O jornal italiano Calcio e Finanza revelou, nesta quarta-feira, os valores que a UEFA irá distribuir aos clubes nas novas provas de clubes, com início em 2025/26, após uma reformulação. A Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência terão nova 'cara'.
Dos 4,4 mil milhões de euros que a UEFA prevê arrecadar em cada temporada para o novo ciclo das taças europeias, cerca de 3,3 mil milhões serão redistribuídos entre os clubes participantes. Destes, pouco menos de 2,5 mil milhões irão parar aos cofres dos 36 clubes que participarão na nova edição da Liga dos Campeões (mais 500 milhões do que na época presente).
Haverá mais importância para prémios de resultado final e cresce também o bónus pela participação na competição. A percentagem de dinheiro alocado para prémios de participação cresce de 25% para 27,5%, divididos igualmente, bem como os resultados (de 30% para 37,5%). Os valores respeitantes ao mercado e coeficientes serão mesclados e reduzidos (de 45% para 35%).
Os números dos participantes no torneio serão, portanto, revistos em alta, embora atualmente ainda seja difícil estabelecer uma quota inicial precisa, segundo o mesmo jornal.
Leia Também: "Penso que o Benfica pode fazer uma grande Liga dos Campeões"