Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

"A aspiração de Portugal é tentar ganhar o Europeu 2024. Vamos dar tudo"

Roberto Martínez promete uma seleção com o mesmo compromisso que apresentou na qualificação rumo à prova que decorrerá na Alemanha em 2024.

"A aspiração de Portugal é tentar ganhar o Europeu 2024. Vamos dar tudo"
Notícias ao Minuto

23:49 - 01/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Roberto Martinez

Roberto Martínez concedeu, esta sexta-feira, uma extensa entrevista ao jornal espanhol Marca, que será divulgada na íntegra na edição impressa de sábado do desportivo do país vizinho. Além de ter elogiado Cristiano Ronaldo, o técnico espanhol falou do Euro'2024.

Depois de garantida a qualificação para a prova que decorrerá na Alemanha no próximo ano, percurso que foi fechado apenas com vitórias, o selecionador nacional assumiu que a equipa das quinas vai fazer o que estiver ao seu alcance para vencer a competição.

"No futebol internacional, há dois parâmetros para avaliar uma equipa nacional. Um é o próprio torneio, onde não há margem para erros e onde pequenos pormenores podem fazer a diferença e decidir o que acontece no grupo. Depois, há a dificuldade de ser uma equipa consistente e de ter um pouco a etiqueta de equipa favorita. É preciso ser obsessivo com o trabalho. Como treinador, está muito satisfeito com o que foi conseguido em Portugal", começou por dizer Roberto Martínez, antes de falar sobre as suas perspetivas para o próximo Campeonato da Europa.

"Penso que, em termos de organização, será um torneio de grande nível. E depois, em termos de equipas nacionais, penso que o nível do Campeonato da Europa é muito elevado. Isso refletiu-se nos Campeonatos do Mundo. Estamos a falar de equipas com jogadores do mais alto nível", prosseguiu o técnico espanhol.

"[Espero] que possamos continuar com o que mostrámos nos últimos dez jogos. No futebol, é muito importante não enlouquecer e saber como chegar à melhor versão. Ninguém sabe como ganhar um torneio. O que precisamos de saber é como tentar ganhar o primeiro jogo, o segundo, o terceiro, para nos qualificarmos e depois sermos capazes de esperar o inesperado, sermos capazes de enfrentar a adversidade com uma visão de grupo, usar a experiência dos jogadores e tudo isso é um processo que tenho visto crescer muito na nossa seleção, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Nunca estivemos em desvantagem num jogo, há muitas situações que ainda temos de experimentar e, para isso, podemos usar o mês de março e os dois amigáveis antes do Campeonato da Europa para nos prepararmos", garantiu ainda Roberto Martínez.

"Mas a nossa aspiração é tentar ganhar o Campeonato da Europa, depois, quer ganhemos quer não... no desporto há aspetos que não podem ser controlados, as decisões dos árbitros, momentos específicos, o adversário, por vezes até o acaso, a qualidade individual de um jogador que pode criar um momento de magia... Estamos a falar de futebol, que é um desporto com muito poucos golos e, por vezes, a melhor equipa não ganha. Portanto, há muitos aspetos que não podem ser controlados diretamente, mas o compromisso desta equipa de Portugal é controlar tudo o que pode ser controlado e estar aberta para tentar entusiasmar os nossos adeptos e dar tudo o que temos", finalizou.

Leia Também: "Cristiano Ronaldo espalha a sua vontade de vencer para o balneário"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório