'Leite dopante' faz soar os alarmes no Mundial de ciclocrosse

Ciclistas já foram aconselhados a não consumir laticínios, na etapa que passa por Flamanville.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
03/12/2023 10:17 ‧ 03/12/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

França

A comuna francesa de Flamanville, na região administrativa da Normandia, recebe, este domingo, uma etapa do Campeonato do Mundo de ciclocrosse, que ficou 'manchada' pelos casos positivos de doping registados nos dois últimos anos.

Toon Aerts testou positivo ao consumo de Letrozole, medicamento normalmente utilizado para combater o cancro da mama, a 16 de janeiro de 2022. A 19 de março de 2023, foi a vez de Shari Bossuyt também ter visto serem detetados vestígios deste produto, que se encontra presente na lista de substâncias proibidas das autoridades.

Tendo isso em conta, Yannick Prévost, o homem responsável pela ISEA Sport Management, a agência que gere a carreira de ambos os atletas, emitiu um comunicado no qual alertou para a possibilidade de ambos os casos terem sido provocados pela mesma fonte.

"Aconselhámos, pessoalmente, todos os nossos ciclistas que vão correr em Flamanville, no domingo, a consumir o mínimo possível de produtor laticínios (tais como iogurte ou leite) da região. Também os aconselhámos a levar toda a comida com eles da Bélgica", pode ler-se.

"Continuamos a sustentar a nossa tese de que Toon e Shari testaram positivo depois de terem consumido produtos laticínios em Flamanville. Os casos de ambos apresentam demasiadas semelhanças para negligenciar este fator", prossegue.

"O metabólito Letrozole pode estar presente no leite de vaca. A nossa tese é que ambos os casos positivos se devem a isto, mas não foi confirmada pela análises laboratoriais", completa a nota partilhada pelo portal belga Sporza.

Leia Também: "Se as autoridades fizerem o seu trabalho, Djokovic deverá ser suspenso"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, foi pai pela segunda vez

Diogo Costa

Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, foi pai pela segunda vez

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Quem é Ivan Domingues, o português mais bem colocado para chegar à F1?

Fórmula 3

Quem é Ivan Domingues, o português mais bem colocado para chegar à F1?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas