Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Quem vai, quem sai e quem espera. Eis a calculadora para o Euro'2024

Última jornada de cada um dos grupos joga-se entre este domingo e terça-feira.

Quem vai, quem sai e quem espera. Eis a calculadora para o Euro'2024
Notícias ao Minuto

07:13 - 19/11/23 por Miguel Simões

Desporto Euro 2024

Aproximam-se as últimas decisões para o acesso ao Euro'2024 e, como tal, ainda há quem precise da calculadora para perceber as verdadeiras hipóteses de apuramento para a prova que se disputará na Alemanha, no próximo verão.

Os últimos resultados da última jornada de cada um dos grupos, cujos jogos se realizam entre este domingo e terça-feira, ditarão quem vai, quem sai e quem espera pela derradeira hipótese, por via dos playoffs

Entre as 24 seleções que seguem para o Campeonato da Europa, os dois primeiros classificados de cada um dos dez grupos têm lugar garantido, aos quais se juntam a anfitriã Alemanha e ainda mais três vagas que só serão atribuídas nos playoffs, disputados por 12 seleções - dependendo dos resultados obtidos na última Liga das Nações - entre os dias 21 e 26 de março de 2024. 

Para além da anfitriã Alemanha, já se juntaram Portugal - que segue com nove triunfos em nove jogos -, França, Bélgica, Espanha, Inglaterra, Escócia, Turquia, Dinamarca, Albânia, Hungria, Eslováquia, Países Baixos, Suíça e Roménia. De fora já estão Rússia (excluída pela UEFA), Suécia, Noruega, Macedónia do Norte, Liechtenstein, Bielorrússia, Irlanda do Norte, Ilhas Faroé, República da Irlanda, Chipre,  Lituânia, Gibraltar, Letónia, Malta, Andorra, Kosovo e São Marino. Quanto ao resto... vamos a contas.

Grupo A

Separadas por dois pontos, Espanha e Escócia já estão qualificadas e apenas restará perceber qual delas garante a liderança do grupo. No que toca às vagas dos playoffs, a Geórgia já garantiu um lugar, onde também a Noruega conta com aspirações, dependendo do lote de apurados e de excluídos. Já o Chipre está fora da prova, sem qualquer triunfo nas oito jornadas que realizou.

Grupo B

Um pouco à semelhança do grupo A, os dois primeiros classificados (França e Países Baixos) já garantiram a presença no Campeonato da Europa de 2024, sendo que a Grécia - com o terceiro lugar garantido - passará pelas decisões dos playoffs. Em sentido inverso, Irlanda do Norte e Gibraltar já sabem que não farão parte da história do Europeu da Alemanha.

Grupo C

Já com o apuramento da líder Inglaterra, a última vaga de acesso direto discute-se, precisamente, no duelo entre Ucrânia e Itália, que partilham o segundo posto, com os mesmos 13 pontos. Em caso de empate, os italianos festejam em função da diferença de golos, pelo que só um triunfo dos ucranianos em solo alemão - devido ao conflito com a Rússia - ditará a queda de Itália para os playoffs. A Macedónia do Norte já não sairá da quarta posição e está fora do Europeu, assim como Malta, sem qualquer ponto somado.

Grupo D

A Turquia foi a única seleção a garantir a qualificação e a restante vaga direta discute-se entre Croácia e País de Gales. Um triunfo frente à Arménia coloca os croatas no Euro'2024, sendo que até um empate poderá chegar, consoante aquilo que o País de Gales (atrás com dois pontos) faça diante da líder Turquia. No que toca ao resto, a Arménia ainda olha para os playoffs, apesar das fracas probabilidades, enquanto a Letónia sabe que não irá ao próximo Campeonato da Europa, com três pontos ao fim de oito jornadas.

Grupo E

A Albânia até pode não ficar no primeiro lugar, mas já garantiu presença no próximo Campeonato da Europa, sendo que a última vaga direta poderá cair para Chéquia ou Moldávia, que se defrontam na última ronda. Um empata bastará aos checos para seguir em frente, mas um triunfo dos moldavos 'baralha' todas as contas, inclusive as da Polónia (atual terceira classificada, podendo cair para quarto), que ainda pode agarrar-se aos playoffs. Quem não tem qualquer hipótese são as Ilhas Faroé, com um ponto no último lugar.

Grupo F

Sem grandes contas a fazer, Áustria e Bélgica destacam-se no topo do grupo e já festejaram os respetivos acessos diretos, num grupo em que a Suécia - ainda a discutir o terceiro lugar, sem efeitos práticos - já sabe que está fora, enquanto o Azerbaijão pode sonhar com o playoff. Nesse patamar está, também, a Estónia, atendendo ao facto de ter sido a melhor vencedora do grupo D da Liga das Nações, mesmo sabendo que já não sairá da última posição do grupo, onde se encontra com apenas um ponto.

Grupo G

A Hungria até pode não fechar a fase de grupos na liderança, mas já confirmou o apuramento para o Euro'2024. Também a Sérvia poderá estar prestes a garantir o acesso direto, precisando apenas de empatar diante da Bulgária, ou apenas esperar que Montenegro (concorrente direto pelo segundo lugar) não vença a Hungria. A Lituânia está fora do Europeu, mas o mesmo ainda não se pode dizer da Bulgária, que sonha com um lugar no playoff.

Grupo H

A Dinamarca já confirmou um lugar no próximo Campeonato da Europa e a última vaga de acesso direto discute-se no duelo entre Eslovénia e Cazaquistão. Em caso de triunfo ou empate, a Eslovénia acabará por festejar, algo que só não acontecerá se o Cazaquistão vencer e, assim, subir ao segundo posto. A Finlândia encontra-se na quarta posição e até pode subir ao pódio, mas já garantiu o acesso ao playoff, atendendo à prestação na Liga das Nações. De fora de qualquer luta já estão República de Irlanda e São Marino.

Grupo I

Separadas por apenas dois pontos, Roménia e Suíça vão lutar pela liderança na última jornada, mas já têm lugar garantido no Euro'2024, sendo que Israel ainda poderá juntar-se a esse loque de equipas, por via dos playoffs, onde já conta com um lugar garantido. Em sentido inverso, Kosovo, Bielorrússia e Andorra já disseram 'adeus' à possibilidade de fazer parte do próximo Campeonato da Europa.

Grupo J

O grupo de Portugal é o que menos contas tem a fazer, estando já tudo decido, independentemente de uma possível troca entre o quarto e o quinto posto. A Eslováquia juntou-se à já apurada seleção portuguesa (com nove triunfos em nove jogos, ainda à procura de um registo 100% vitorioso), enquanto Luxemburgo e Bósnia e Herzegovina já sabem que estarão no playoff. Já Islândia e Liechtenstein não vão fazer parte do leque de equipas do Euro'2024.

Leia Também: "Portugal tem uma das seleções mais potentes do mundo. É candidato"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório