Powered bySolverde
Disclaimer

Evanilson em modo 'saca-rolhas'? Avançado abre ketchup e Taremi agradece

Brasileiro saltou do banco para decidir encontro na Bélgica. Depois de uma primeira parte mais apagada, iraniano reencontrou-se com o seu melhor parceiro de ataque no FC Porto e também brilhou.

Royal Antwerp FC v FC Porto: Group H - UEFA Champions League 2023/24

© Getty Images

Rodrigo Querido
27/10/2023 07:48 ‧ 27/10/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

FC Porto

O FC Porto saiu da Bélgica, na noite de quarta-feira, com três pontos muito importantes na corrida do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. E a isso muito se deve uma exibição superlativa do brasileiro Evanilson.

É certo que o canarinho nem sequer tinha começado a partida em Antuérpia e, por isso, é caso para dizer que há males que vêm por bem. A lesão de Wendell acabou por abrir porta à entrada, ainda antes do intervalo, daquele que foi o diamante mais cintilante dos portistas na Bélgica. Evanilson ainda foi a tempo de marcar um brilhante hattrick em 45 minutos, com direito a dois golos de antologia.

O que se tinha visto na primeira parte foi um Taremi algo desparecido, um pouco desorientado na Bélgica. Os portistas desperdiçaram as poucas jogadas ofensivas que conseguiram construir e até ofereceram um golo ao adversário. Quando a bola chegava ao iraniano, parecia que a bola não queria entrar. O que terá dito Sérgio Conceição aos seus jogadores ao intervalo ficará no segredo dos deuses, mas o técnico encontrou o 'feiticeiro' ideal para dar a volta aos acontecimentos. E Taremi agarrou também ele a 'poção mágica' certa para brilhar no segundo tempo.

Evanilson é o 'libertador' de Taremi

Logo nos instantes iniciais do segundo tempo, Evanilson, que foi o 'saca-rolhas' portistas na viagem até Antuérpia, começou a fazer jus à tese de Cristiano Ronaldo de que os golos são como o ketchup: quando aparecem, é tudo de uma vez. Colocado na posição de ponta de lança, o camisola 30 dos dragões libertou Taremi para zonas mais recuadas, quase que como um 9 e meio no esquema tático. E estava aí a solução para a vitória.

Liberto de ser o goleador de serviço da equipa, ainda que também cumpra esse papel com distinção quando é chamado para o desempenhar, o internacional iraniano apareceu revigorado para a etapa complementar na Bélgica e serviu Evanilson para o empate, tal como já tinha feito na vitória do FC Porto contra o Portimonense.

Mas não se ficou por aqui. Ainda que não tenha marcado em Antuérpia, Mehdi Taremi reencontrou-se com o seu melhor parceiro de ataque no FC Porto e voltou a brilhar, com nova assistência para a 'chapelada' que selou o hattrick e Evanilson e fixou o resultado final no Bosuilstadion.

Brasileiro na equipa da semana e em lista histórica

A exibição de Evanilson diante do Antuérpia não passou em claro à imprensa europeia, nem mesmo à UEFA. Além de estar nomeado para melhor jogador da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o avançado do FC Porto também conquistou um lugar no onze ideal da mesma ronda.

Mas não se fica por aqui, já que o camisola 30 dos portistas também alcançou um recorde. É que antes de Evanilson, apenas outros seis jogadores haviam feito três golos num só jogo da Liga dos Campeões, depois de terem começado a partida no banco de suplentes. O internacional olímpico pelo Brasil está ao lado de nomes como Marcus Rashford, Mohamed Salah e ainda Kylian Mbappé.

Leia Também: As notas do Antuérpia-FC Porto: Remontada de antologia em três 'Evaactos'

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas