto da zona de despromoção.

O leão entrou mandão no encontro e logo aos três minutos podia ter inaugurado o marcador, mas Félix Correia antecipou-se a Morita. Pouco depois, aos 10’, a bola balançou efetivamente as redes de Andrew, porém Gyokeres estava em fora de jogo por 23 centímetros. À passagem da meia hora, o ritmo do encontro diminui e o ‘galo’ aproveitou para soltar o ‘icebergue’ em Alvalade. Aos 34’, livre cobrado por Murilo com Ruben Fernandes, ao primeiro poste, a desviar de cabeça para a baliza de Adán. 

À passagem dos 43 minutos surgiu o empate no bastião verde e branco: o lance parecia perdido quando Nuno Santos, de fora da área, rematou rasteiro, a redondinha sofreu um desvio na bota de Pedro Tiiba, mas foi direta à baliza. Andrew tinha muitos jogadores à frente e nem viu a bola partir.

No início da etapa complementar, Edwards começou por ameaçar a cambalhota no marcador, mas Andrew levou a melhor, para depois, aos 52 minutos, Gyokeres, à segunda tentativa, e com os pés, a calibrar mesmo o 2-1 no marcador. E não tardou muito, quatro minutos na verdade, para o internacional sueco bisar em Alvalade, após assistência de Pedro Gonçalves., e com isto chegar aos 15 golos em 17 encontros de leão ao peito. E o hattrick podia ter sido rubricado aos 67 minutos, mas o VAR, pela segunda vez na partida, a negar os festejos do nórdico. Depois disso, e já nos instantes finais do encontro, o menino bonito de Alvalade voltou a estar, por duas vezes, muito perto de nova bonança.

Onze do Sporting: Adán; Coates, Diomande e Gonçalo Inácio; Nuno Santos, Hjulmand, Morita e Ricardo Esgaio; Pedro Gonçalves, Edwards e Gyokeres.

Onze do Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Né Lopes, Kiko e Domínguez; Fujimoto, Tiba, Rúben Fernandes; Miguel, Félix Correia e Murilo.

Antevisão: Sporting e Gil Vicente defrontam-se, esta segunda-feira, no Estádio de Alvalade, a partir das 20h15, num duelo relativo à 12.ª jornada da I Liga.

Os leões podem recuperar a liderança isolada do campeonato, em caso de triunfo, e ficar com dois pontos de vantagem sobre o Benfica. Por sua vez, e tendo em conta os resultados já registados nesta ronda, o Gil Vicente, na 13.ª posição, com 11 pontos, está apenas 1 ponto acima da zona de despromoção.

As todo já se realizaram 44 jogos entre as duas equipas, com 30 vitórias do Sporting, oito empates e seis triunfos do Gil Vicente. Em Alvalade, os leões apresentam vantagem nos duelos frente ao conjunto minhoto: 19 triunfos em 23 encontros. A equipa de Barcelos soma apenas dois triunfos.

Leia Também: "O Sporting é a equipa mais equilibrada. Já FC Porto e Benfica..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Samu faz 'juras de amor' ao FC Porto após polémica: "Juntos até ao fim"

I Liga

Samu faz 'juras de amor' ao FC Porto após polémica: "Juntos até ao fim"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3164
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Citroën

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas