Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Eslováquia-Portugal: Lusos defendem liderança... e registo imparável

Caso a equipa das quinas vença 'cava' distância para o segundo classificado, no entanto, um 'tropeção' pode custar o estatuto de líder isolado.

Eslováquia-Portugal: Lusos defendem liderança... e registo imparável
Notícias ao Minuto

08:00 - 08/09/23 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

A seleção portuguesa volta a competir com vista à qualificação para o Euro'2024, esta sexta-feira, na deslocação à Eslováquia, num duelo que vale a discussão pela liderança, face aos dois pontos de vantagem que separam os lusos dos eslovacos.

As contas do duelo relativo à quinta jornada do grupo J - ainda a meio do percurso na fase de grupos - são simples de fazer. Caso a equipa das quinas vença 'cava' distância para o segundo classificado, no entanto, um 'tropeção' de Portugal pode custar o estatuto de líder isolado.

Até ao momento, uma coisa é certa. Portugal posiciona-se entre as equipas com melhor registo para alcançar o objetivo de voltar a participar num Campeonato da Europa, com um registo 100% vitorioso, fruto dos quatro triunfos em quatro jogos, acompanhados por 14 golos marcados e nenhum sofrido.

Ainda assim, a seleção orientada por Roberto Martínez terá pela frente um adversário que já não sabe o que é o sabor da derrota há sensivelmente um ano, tendo vencido os últimos três jogos da fase de grupos - iniciada com um empate que justifica a desvantagem de dois pontos para o líder.

Com Portugal praticamente na máxima força (apenas Rúben Neves se encontra ausente por lesão), o selecionador quer ver a equipa fazer 'cinco em cinco', impulsionada por um avassalador Cristiano Ronaldo, que não se cansa de marcar no Al Nassr e procura, claro, aperfeiçoar os seus registos na seleção nacional.

O pontapé de saída está agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio Tehelné Pole, em Bratislava. O jogo contará com a arbitragem - de boa memória portuguesa - do sueco Glenn Nyberg, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Francesco Calzona

Expetativas: A nossa equipa está muito confiante e um resultado positivo é o nosso objetivo. Clinicamente todos jogadores estão prontos para defrontar Portugal. Com o ambiente no estádio, e está previsto que irá estar esgotado, espero que os adeptos nos ajudem a conseguir o melhor resultado possível.

Poderio de Portugal: Vários dos nossos jogadores começaram bem a sua época nos clubes e isso dá-nos ainda mais confiança. Temos grande respeito pelo adversário, a equipa de Portugal tem uma grande qualidade, o selecionador [Roberto] Martinez é muito bom e tem uma equipa que pode ganhar o próximo Campeonato [da Europa].

Cristiano Ronaldo: A nossa equipa não se está a concentrar só para defender o Cristiano Ronaldo. A nossa equipa, em primeiro lugar, tem que se concentrar em si própria e fazer o nosso jogo.

Roberto Martínez

Eslováquia: É uma equipa muito bem trabalhada. O mister Calzoni está a trabalhar uma estrutura e uma ideia de jogo muito claro. Mostraram que são uma equipa muito difícil contra a qual criar ocasiões de golo, só sofreram um, e têm muita intensidade sem bola. Tem uma estrutura e uma ideia de jogo que estão a crescer. Tem todas as condições para se apurar para o Europeu. O estágio de setembro é sempre difícil, porque, pela minha experiência, há muitas mudanças a nível individual, mas vi um grupo de jogadores focados, apaixonados, para poder executar uma boa exibição, amanhã.

Críticas à lista de convocados: Nós temos mais de 80 jogadores que jogam nas cinco principais Ligas da Europa. Depois, temos muitos jogadores populares, de patamares mundiais. É normal que todos os adeptos, todas as pessoas que adoram o futebol português, tenham uma opinião. Para mim, é importante ter uma linha de trabalho. Nós trabalhamos sete ou oito dias com a seleção, para jogar dois jogos, e, depois, temos três estágios no apuramento para um Campeonato da Europa. O tempo de trabalho é muito importante, temos de ter uma relação. Temos de tornar os jogadores ainda mais competentes com a forma e a ideia de jogo, e isso é normal. Para mim, é muito fácil, porque controlo a informação dos jogadores.

Momento de Cristiano Ronaldo: É uma situação interessante, porque os jogadores que estão na Liga da Arábia Saudita são jogadores com um nível de minutos e competição mais elevado do que os que estão a jogar na Europa. Agora, vi o Cristiano, o Otávio e o Rúben [Neves] com um nível físico e de competitividade muito alto, acima de 700 ou 800 minutos de competição. Temos uma dúvida quanto ao Rúben, acho que não está apto para o jogo de amanhã, mas não é problema para seguir um programa e estar no segundo jogo.

Últimos resultados

Eslováquia: V-V-V-E-E

Portugal: V-V-V-V-D

Últimos onzes

Eslováquia: Martin Dúbravka, Peter Pekarik, Denis Vavro, Milan Skriniar, David Hancko, Marek Hamsik, Tomas Suslov, Juraj Kucka, Stanislav Lobotka, Róbert Polievka e Robert Mak.

Portugal: Diogo Costa, Pepe, Rúben Dias, Danilo Pereira, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Neves, João Cancelo, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.

Ausências

Eslováquia: (-)

Portugal: Rúben Neves (lesionado)

Leia Também: Sorrisos vistosos nos últimos preparativos de Portugal para a Eslováquia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório