Bruno Fernandes 'apaga as velas' e aproxima Portugal do sonho europeu

Médio assinalou o 29.º aniversário com o golo que valeu três pontos na visita à Eslováquia.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
08/09/2023 21:40 ‧ 08/09/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Euro'2024

A seleção portuguesa deu, ao início da noite desta sexta-feira, um passo, potencialmente, de ‘gigante’ na caminhada rumo ao apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, que se realiza na Alemanha, ao visitar e derrotar a Eslováquia, por 0-1, na partida ‘cabeça de cartaz’ da quinta jornada do Grupo J.

Bruno Fernandes marcou, no dia em que festeja o 29.º aniversário, o valioso golo que selou um triunfo histórico para a equipa das quinas, uma vez que, pela primeira vez na história, foi conquistada a sexta vitória em tantas outras rondas de uma caminhada rumo a uma grande competição.

Bruno Fernandes apontou o caminho

À imagem do que tem vindo a acontecer desde o início da ‘era Roberto Martínez’, Portugal entrou em campo com uma postura serena, a procurar construir a partir de trás e com critério. No entanto, pela frente, encontrou uma Eslováquia de intensidade máxima, a fazer de tudo para não deixar a equipa das quinas ‘respirar’.

Vitinha deu o primeiro sinal de aviso, logo no primeiro minuto, após um bom lance coletivo, mas Róbert Polievka respondeu de imediato, com um remate para as mãos de Diogo Costa. Aos 13 minutos, Ivan Schranz recebeu a bola completamente solto, à ‘boca da baliza’, mas ‘atrapalhou-se’ e o lance perdeu-se pela linha final.

A primeira grande oportunidade teve lugar aos 17 minutos, quando Cristiano Ronaldo recuperou a bola em zona adiantada e a deixou nos pés de Bruno Fernandes, que atirou para uma defesa atenta de Martin Dúbravka. Os homens da casa não se ficaram, e, aos 42, foi a vez de Lukas Haraslín rematar a centímetros do poste.

Foi então que, num dos últimos lances antes do apito para o intervalo, houve motivos para festejar. Assistido por Bernardo Silva, Bruno Fernandes ‘cavalgou’ pela ala direita e desferiu um ‘tiraço’ rasteiro, que só parou no fundo das redes e permitiu à seleção nacional ‘suspirar de alívio’.

Cristiano Ronaldo foi a má notícia

O segundo tempo começou, praticamente, com um remate de João Cancelo à entrada da grande área, que Martin Dúbravka defendeu sem grande dificuldade. A reação deu-se pelos pés de Ivan Schranz, que escapou à marcação de António Silva, e, já em desequilíbrio, atirou muito perto do alvo.

O jogo animou-se, e, aos 61 minutos, Cristiano Ronaldo envolveu-se num lance arrepiante, visto que, ao tentar rematar, acertou em cheio na face do guarda-redes adversário, deixando-o mal tratado. Como resultado, viu o terceiro cartão amarelo da fase de qualificação, pelo que irá cumprir castigo diante do Luxemburgo.

Milan Skriniar ainda ‘assustou’ com um cabeceamento perigoso, mas, com este triunfo, Portugal passa a somar 15 pontos em 15 possíveis, o que o deixa na liderança isolada do Grupo J, agora, com cinco pontos de vantagem sobre a dupla de segundos classificados formada por Luxemburgo (que, à mesma hora, derrotou a Islândia, por 3-1) e Eslováquia.

A equipa das quinas volta a entrar em ação, já na próxima segunda-feira, precisamente, perante o grão-ducado, numa partida que terá lugar no Estádio do Algarve e que, em caso de novo triunfo, deixará ‘escancaradas’ as portas do apuramento para o Euro’2024, dado o ‘fosso’ que criaria para os rivais.

Momento do jogo: Portugal estava a ter sérias dificuldades em desmontar a ‘teia’ eslovaca, mas, à beira do apito para o intervalo, Bruno Fernandes ‘sacou um coelho da cartola’, e, com um belo remate, quebrou o impasse e abriu caminho para um histórico triunfo por parte da equipa das quinas.

Onzes

Eslováquia: Dúbravka; Pekarik, Vavro, Skriniar, Hancko; Lobotka, Kucka, Duda; Schranz, Haraslin e Polievka.

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, António Silva, Rúben Dias, João Cancelo; João Palhinha, Bruno Fernandes, Vitinha; Rafael Leão, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

Antevisão

Portugal visita, ao início a noite desta sexta-feira, a Eslováquia, no Tehelné Pole, em Bratislava, onde irá procurar dar mais um passo no sentido de garantir o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, que, recorde-se, irá realizar-se na Alemanha.

A equipa das quinas chega à quinta jornada na liderança isolada do Grupo J, com um registo 'imaculado' de 12 pontos conquistados em 12 possíveis, 14 golos marcados e nenhum sofrido. Em caso de novo triunfo, irá rubricar o seu melhor arranque de sempre numa qualificação.

Tarefa essa que, no entanto, não se afigura de simples concretização, uma vez que, do outro lado da 'barricada', irá estar aquela que é uma das equipas-sensação desta fase, tendo somado dez pontos, até ao momento, o que a deixa na segunda posição.

O Eslováquia-Portugal irá contar com a arbitragem do juiz sueco Glenn Nyberg, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Eslováquia-Portugal: Lusos defendem liderança... e registo imparável

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Sandra Madureira

Sandra Madureira já se encontra em peregrinação a Fátima

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas