Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Edwards ainda fez magia, mas Sporting não evita 'tubarão' da Champions

Leões falham o acesso ao primeiro lugar do grupo D da Liga Europa com empate em Bérgamo, seguindo para o playoff da prova. Sporting teve tudo para vencer pela primeira vez em Itália, mas vai encontrar um adversário vindo da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Edwards ainda fez magia, mas Sporting não evita 'tubarão' da Champions
Notícias ao Minuto

19:39 - 30/11/23 por Rodrigo Querido

Desporto Liga Europa

O Sporting não conseguiu chegar ao seu principal objetivo. Os leões bem trabalharam para sair de Itália com aquele que seria o seu primeiro triunfo em solo transalpino, mas não conseguiram mais do que um empate na casa da Atalanta (1-1), em jogo da quinta jornada do grupo D da Liga Europa.

Scamacca abriu a contas em Bérgamo para a equipa da casa ainda no primeiro tempo, mas o inglês Marcus Edwards saltou do banco para marcar o golo do empate. O britânico mexeu com a partida, mas os sportinguistas não conseguiram resgatar a vitória.

Filme do jogo

Para esta partida que era decisiva rumo ao objetivo que era o primeiro lugar neste grupo D da Liga Europa, Rúben Amorim fez muitas mexidas na equipa inicial. Houve a registar a presença de Sebastián Coates no banco de suplentes por opção técnica, tal como de Marcus Edwards devido ao acidente de viação registado na manhã de quarta-feira.

À semelhança do que tinha acontecido em Alvalade na primeira mão deste confronto, os leões tiveram muitas dificuldades em conter o jogo da equipa adversária. Ainda que a defesa leonina tenha optado por jogar muito no limite do fora de jogo, a formação de Bérgamo conseguiu contornar isso e criar ocasiões de perigo para a baliza de Adán.

Logo aos sete minutos, a Atalanta colocou a bola no fundo das redes adversárias. Lookman serviu Scamacca e o italiano apareceu isolado na cara de Adán para marcar o primeiro da partida. Porém, e com recurso ao VAR, o golo foi anulado. O mesmo dianteiro transalpino voltou a isolar-se na cara de Adán aos 14 minutos, mas estava novamente em posição irregular.
 
Os italianos estavam melhor na partida, conseguindo explorar o espaço entre a linha defensiva e Adán, mas o Sporting também deu o ar da sua graça em Bérgamo. Aos 20 minutos, Hjulmand meteu a bola redondinha em Viktor Gyökeres. O sueco passou por Djimsiti, entrou na área adversária e rematou de pé direito, tirando tinta do poste da baliza da Atalanta.

No entanto, a resposta da equipa da casa foi demolidora e má para as ambições dos leões. Corria o minuto 23 quando o marcador piscou pela primeira vez no Gewiss Stadium. Após um excelente passe de Koopmeiners, Scamacca volta a fugir aos defesas do Sporting e, ainda fora da área, desfere um remate fortíssimo que termina no fundo das redes de Adán.

Com os transalpinos a vencer, o Sporting ficava longe do sonho de atingir o primeiro lugar do grupo D. Mas esse intento voltou a estar perto de ganhar cor aos 35 minutos. Gyökeres levou a melhor sobre um defesa da Atalanta e depois isolou Pedro Gonçalves. Só com Musso pela frente, internacional português tentou picar a bola e entregou a bola ao guarda-redes da Atalanta.

Mas o segundo tempo trouxe consigo uma história completamente diferente. O Sporting vulgarizou a poderosa Atalanta, muito por culpa do inglês Marcus Edwards, que pareceu recuperado depois do acidente de viação que sofreu na manhã de quarta-feira. É que o avançado nem precisou de mais de dois minutos em campo para mexer com o jogo. Aos 48 minutos, Geny Catamo, também lançado ao intervalo, serviu Edwards que, na pequena área, rematou de pé direito. Porém, Djimsiti. Do outro lado, e aproveitando o facto da defesa dos leões estar descompensada, Éderson coloca a bola em Scamacca, mas o internacional italiano atirou ao lado da baliza de Adán, que saiu dos postes para fazer a mancha.

O Sporting estava por cima nesta segunda parte e chegou ao empate aos 56 minutos, por intermédio de Marcus Edwards que foi um verdadeiro agitador do ataque leonino na etapa complementar. Gyökeres tabela com o avançado inglês, o britânico fugiu a Djimsiti e depois rematou com o pé direito, que é o seu pior, para o empate em Bérgamo.

Este golo teve o condão de lançar a equipa de Rúben Amorim para uma exibição extraordinária e que, não fossem os malfadados postes e falhanços, podia ter redundado numa humilhação para a equipa da casa. Aos 66 minutos, Pedro Gonçalves deve ter ficado a pensar como não conseguiu marcar o golo. Desmarcado por Edwards, o internacional português entrou na área contrária e rematou rasteiro, fazendo a bola bater primeiro no poste direito, passar por toda a linha de golo, e depois tocar no poste esquerdo antes de sair para fora da baliza.

O mesmo Pote falhou de forma incrível aquela que seria a remontada dos leões em Bérgamo aos 71 minutos. Isolado após um enorme passe de Morita, o jogador leonino surgiu na cara de Juan Musso, mas tanto tentou desviar o remate que a bola saiu rente ao poste da baliza dos italianos. Já a Atalanta procurava segurar este ímpeto dos lisboetas, uma vez que o empate lhes dava o primeiro lugar no grupo D.

Até final, o Sporting bem procurou a vitória, mas não conseguiu voltar a marcar a Musso. Em contrapartida, os leões viram o Sturm Graz perder com o Rakow em casa, ficando desde já definido o acesso ao playoff da Liga Europa para os lisboetas. Em fevereiro de 2024, a equipa de Rúben Amorim defrontará um dos terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Feitas as contas, a Atalanta segura a liderança do grupo D com 11 pontos, mais três do que o Sporting. Na última jornada desta fase da prova, os leões recebem o Sturm Graz.

Momento do jogo: Bom golo de Marcus Edwards que abriu as portas para uma potencial remontada do Sporting que acabou por não surgir.

Equipas iniciais

Atalanta: Juan Musso, Scalvini, Djimsiti, Kolasinac, Hateboer, De Roon, Koopmeiners, Éderson, Ruggeri, Lookman e Scamacca.

Suplentes: Carnesecchi, Rossi, Holm, Pasalic, Muriel, Bakker, Zortea, Adopo, Bonfanti, Del Lungo, Miranchik e Cissé.

Sporting: Antonio Adán,  Ricardo Esgaio, Diomande, Gonçalo Inácio, St. Juste, Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis Francisco Trincão, Gyökeres e Pedro Gonçalves.

Suplentes: Israel, Diogo Pinto, Coates, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Dário Essugo, Paulinho, Geny Catamo, Eduardo Quaresma e Afonso Moreira.

Antevisão

Jogo de emoções fortes em Bérgamo. O Sporting visita, esta quinta-feira, os italianos da Atalanta, na quinta jornada do Grupo D da Liga Europa, numa partida decisiva na luta pela liderança do agrupamento, que vale a passagem direta aos oitavos de final.

Os leões entram em campo com menos três pontos do que o adversário desta tarde, fruto do facto de terem perdido em Lisboa por 2-1. Os transalpinos já asseguraram um dos dois primeiros lugares da tabela classificativa, mas sabem de antemão que um triunfo dos lisboetas relança a questão da luta pelo primeiro lugar para a sexta e última ronda.

Do lado da equipa de Rúben Amorim também não há espaço para descanso. É que outro resultado que não a vitória levará a que o Sporting tenha um confronto direto com o Sturm Graz na última ronda pelo segundo lugar no grupo D, embora os verde e brancos tenham a vantagem no confronto direto, pois venceram o clube austríaco, por 2-1, na primeira volta.

O jogo entre a Atalanta e o Sporting, que será disputado no Gewiss Stadium, está agendado para as 17h45 desta quinta-feira, contará com arbitragem do inglês Michael Oliver e poderá segui-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Eis o onze provável de Amorim para o duelo em Bérgamo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório