Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

"Carlos Xavier? Durante anos ouvi chamarem mouros às pessoas de Lisboa"

Presidente do Sporting garante que o clube não se revê nos comentários de Carlos Xavier sobre Taremi, mas deixa recado ao Conselho de Disciplina.

"Carlos Xavier? Durante anos ouvi chamarem mouros às pessoas de Lisboa"
Notícias ao Minuto

15:53 - 20/09/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Frederico Varandas

Frederico Varandas reagiu, na tarde desta quarta-feira, ao processo disciplinar insaturado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra o Sporting por conta dos comentários proferidos por Carlos Xavier, antigo jogador e comentador no canal do clube, sobre Mehdi Taremi. O presidente dos leões diz que o clube não se revê nos comentários de Carlos Xavier, mas pede ao CD que olhe para outros casos. 

"O Carlos Xavier teve um comentário infeliz e o próprio teve o cuidado de se retratar publicamente. Apelidou o jogador [Taremi] de muçulmano e a verdade é que pediu desculpas publicamente, ao jogador, ao Sporting e à Sporting TV. O clube não se revê nesse tipo de comentários, mas, de facto, parece que há pessoas que podem dizer e fazer o que querem neste país. Durante anos vi pessoas em discursos a referirem-se às pessoas de Lisboa como mouros. Na verdade, um discurso divisionista, xenófobo, discriminatório e onde alimenta a divisão", começou por dizer Frederico Varandas à partida para a Áustria, prosseguindo. 

"Parece que há uma parte do país que são puros e depois há os outros que são os mouros. Eu não sei se o Conselho de Disciplina tem noção, acredito que tenha, mas mouro é sinónimo de sarraceno, de que pratica o Islão. Por isso, enquanto português ouvir essas declarações... Não acho piada e acredito que os mulçumanos não achem piada", vincou o presidente do Sporting. 

Refira-se que o Sporting ruma nas próximas horas para a Áustria, onde amanhã, quinta-feira, vai defrontar o Sturm Graz, em jogo de arranque da fase de grupos da Liga Europa.

[Notícia atualizada às 16h12]

Leia Também: Críticas de Carlos Xavier a Taremi valem processo disciplinar ao Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório