Powered bySolverde
Disclaimer

Hélder Duarte destaca "união" no triunfo de Ferroviário da Beira

O treinador português de futebol do Ferroviário da Beira, Hélder Duarte, destacou hoje que a união foi fundamental na conquista do campeonato moçambicano, enaltecendo o apoio de um povo que "luta pelas suas causas".

Ferroviário do Beira

© Facebook Clube Ferroviário do Beira

Lusa
10/11/2023 10:59 ‧ 10/11/2023 por Lusa

Desporto

Moçambola

"O fator decisivo para este título foi a união. A ideia era fazê-los acreditar que era possível", contou Hélder Duarte, antigo guarda-redes de 41 anos, em entrevista à Lusa, na cidade da Beira, província de Sofala, no centro de Moçambique.

Hélder Duarte assumiu o comando técnico do Ferroviário da Beira em fevereiro, mas chegou a Moçambique para treinar o Black Bulls, clube pelo qual foi campeão moçambicano em 2021. Regressou a Portugal no ano seguinte, como treinador-adjunto do Famalicão, e tinha viagem marcada de novo para o Black Bulls na época que agora termina, mas divergências com o clube de Maputo levaram-no para o Ferroviário da Beira, clube que assinala em 2024 o centésimo aniversário.

O técnico português lembrou que assumiu uma equipa com 90% de jogadores que na temporada passada estavam a lutar para não descer de divisão, sublinhando, também, a importância de uma aposta que "ninguém queria", em outros clubes.

"Nós só ficamos com jogadores que os Black Bulls [campeão de 2021] e o Songo [campeão de 2022] não quiseram e eu usei isso como gasolina para motivar a equipa", acrescentou o técnico português, destacando os resultados positivos que tem registado na principal prova de futebol moçambicana.

O Ferroviário da Beira sagrou-se pela segunda vez campeão moçambicano, repetindo o êxito de 2016, ao somar 39 pontos, mais um do que o Black Bulls, segundo classificado.

"Eu sinto uma felicidade enorme, primeiro porque é a minha segunda participação no campeonato principal e em dois anos que participei ganhei dois títulos. E, só por isso, já sou um felizardo", observou.

Hélder Duarte destacou na conquista deste título o apoio de um "povo que sabe lutar pelas suas causas".

"O povo, quando é para lutar por uma causa, eles estão aqui. Nós tínhamos os estádios cheios e isso é um orgulho. Gosto muito do povo da Beira e serei sempre agradecido", concluiu Hélder Duarte, cujo contrato com clube termina em dezembro e não descarta a possibilidade de continuar a comandar os "locomotivas de Chiveve", que já apresentaram uma proposta de renovação.

Para o técnico natural de Paredes, a sua continuidade prende-se com a satisfação das condições para si e para os jogadores.

O segundo título do Ferroviário do Beira foi assegurado na 22.ª e última jornada do Moçambola, no passado domingo, com a vitória em casa frente à Associação Desportiva de Vilankulo, por 1-0.

Na derradeira jornada, uma vitória bastava ao Ferroviário da Beira para conquistar um título que lhe fugia desde 2016, mas só aos 71 minutos é que Amadou sossegou os adeptos da casa, ao marcar o único golo da partida.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas