Eis os 16 'fiéis escudeiros' de Sporting, Benfica, FC Porto e Sp. Braga

Sendo que a nível de minutos só cinco jogadores, entre os candidatos ao título, não mereceram qualquer segundo de descanso.

LISBON, PORTUGAL - SEPTEMBER 29: Fredrik Aursnes of SL Benfica with Mehdi Taremi of FC Porto in action during the Liga Portugal Betclic match between SL Benfica and FC Porto at Estadio da Luz on September 29, 2023 in Lisbon, Portugal. (Photo by Gualter Fa

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
11/10/2023 08:00 ‧ 11/10/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

As competições por clubes vivem neste momento a segunda pausa para compromissos das seleções e importa analisar os 'fiéis escudeiros' dos quatro candidatos ao título em Portugal.

E aqui importa, desde já, referir que o Sporting de Braga é quem já soma mais minutos nas pernas, fruto das duas eliminatórias que teve de disputar, frente a Backa Topola e Panathinaikos, antes de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Se os arsenalistas já disputaram 13 jogos oficiais na época 2023/24, Benfica e FC Porto encarrilam 11 encontros e o Sporting menos uma partida do que águias e dragões já que não marcou presença na Supertaça Cândido de Oliveira.

E, curiosamente, é Rúben Amorim quem menos rodou neste início de temporada. Se dois jogadores - Antonio Adán e Gonçalo Inácio - contabilizam todos os minutos, também é certo que sete dos pupilos do timoneiro verde e branco foram aposta em todos os jogos (à margem do guardião espanhol e do central português, também entram nesta lista Sebastián Coates, Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Geny Catamo e Morita).

Já no rival da Segunda Circular, Roger Schmidt confiou a 'bússola' a Fredrik Aursnes. O norueguês é chamado a servir em várias zonas do terreno de jogo e acabou por ser o único jogador a não merecer qualquer minuto de descanso por parte do técnico alemão. Perto deste registo só Rafa Silva e Otamendi, que também foram aposta nos 11 encontros realizados pelo vigente campeão nacional.

Por sua vez, o FC Porto tem como único totalista, a nível de minutos, Diogo Costa. Soberano na baliza azul e branca, assegurando o registo de defesa menos batida nesta Liga 2023/24, só mais três atletas foram utilizados em todos os jogos por Sérgio Conceição: Mehdi Taremi, Stephen Eustáquio e Galeno.

Por fim, o Sporting de Braga conta, entre os candidatos os títulos, com o jogador com mais minutos nas pernas. Matheus é totalista, em jogos e minutos, na baliza dos minhotos (1.260), sendo Álvaro Djaló o outro comandado de Artur Jorge a ter sido presença assídua nos 14 encontros dos arsenalistas (nove como titular).

Leia Também: Ricardo Horta dispensado da seleção nacional

Leia Também: Há menos um interessado em levar Gonçalo Inácio do Sporting: "Estagnou"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Victoria Beckham

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas