Eslováquia-Portugal: Lusos defendem liderança... e registo imparável

Caso a equipa das quinas vença 'cava' distância para o segundo classificado, no entanto, um 'tropeção' pode custar o estatuto de líder isolado.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
08/09/2023 08:00 ‧ 08/09/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

A seleção portuguesa volta a competir com vista à qualificação para o Euro'2024, esta sexta-feira, na deslocação à Eslováquia, num duelo que vale a discussão pela liderança, face aos dois pontos de vantagem que separam os lusos dos eslovacos.

As contas do duelo relativo à quinta jornada do grupo J - ainda a meio do percurso na fase de grupos - são simples de fazer. Caso a equipa das quinas vença 'cava' distância para o segundo classificado, no entanto, um 'tropeção' de Portugal pode custar o estatuto de líder isolado.

Até ao momento, uma coisa é certa. Portugal posiciona-se entre as equipas com melhor registo para alcançar o objetivo de voltar a participar num Campeonato da Europa, com um registo 100% vitorioso, fruto dos quatro triunfos em quatro jogos, acompanhados por 14 golos marcados e nenhum sofrido.

Ainda assim, a seleção orientada por Roberto Martínez terá pela frente um adversário que já não sabe o que é o sabor da derrota há sensivelmente um ano, tendo vencido os últimos três jogos da fase de grupos - iniciada com um empate que justifica a desvantagem de dois pontos para o líder.

Com Portugal praticamente na máxima força (apenas Rúben Neves se encontra ausente por lesão), o selecionador quer ver a equipa fazer 'cinco em cinco', impulsionada por um avassalador Cristiano Ronaldo, que não se cansa de marcar no Al Nassr e procura, claro, aperfeiçoar os seus registos na seleção nacional.

O pontapé de saída está agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio Tehelné Pole, em Bratislava. O jogo contará com a arbitragem - de boa memória portuguesa - do sueco Glenn Nyberg, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Francesco Calzona

Expetativas: A nossa equipa está muito confiante e um resultado positivo é o nosso objetivo. Clinicamente todos jogadores estão prontos para defrontar Portugal. Com o ambiente no estádio, e está previsto que irá estar esgotado, espero que os adeptos nos ajudem a conseguir o melhor resultado possível.

Poderio de Portugal: Vários dos nossos jogadores começaram bem a sua época nos clubes e isso dá-nos ainda mais confiança. Temos grande respeito pelo adversário, a equipa de Portugal tem uma grande qualidade, o selecionador [Roberto] Martinez é muito bom e tem uma equipa que pode ganhar o próximo Campeonato [da Europa].

Cristiano Ronaldo: A nossa equipa não se está a concentrar só para defender o Cristiano Ronaldo. A nossa equipa, em primeiro lugar, tem que se concentrar em si própria e fazer o nosso jogo.

Roberto Martínez

Eslováquia: É uma equipa muito bem trabalhada. O mister Calzoni está a trabalhar uma estrutura e uma ideia de jogo muito claro. Mostraram que são uma equipa muito difícil contra a qual criar ocasiões de golo, só sofreram um, e têm muita intensidade sem bola. Tem uma estrutura e uma ideia de jogo que estão a crescer. Tem todas as condições para se apurar para o Europeu. O estágio de setembro é sempre difícil, porque, pela minha experiência, há muitas mudanças a nível individual, mas vi um grupo de jogadores focados, apaixonados, para poder executar uma boa exibição, amanhã.

Críticas à lista de convocados: Nós temos mais de 80 jogadores que jogam nas cinco principais Ligas da Europa. Depois, temos muitos jogadores populares, de patamares mundiais. É normal que todos os adeptos, todas as pessoas que adoram o futebol português, tenham uma opinião. Para mim, é importante ter uma linha de trabalho. Nós trabalhamos sete ou oito dias com a seleção, para jogar dois jogos, e, depois, temos três estágios no apuramento para um Campeonato da Europa. O tempo de trabalho é muito importante, temos de ter uma relação. Temos de tornar os jogadores ainda mais competentes com a forma e a ideia de jogo, e isso é normal. Para mim, é muito fácil, porque controlo a informação dos jogadores.

Momento de Cristiano Ronaldo: É uma situação interessante, porque os jogadores que estão na Liga da Arábia Saudita são jogadores com um nível de minutos e competição mais elevado do que os que estão a jogar na Europa. Agora, vi o Cristiano, o Otávio e o Rúben [Neves] com um nível físico e de competitividade muito alto, acima de 700 ou 800 minutos de competição. Temos uma dúvida quanto ao Rúben, acho que não está apto para o jogo de amanhã, mas não é problema para seguir um programa e estar no segundo jogo.

Últimos resultados

Eslováquia: V-V-V-E-E

Portugal: V-V-V-V-D

Últimos onzes

Eslováquia: Martin Dúbravka, Peter Pekarik, Denis Vavro, Milan Skriniar, David Hancko, Marek Hamsik, Tomas Suslov, Juraj Kucka, Stanislav Lobotka, Róbert Polievka e Robert Mak.

Portugal: Diogo Costa, Pepe, Rúben Dias, Danilo Pereira, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Neves, João Cancelo, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.

Ausências

Eslováquia: (-)

Portugal: Rúben Neves (lesionado)

Leia Também: Sorrisos vistosos nos últimos preparativos de Portugal para a Eslováquia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Adepto do Leeds em coma depois de queda nos festejos da subida à Premier

Inglaterra

Adepto do Leeds em coma depois de queda nos festejos da subida à Premier

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas