Treinador português, o mais jovem na Superliga, orgulhoso com manutenção

O português David Patrício, o treinador mais jovem da Superliga da China, fez à Lusa um balanço positivo da época do Nantong Zhiyun, que conseguiu a manutenção no escalão principal do futebol chinês.

Notícia

© Reuters

Lusa
10/11/2023 09:06 ‧ 10/11/2023 por Lusa

Desporto

China

"Foi uma época extremamente positiva, considerando que o orçamento do clube era bastante inferior aos dos demais, e os objetivos propostos no início do primeiro ano na Superliga", disse Patrício.

O Nantong, clube do leste da China que tinha subido esta temporada, só conseguiu a manutenção na 30.ª e última jornada, apesar de uma derrota em casa, por 1-2, frente ao Tianjin Jinmen Tiger, no domingo.

O Nantong acabou no 14.º lugar, o primeiro acima da 'linha de água', com 22 pontos, mais dois do que o rival Dalian Pro, que perdeu com o já campeão Shanghai Port, do avançado luso-angolano Lucas João.

"Do ponto de vista desportivo, foi difícil, não há dúvida. Foi disputada até ao último segundo da Superliga, sempre com uma incerteza muito grande, ali com a corda no pescoço", admitiu David Patrício.

O português tornou-se aos 38 anos o treinador mais jovem da Superliga quando foi nomeado, no final de janeiro, para liderar a equipa do Nantong, clube ao qual chegou em 2019 e onde era diretor técnico.

A pandemia desferiu um rude golpe no futebol chinês, com os clubes a passarem três anos a jogar em estádios vazios.

Com o alívio das medidas da política 'zero covid', o Nantong atraiu em média 15 mil adeptos para um estádio com capacidade para 20 mil pessoas.

"Tínhamos muitos jogadores a competir pela primeira vez nesta liga, novamente com adeptos no estádio. Foi um impacto muito grande. No primeiro jogo, aos sete minutos estávamos a perder 2-0 e os jogadores abanaram um pouquinho", recordou Patrício.

Mas os resultados iniciais foram positivos e "começou-se a criar alguma expectativa", disse o treinador.

"Cheguei a estar presente em reuniões com pessoas do governo [da cidade] de Nantong e já me perguntavam se o clube podia lutar pelo título", revelou Patrício.

À oitava jornada a direção do clube decidiu substituir o português, que voltou à posição de diretor técnico, pelo antigo internacional espanhol Gabri.

"Fomos vítimas daquele sucesso inicial", lamentou David Patrício.

Mas Gabri demitiu-se a 25 de setembro, após quatro derrotas consecutivas, e a direção pediu a David Patrício que voltasse a ser treinador.

"A equipa estava numa espiral negativa. Os jogadores animicamente não estavam bem, a confiança estava baixa, fisicamente a equipa estava completamente destruída", recordou o português.

"Tinha tudo a perder e muito pouco a ganhar. Mas não conseguia virar as costas ao clube. Foi uma decisão mais com o coração do que com a razão", admitiu Patrício.

Uma aposta de risco recompensada com a manutenção que "valoriza muito os atletas do clube, atletas locais e estrangeiros", disse o treinador, dando como exemplo os cinco golos e quatro assistências do extremo luso-guineense Romário Baldé.

David Patrício disse que Baldé "superou todas as expectativas" e que o clube está em conversações para manter o jogador, formado no Benfica e que em Portugal também jogou no Tondela, na Académica e no Leixões.

Quanto ao futuro, o Nantong ainda não anunciou a permanência do treinador, mas Patrício diz que, "no dia seguinte" ao último jogo da temporada, já estava "a trabalhar para o futuro do clube".

Outro treinador português, Ricardo Soares, levou o Beijing Guoan ao sexto lugar, com um plantel que contou com dez golos do avançado luso-angolano Fábio Abreu, contratado em julho.

O rival Shanghai Shenhua, do médio português João Carlos Teixeira, acabou na quinta posição, enquanto o Henan FC, do extremo luso-cabo-verdiano Hildeberto Pereira, ficou em 10.º lugar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Nuno Lobo

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Famalicão3344
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas