Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º

Estrela-FC Porto: 14 anos depois, o dragão 'sobrevoa' o José Gomes

Após a pausa para seleções, é hora de recentrar atenções na I Liga.

Estrela-FC Porto: 14 anos depois, o dragão 'sobrevoa' o José Gomes

Estrela da Amadora e FC Porto vão dar, esta quinta-feira, o 'tiro de partida' para a quinta jornada da I Liga, após a pausa para compromissos internacionais, que se seguiu à 'barafunda' provocada pelo empate a uma bola entre os dragões e o Arouca.

O Estádio José Gomes irá receber um duelo que já não se vê no futebol português desde 22 de abril de 2009. Na altura, os azuis e brancos, então comandados por Jesualdo Ferreira, saíram derrotados, por 2-1. Ainda assim, 'carimbaram o passaporte para a final da Taça de Portugal (que acabariam por conquistar), graças ao triunfo na primeira mão.

Este encontro marcará, de resto, o regresso de Sérgio Conceição ao banco dos vicecampeões nacionais em título, ele que cumpriu 23 dias de castigo, no seguimento dos incidentes registados no Clássico da Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Benfica.

Os dragões chegam a este jogo na liderança da I Liga, com dez pontos conquistados em 12 possíveis, em igualdade com Boavista e Sporting. Já os amadorenses, que somam quatro pontos, até ao momento, são décimos classificados.

O Estrela da Amadora-FC Porto irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, juiz da Associação de Futebol de Braga, e tem apito inicial agendado para as 19h15 (hora de Portugal Continental) desta quinta-feira.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Vieira

Elogios ao rival: "Sabemos que será sempre difícil, mas é uma etapa muito ambiciosa e particular de alcançar, que é fazer um grande jogo e cumprir com as etapas evolutivas contra um clube grande e histórico, que luta ano após ano pelos diversos títulos das competições em que está envolvido. Temos de saber para o que vamos. Será um momento em que temos de ultrapassar e competir para lá dos nossos limites, para permitir muito pouco ao FC Porto".

Mais uma etapa: "São duas equipas competitivas e à procura dos seus objetivos, com as suas regras e o rigor. Estamos perfeitamente identificados com o que é possível estar identificado e preparados para o imprevisível, a qualidade individual e a preparação que o FC Porto possa ter desenvolvido, mas focados no que podemos controlar, nas nossas regras e no processo desde a etapa inicial. Amanhã [sexta-feira], será mais uma etapa".

FC Porto a pensar na Champions: "Não acredito que o Sérgio [Conceição], ou qualquer treinador ambicioso de um clube 'grande', vá pensar no jogo ou na competição seguinte sem ter a responsabilidade e a ambição no jogo anterior. Acredito que o foco do FC Porto está no próximo adversário. Não esperamos qualquer tipo de gestão, esperamos muitas dificuldades e tentaremos retribuir dessa forma também, para ser um espetáculo bonito de se assistir".

Sérgio Conceição

Estrela da Amadora: É um campo tradicionalmente difícil. Lembro-me, enquanto jogador, de grandes dificuldades que passámos contra o Estrela. Seis ou sete vitórias em 16 ou 17 jogos que o FC Porto fez naquele estádio. Olhamos para o momento da equipa, liderada pelo Sérgio, que tem feito um trabalho desde levar esta equipa da II Liga à I Liga. Ganhou ao Estoril, mas teve sempre prestações muito positivas e interessantes nos diferentes momentos do jogo.

Arranque de temporada: Há coisas que temos de melhorar. É verdade que ainda não perdemos e que estamos no primeiro lugar, mas tenho consciência de que podemos e devemos fazer mais do que fizemos até agora ao nível dos resultados. Estamos aqui para isso, para evoluir a equipa, para sermos competitivos, e, no final da época, fazer as contas e perceber o que fizemos de bem e menos bem.

Mexidas na equipa: Nos inícios de épocas, dou sempre mais minutos aos jogadores que conhecem bem todo o processo de treino e o que queremos para os jogos. Não quer dizer que não vá mudando. Houve uma alteração, que foi o Nico González, que entrou na equipa, e o Varela no decorrer do jogo, mas, olhando para o histórico, é muito por aí. Quando dizemos que a qualidade dos jogadores e das equipas técnicas é superior, não há jogos fáceis. O bonito do futebol é isso.

Últimos resultados

Estrela da Amadora: D-D-D-V-E

FC Porto: D-V-V-V-E

Últimos onzes

Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Hevertton, Omurwa, Miguel Lopes, Kialonda Gaspar, Shinga; Aloísio Souza, Léo Cordeiro; Léo Jabá, Ronald Pereira e Ronaldo Tavares.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell; Eustáquio, Nico González, Pepê, Galeno; Taremi e Toni Martínez.

Ausências

Estrela da Amadora: Gustavo Henrique, João Reis e Mansur (lesionados).

FC Porto: Gabriel Veron, Danny Loader, Pepe, Marko Grujic e Romário Baró (lesionados).

Leia Também: "Com Conceição no banco, o FC Porto torna-se mais forte e aguerrido"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório