Em declarações ao Porto Canal, o presidente do FC Porto homenageou Américo, antigo guardião do clube que faleceu nesta sexta-feira, aos 90 anos. Pinto da Costa lembrou-o como um "grande homem" e um guarda-redes "diferente" dos guardiões de hoje em dia, pois saía "até ao limite da área".
"Américo foi um jogador que conheci bem, ainda como dirigente. Está ligado à historia do FC Porto quando era mais difícil e raro vencer títulos. Venceu Taça da Portugal com Pedroto na primeira passagem dele pelo FC Porto. Guarda-redes extraordinário, tinha um estilo totalmente diferente do que hoje é normal. Recordo-me que cantos ou cruzamentos ele saía sempre, ficavam célebres os socos dele, ele saía nem que fosse no limite da área para tentar cortar.
Além das qualidades enquanto atleta, Pinto da Costa elogiou o caráter de Américo. "Foi um grande guarda-redes, e sobretudo um grande homem. Ainda recentemente tivemos o prazer de lhe entregar um Dragão de Ouro, que ele mereceu bem. Deixa muita saudade, mas é a vida. Estamos preparados para honrar a memória dele. Para todos os que o viram jogar e lidaram com ele certamente será eterno", disse.
Leia Também: Morreu um dos 'magriços'. FC Porto despede-se da lenda Américo