Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
33º
MIN 17º MÁX 33º

Portugal esmaga Luxemburgo em noite histórica (e Euro'2024 está quase aí)

Nove golos no Algarve garantiram a maior vitória de sempre à formação das quinas. Apuramento para o Euro'2024 pode ser selado já na próxima jornada.

Portugal esmaga Luxemburgo em noite histórica (e Euro'2024 está quase aí)

A seleção nacional deu, esta segunda-feira, mais um passo de gigante rumo ao Euro'2024 ao golear o Luxemburgo (9-0), em jogo da 6.ª jornada da fase de qualificação. Sem Cristiano Ronaldo, que teve de cumprir um jogo de castigo, Portugal depressa revolveu o jogo, acabando por 'cozinhar' a maior vitória de sempre na história da formação das quinas.

Sem poder contar com CR7, Roberto Martínez operou cinco mexidas no onze, promovendo a titularidade de Gonçalo Inácio, Danilo Pereira, Nélson Semedo, Diogo Jota e Gonçalo Ramos. Curiosamente foram os dois Gonçalos quem marcaram os primeiros quatro golos da noite. De cabeça, Inácio (12') abriu as contas no Estádio do Algarve, após uma trivela de Bruno Fernandes, ao passo que Ramos (18') ampliou a vantagem apenas seis minutos depois. 

Portugal não tirou o pé do acelerador e aproveitou o evidente desnorte do Luxemburgo para 'servir' mais uma dose dupla de golos, novamente através dos mesmos protagonistas. Rafael Leão rasgou pelo corredor esquerdo antes de assistir Ramos (34'), que antes de marcar tirou dois adversários do caminho. Ainda antes do intervalo, Inácio (45'+4) subiu novamente ao 'primeiro andar' apontar mais um golo de cabeça, novamente assistido por... Bruno Fernandes. 

Na segunda parte, a seleção nacional baixou o ritmo, mas nem assim deixou de fazer golos. Desta feita por intermédio de Diogo Jota, aos 57 minutos, com Bruno Fernandes a assistir uma vez mais. Passe a rasgar do capitão do Manchester United para o avançado do Liverpool também fazer o gosto ao pé. 

Roberto Martínez quis dar 'sangue novo' à equipa e fez uma tripla alteração logo a seguir ao quinto golo da noite, fazendo entrar Ricardo Horta, João Cancelo e João Félix. O capitão do Sp. Braga não perdeu tempo em mostrar serviço e também inscreveu o nome na lista dos marcadores de serviço (67') através de um belo pontapé. 

A seleção nacional continuou a criar mais oportunidades para dilatar ainda mais a vantagem no marcador, já com Rúben Neves e Otávio em campo, e acabou por conseguir marcar três golos. Depois de Inácio e Ramos bisarem, também Diogo Jota (78') quis marcar dois golos. Ainda antes do apito final, Bruno Fernandes (83') e João Félix (89') também conseguiram marcar, dando os tais contornos históricos à noite vivida no Algarve. 

A seleção nacional totaliza, agora, 18 pontos em outros tantos possíveis ao cabo das primeiras seis jornadas da fase de qualificação para o Euro'2024 e pode festejar o apuramento já no próximo mês, a 13 de outubro, na receção à Eslováquia, no Estádio do Dragão. 

Momento do jogo: Neste tipo de jogos, em que o adversário tenta segurar o empate, é importante marcar cedo. Foi isso que Portugal conseguiu fazer. A partir daí a única dúvida era por quantos golos os portugueses iriam vencer.

Equipas iniciais

ONZE DE PORTUGAL: Diogo Costa; Nélson Semedo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot; Danilo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva; Diogo Jota, Rafael Leão e Gonçalo Ramos. 

ONZE DO LUXEMBURGO: Moris; Bohnert, Jans, Chanot, Mahmutovic e Pinto; Borges Sanches, Rupil, Barreiro e Sinani; Curci.

Antevisão 

A seleção nacional tenta, esta segunda-feira, manter o registo imaculado na fase de qualificação para o Euro'2024. Com cinco vitórias em outros tantos jogos, além dos 15 golos marcados e de nenhum sofrido, Portugal recebe o Luxemburgo no Estádio do Algarve com uma baixa de peso: Cristiano Ronaldo. 

O capitão das quinas fica de fora a cumprir castigo, por conta dos três cartões amarelos vistos nesta fase de qualificação para o Euro'2024, mas Roberto Martínez fez questão de revelar que Gonçalo Ramos será o substituto de CR7 no onze. 

Perante um adversário de boas memórias (18 vitórias em 20 jogos), Portugal pode isolar-se, ainda mais, no topo do grupo J e com a qualificação praticamente assegurada. 

O jogo entre Portugal e Luxemburgo está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do inglês John Brooks. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Eis o onze provável de Portugal (sem CR7) para defrontar o Luxemburgo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório