Notas do FC Porto-Portimonense: Pepê fez de tudo, menos... marcar

Jogador brasileiro assinou exibição de alta categoria no Dragão, mas só pode queixar-se de si mesmo perante as tantas oportunidades que desperdiçou para inscrever o nome na lista de marcadores.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
09/10/2023 06:50 ‧ 09/10/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

A tarde de domingo até começou bem para o FC Porto, com um golo madrugador do regressado Evanilson, logo aos nove minutos - ainda que a 'meias' com Filipe Relvas -, mas com a aproximação da noite, a falta de inspiração ofensiva dos jogadores portistas ganhou outra dimensão, acabando o Estádio do Dragão por ver um triunfo muito sofrido frente ao Portimonense (1-0), em jogo da 8.ª jornada da I Liga. 

É certo que os dragões conseguiram o mais importante: vencer. Após duas derrotas consecutivas, frente a Benfica e Barcelona, a equipa de Sérgio Conceição precisa de voltar a triunfar e acabou por fazê-lo diante da formação algarvia, ainda que em esforço e com menos uma unidade em campo, por conta da expulsão de David Carmo aos 83 minutos. 

Na retina dos adeptos portistas voltou a ficar a tamanha falta de eficácia na hora de visar a baliza adversária. Sim, não faltaram oportunidades para dilatar a vantagem, mas ora a falta de pontaria, ora a exibição monstruosa de Vinícius, ora pela intervenção do VAR, o desejado golo que trouxesse a tranquilidade ao Dragão nunca chegou.

Vamos, por isso, aos protagonistas. 

A figura 

Pepê parece ter voltado à melhor forma e assinou uma exibição de alta qualidade, apenas manchada pelas várias oportunidades que foi falhando à boca da baliza (uma delas flagrante). Ainda assim, é justo apontar Pepê como a unidade com melhor rendimento no relvado do Dragão. Encostado à esquerda, mas com liberdade total para aparecer em zonas interiores, o jogador brasileiro assistiu para o único golo da partida e foi sempre um quebra-cabeças para os defesas algarvios. Só faltou mesmo o golo. 

A surpresa 

Zé Pedro foi titular pela primeira vez na equipa principal do FC Porto, depois de ter entrado a 'frio' no Clássico, e deu conta de si, fazendo, inclusive, melhor figura do que... David Carmo. Zé Pedro foi sempre bastante prático e seguro nas abordagens defensivas e não complicou na hora de circular a bola. Viu, ainda, o colega do eixo defensivo ser expulso por acumulação de amarelos, mas não perdeu o foco. Nota positiva. 

A desilusão 

É sem surpresa que a nota mais negativa seja dada a David Carmo, defesa português que deixou o FC Porto numa situação bastante complicada quando recebeu ordem de expulsão na fase em que o Portimonense apostava as fichas todas num golo que valesse o empate. Em plena crise central no FC Porto, David Carmo tornou-se em mais um problema de forma desnecessária. 

Os treinadores

Sérgio Conceição 

Promoveu várias alterações no onze, mas o principal destaque foi para a continuidade de Romário Baró no onze, após a asneira cometida frente ao Barcelona. A equipa respondeu bem às mexidas, mas foi perdendo gás ao longo da partida, tendo mexido novamente. Continua a ter um ataque pouco 'suculento' no que aos golos diz respeito. 

Paulo Sérgio 

Ainda não foi desta que o Portimonense quebrou o longo jejum sem pontos frente ao FC Porto. Já lá vão 18 jogos consecutivos sempre a perder nos duelos contra os dragões, mas é justo referir que ontem a equipa algarvia exibiu-se a bom nível no Estádio do Dragão, nomeadamente no segundo tempo. 

O árbitro 

Nuno Almeida teve uma noite algo trabalhosa, mas sem grandes casos a registar. A expulsão de David Carmo é ajustada e a decisão de anular o golo a Toni Martínez foi tomada pelo VAR. 

Leia Também: Dragão de pólvora seca volta às vitórias com golo solitário de Evanilson

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas