Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

'Leite dopante' faz soar os alarmes no Mundial de ciclocrosse

Ciclistas já foram aconselhados a não consumir laticínios, na etapa que passa por Flamanville.

'Leite dopante' faz soar os alarmes no Mundial de ciclocrosse
Notícias ao Minuto

10:17 - 03/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto França

A comuna francesa de Flamanville, na região administrativa da Normandia, recebe, este domingo, uma etapa do Campeonato do Mundo de ciclocrosse, que ficou 'manchada' pelos casos positivos de doping registados nos dois últimos anos.

Toon Aerts testou positivo ao consumo de Letrozole, medicamento normalmente utilizado para combater o cancro da mama, a 16 de janeiro de 2022. A 19 de março de 2023, foi a vez de Shari Bossuyt também ter visto serem detetados vestígios deste produto, que se encontra presente na lista de substâncias proibidas das autoridades.

Tendo isso em conta, Yannick Prévost, o homem responsável pela ISEA Sport Management, a agência que gere a carreira de ambos os atletas, emitiu um comunicado no qual alertou para a possibilidade de ambos os casos terem sido provocados pela mesma fonte.

"Aconselhámos, pessoalmente, todos os nossos ciclistas que vão correr em Flamanville, no domingo, a consumir o mínimo possível de produtor laticínios (tais como iogurte ou leite) da região. Também os aconselhámos a levar toda a comida com eles da Bélgica", pode ler-se.

"Continuamos a sustentar a nossa tese de que Toon e Shari testaram positivo depois de terem consumido produtos laticínios em Flamanville. Os casos de ambos apresentam demasiadas semelhanças para negligenciar este fator", prossegue.

"O metabólito Letrozole pode estar presente no leite de vaca. A nossa tese é que ambos os casos positivos se devem a isto, mas não foi confirmada pela análises laboratoriais", completa a nota partilhada pelo portal belga Sporza.

Leia Também: "Se as autoridades fizerem o seu trabalho, Djokovic deverá ser suspenso"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório