Laboratório de Desportos de Inverno na Covilhã aberto dentro de um mês

A primeira fase do Laboratório de Desportos de Inverno, na Covilhã, está pronta e o espaço, instalado na Universidade da Beira Interior (UBI), abre "no máximo dentro de um mês".

Notícia

© Lusa

Lusa
01/10/2023 06:27 ‧ 01/10/2023 por Lusa

Desporto

UBI

A informação foi adiantada pelo presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), na noite de sábado, durante a gala anual da federação, que decorreu nas Penhas da Saúde, serra da Estrela.

Pedro Flávio adiantou que o espaço, que resulta de uma parceria entre a federação e a universidade, tem montadas uma pista sintética de aprendizagem de esqui e de snowboard, duas pistas sintéticas de curling, um circuito de roller ski e uma área para a introdução ao snowboard Freestyle.

Já depois de o Laboratório estar em funcionamento, vai ser instalada uma pista sintética para a prática de hóquei e de patinagem no gelo e foi feita uma candidatura conjunta da FDIP e da UBI ao Turismo de Portugal, para a aquisição de um simulador de esqui e de snowboard, com um ecrã gigante e ajustável ao nível do utilizador.

Com os equipamentos já instalados, o dirigente federativo informou ter sido feito há dias um teste com alunos do primeiro ano do curso de Ciências do Desporto, que "funcionou bastante bem".

"Será, com toda a certeza, um equipamento inovador, porque permite a prática destas modalidades, ainda que numa vertente de introdução às modalidades, em pista sintética, sem dimensão significativa para praticar estes desportos", sublinhou Pedro Flávio.

De acordo com o presidente da federação, o Laboratório de Desportos de Inverno "tem um potencial enorme" e vai estar aberto a atletas, escolas, a população em geral e a comunidade académica.

"O que estamos a fazer é a conciliar, num só espaço, um conjunto de modalidades de inverno e abri-lo à comunidade e à comunidade académica", disse Pedro Flávio, em declarações à Lusa.

Quando o simulador estiver também disponível, o responsável explicou que "pode ser programado para uma pessoa que nunca experimentou ou para um atleta de elite".

"É uma forma de treinar alguma técnica, é bastante físico e também adaptável", referiu Pedro Flávio, que destacou ainda a possibilidade de o Laboratório poder vir a ser um local com condições para ser desenvolvida investigação científica, por exemplo através da recolha de dados.

No Laboratório de Desportos de Inverno, localizado junto ao polo de Ciências Sociais e Humanas, podem ser treinadas manobras, movimentos, remates à baliza, passes e outros gestos técnicos.

"É uma mais-valia que ficará aberta não só aos alunos, que veem alargadas as modalidades que podem experimentar, como à comunidade em geral. É uma mais-valia para todos", vincou o reitor da UBI, Mário Raposo, também presente na gala da FDIP.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Adepto do Leeds em coma depois de queda nos festejos da subida à Premier

Inglaterra

Adepto do Leeds em coma depois de queda nos festejos da subida à Premier

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas