Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

"Cá dentro inquietação, inquietação..." As notas da Real Sociedad-Benfica

A equipa de Roger Schmidt faz lembrar uma célebre música de José Mário Branco. O técnico alemão fez um 'ato de contrição' contra a Real Sociedad, mas resta saber se, no domingo, há 'extrema unção'.

"Cá dentro inquietação, inquietação..." As notas da Real Sociedad-Benfica
Notícias ao Minuto

08:01 - 09/11/23 por David Silva

Desporto Análise

"Cá dentro inquietação, inquietação/ É só inquietação, inquietação/ Porquê, não sei/ Porquê, não sei/ Porquê, não sei ainda..." . Ultimamente, as exibições do Benfica fazem lembrar uma saudosa música do cantor de intervenção José Mário Branco.

Dizia o artista que "há sempre qualquer coisa que está p'ra acontecer/ qualquer coisa que eu devia perceber". Uma coisa é certa: Roger Schmidt terá ficado muito inquieto com a exibição do Benfica em San Sebastián, diante da Real Sociedad. Será que o alemão percebeu tudo o que correu mal? 

Foi uma verdadeira 'hecatombe' encarnada na primeira parte, com 30 minutos do pior que o Benfica viveu na Liga dos Campeões em muito tempo. Mikel Merino marcou muito cedo, na primeira oportunidade que a Real Sociedad teve no jogo, na sequência de um canto batido à maneira curta. O médio bateu a linha defensiva e fez o 1-0 aos 5 minutos

Ainda inquieto, o Benfica sofreu o 2-0 cinco minutos depois, numa perda de bola evitável de Florentino Luís. Assistiu sem querer Mikel Oyarzabal, espanhol de muita qualidade técnica, que bateu o impotente Trubin. Mikel Merino ainda fez outro golo na sequência de um livre, mas foi anulado por mão na bola. 

Barrenetxea fez o 3-0, aos 21 minutos, tirando João Neves da frente e Brais Mendez desperdiçou o 4-0, de grande penalidade, acertando no poste direito da baliza de Trubin. Ao deparar-se com esta 'avalanche' Roger Schmidt fez um 'ato de contrição' e mexeu na equipa, aos 30 minutos. Florentino saiu para a entrada de Jurasek. O checo ficou como ala esquerdo e Aursnes passou para ala direito, com João Neves a voltar onde se sente melhor: no meio-campo. 

A partir daí, o Benfica tornou-se mais funcional e conseguiu até reduzir a desvantagem, já depois do necessário descanso. Rafa Silva deu o toque final numa jogada de insistência de Jusarek e Arthur Cabral, após livre indireto. Otamendi fez a assistência. Já com o resultado assegurado, a Real Sociedad geriu o jogo. 

A equipa de Roger Schmidt continua com zero pontos conquistados na fase de grupos, ao fim de quatro jogos. Está fora das contas dos oitavos de final, mas ainda acalenta uma hipótese na Liga Europa, a três pontos de distância do Salzburgo. Após o jogo, Roger Schmidt admitiu que fez "um trabalho muito mau". Depois do ato de contrição, falta saber se, no domingo, contra o Sporting, haverá lugar à 'extrema unção'

Figura

No contexto da La Liga, com Barcelona e Real Madrid à mistura, Mikel Merino podia correr o risco de passar despercebido. A verdade é que conseguiu um lugar na seleção nacional espanhola e as razões estão à vista: marcou um golo, teve outro anulado e puxou os 'cordelinhos' da Real Sociedad.

Surpresa

David Jurasek não foi exuberante (ainda não o vimos de tal forma desde que chegou ao Benfica) mas a sua entrada teve um efeito positivo no Benfica, nem que seja pelo facto de conseguir dar mais profundidade ao lado esquerdo do que o 'remediado' Fredrik Aursnes.

Desilusão

Florentino Luís acaba por ser a desilusão, apesar do nosso juízo ser toldado pelo pouco tempo que esteve em campo - 30 minutos. Fez um erro que deu em golo, viu amarelo e foi substituído por David Jurasek. 

Treinadores

Roger Schmidt: O alemão apostou mais uma vez na formação de três centrais, que normalmente necessita de laterais com forte projeção ofensiva. Ora, o alemão começou a partida com Aursnes do lado esquerdo e João Neves do lado direito, dois médios centrais adaptados. Quando fez entrar Jurasek, um verdadeiro ala, e pôs Neves no centro as coisas mudaram de figura. As 'experiências' estão a correr mal a Schmidt.

Imanol Alguacil: O seu futebol tem selo de qualidade DOP. Está na sexta temporada ao leme da Real Sociedad, clube onde jogou como futebolista, e banalizou o Benfica nos dois jogos desta Liga dos Campeões. Seguem-se os oitavos de final.

Árbitro

O experiente Anthony Taylor foi 'despromovido' em Inglaterra mas teve uma boa prestação nesta noite. Com ajuda da tecnologia e do videoárbitro, esteve bem a descortinar os lances capitais, nomeadamente a mão na bola de Merino e a grande penalidade cometida por Otamendi. 

Leia Também: Lautaro salvou o Internazionale na Áustria e 'ajudou' o Benfica

Leia Também: Benfica condena 'chuva de tochas' na visita à Real Sociedad

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório