Meteorologia

  • 01 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Marcelo Rebelo de Sousa 'aplaude' seleção de rugby: "O mundo parou"

Presidente da República recebeu a seleção portuguesa de rugby no Palácio de Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa 'aplaude' seleção de rugby: "O mundo parou"
Notícias ao Minuto

15:22 - 12/10/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Portugal

A seleção nacional de rugby despediu-se do Mundial com um inédito triunfo na competição, ao derrotar as Ilhas Fiji (24-23), no passado domingo, tendo sido recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta quinta-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Os Lobos fizeram-se representar por 20 dos 33 jogadores, acompanhados também por Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Rugby, para a respetiva condecoração, não sem antes Marcelo Rebelo de Sousa tecer algumas palavras... e muitos elogios.

"O rugby era até há cinquenta anos uma modalidade a que a sociedade portuguesa estava sensível. Não estamos perante centenas de clubes como em outras modalidades. A sociedade portuguesa acompanhava a certa distância. Mas falava-se, deixava-se de falar... De repente, por um fenómeno curioso, que tem a ver com outras modalidades, com a ideia de que, além do futebol masculino, apareciam outras modalidades… Natação, hipismo, aqui e ali foram surgindo outras modalidades, como os nossos canoístas. Modalidades que estavam a subir. O rugby era algo diferente, a nossa equipa era essencialmente amadora", começou por dizer.

"Veio o primeiro jogo com País de Gales. Às vezes está melhor, outras pior. O sorteio foi assim e nós aguentámos com eles. Houve mérito, jogámos muito bem. Com a Geórgia foi um azar. Tiveram a sorte, também faz parte, de empatar aquilo que seria uma vitória nossa. Eu já era entusiasta, o Senhor Primeiro Ministro [António Costa] também. O que é facto é que foi um grande jogo e nós assumimos. Dava para entender que estávamos a subir. Fui ao terceiro jogo, contra a Austrália. Não empatámos por um triz.. Mesmo discordando de um lance de análise de arbitragem, fizemos pressão sobre a Austrália", relembrou.

"Lembro-me que fui ao balneário e disse que ainda faltava o jogo com as Ilhas Fiji e, aí sim, ganhámos. Num jogo tão sofrido, que nem quero imaginar o que sofreu o presidente Carlos Amado da Silva, que acho que até chorou. Com emoção. Foi um jogo excecional. Aí o mundo do rugby parou. Ganhar às Ilhas Fiji... Vocês são uma grande equipa, com potencial. Agora não se estraguem. Têm tudo para ir longe", rematou.

Leia Também: Loucura. Seleção de rugby 'engolida' por centenas de adeptos no aeroporto

Leia Também: Capitão da seleção de rugby: "O que fica é o orgulho nesta equipa"

Leia Também: Está feita história. Portugal alcança 1.ª vitória num Mundial de rugby

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório