Castro diz que a "emergente" Liga saudita não irá "passar despercebida"

O treinador do Al Nassr, Luís Castro, afirmou hoje que a Liga da Arábia Saudita de futebol está a emergir no panorama mundial e que não poderá "continuar a passar despercebida", face à presença de nomes como Cristiano Ronaldo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
09/09/2023 13:31 ‧ 09/09/2023 por Lusa

Desporto

Arábia Saudita

Num debate da cimeira Thinking Football Summit, o treinador português, que saiu do Botafogo em julho, numa altura em que o clube era já líder do Brasileirão, explicou o que o levou a procurar a mudança a meio de uma temporada que estava bem encaminhada no plano desportivo.

"Senti que tinha desempenhado o papel no Brasil que me tinha levado lá, erguer um Botafogo que tinha vindo da segunda divisão e que precisava que fizessem alguma coisa por ele, dando-lhe visibilidade, o que estava feito. Aproveitei a oportunidade na Liga emergente que se quer posicionar no futebol mundial. Uma Liga que tem Cristiano Ronaldo, Mendy, Mahrez, Milinkovic-Savic, Mitrovic, Otávio, o Rúben Neves, o Fábio Martins... Não pode continuar a passar despercebida", explicou.

Castro acredita que é notória a diferença de qualidade do jogador saudita, perante a presença de referências do futebol mundial, e que as contratações da Europa não encaram o campeonato como uma competição de pré-reforma e mantém um elevado ritmo.

"Eu quero crescer para igualar em termos de conhecimento quem está acima, é essa a natureza humana. Os que vêm da Europa têm de ser as referências. Noto um grande crescimento dos jogadores sauditas e não vejo um grande decréscimo dos que vêm da Europa, o Brozovic está a fazer os 13,5 quilómetros por jogo que fazia com 40º ou 45º Celsius", explicou.

Tanto o treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio, como Pedro Emanuel e Fábio Martins, técnico e jogador do Al Khaleej, colegas de painel do evento que decorre no Palácio de Cristal até hoje, no Porto, elogiaram "a mentalidade e paixão" do adepto saudita como agente de mudança, para além do forte investimento financeiro.

"Os adeptos são extremamente afáveis. Fui ver um jogo do Al-Ittihad, o rival da nossa cidade, no meio dos adeptos deles, que queriam tirar fotos e estavam contentes por estarmos ali, como se fosse uma coisa perfeitamente normal. Aqui, ainda se vai manter a forma de viver apaixonada que os adeptos têm", contou Pedro Emanuel, que treina no país há cinco anos.

Numa altura em que o debate sobre o clima de crispação no futebol luso, e pelas comparações recentemente estabelecidas por Cristiano Ronaldo, Luís Castro sublinhou o exemplo da postura dos árabes perante o desporto, naquela que poderá ter sido também uma alusão à situação portuguesa.

"Não é paixão como, às vezes, vejo. Muitas vezes, vejo paixão aos pontapés. No futebol, há uma coisa fundamental, uma que é determinante: o respeito pelo árbitro, pelo adversário, pelo colega treinador, pela imprensa. Sem respeito, que futebol queremos fazer progredir? Queremos saber do nosso clube e mais ninguém. Há que ter coragem para ter respeito e fazer progredir em determinados países", frisou.

O extremo Fábio Martins, que ingressou pela primeira vez na Arábia Saudita em 2020/21, sente uma grande evolução ao nível da competitividade e considera que este será um "ano zero" para a liga, em virtude das aquisições sonantes realizadas, e rejeitou a ideia de que o campeonato asiático permite aos jogadores terem menos competitividade.

"Disse várias vezes que, quando vim para cá, não vim sentado num monte de dinheiro. Vim para fazer o meu trabalho, ter a mesma exigência e tentar melhorar todos os dias. Antigamente, as pessoas pensavam mais que os jogadores vinham para cá para se reformar, mas hoje a mentalidade já é diferente. Vimos agora por exemplo o Al-Ahli a contratar o Gabri Veiga, com 21 anos", constatou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Sandra Madureira

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas