Zeca antevê "ilusão" com Braga na Champions e avisa: "A jogar em casa..."

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o jogador, de 34 anos, antevê um jogo difícil contra o Sporting de Braga nos playoffs de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Ainda assim, Zeca garante que o Panathinaikos vai fazer de tudo para seguir na competição.

TSC Backa Topola v Braga: UEFA Europa League - Third Qualifying Round Second Leg

© Getty Images

Rodrigo Querido
22/08/2023 08:06 ‧ 22/08/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

O playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões colocou o Sporting de Braga no caminho do Panathinaikos, clube que tem nas suas fileiras vários jogadores com ligações ao futebol português. É já nesta quarta-feira, a partir das 20h00, que os gregos defrontam os portugueses na primeira mão. O duelo é no Minho, seguindo-se viagem até à cidade de Atenas, a 29 de agosto

De Djuricic a Juankar, passando ainda pelo ex-Sporting Sporar, o nome com maior ligação ao nosso país dá pelo nome de Zeca Rodrigues, este verão de regresso ao clube grego. Aos 34 anos, o veterano jogador conta com larga experiência na Liga dos Campeões, depois de ter jogado seis temporadas nos dinamarqueses do Copenhaga.

Para chegar a esta fase da prova, o Panathinaikos teve de ultrapassar o Marseille, de Vitinha, num jogo que ficou resolvido nas grandes penalidades. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Zeca antevê um jogo difícil contra o Sporting de Braga nos playoffs de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Ainda assim, garante que o Panathinaikos vai fazer de tudo para seguir na competição.

Jogo em Marselha? Claro que fomos felizes, mas isso faz parte do futebol também

A vitória diante do Marseille foi dramática e alcançada apenas nos penáltis. Como é que se controlam as emoções num jogo que estava contra vocês até ao último lance do tempo regulamentar?

Foi um jogo difícil fora de casa e com um ambiente muito complicado, sem adeptos nossos também. Sofremos um golo cedo no jogo, mas sabíamos que, a qualquer momento, numa situação de golo para nós, podíamos ficar na frente da eliminatória. Infelizmente isso não aconteceu e sofremos o segundo. Também sabíamos que com um golo empatávamos a eliminatória. A equipa teve de pensar nisso, ter cabeça fria e procurar por essa oportunidade. Claro que fomos felizes, mas isso faz parte do futebol também. Procurámos pela felicidade e trabalhámos para isso acontecer. Conseguimos e nos penáltis fomos melhores. Mas sempre com o pensamento de que qualquer que fosse o resultado, um golo metia-nos dentro da eliminatória. E isso aconteceu.

Quando o Filip Mladenovic marcou a grande penalidade decisiva, que sentimentos o invadiram? Lembrou-se de imediato que ia volta a Portugal?

Lembrei-me de que ia regressar a Portugal, mas naquele momento tivemos um sentimento de dever cumprido contra uma grande equipa da Europa, que se reforçou muito e que tem um orçamento diferente do nosso. Conseguimos lutar contra eles e eliminá-los. É um feito muito bom para uma equipa que não competia nas competições europeias há muitos anos. Deixou-me muito feliz saber que íamos estar a um passo, como estamos agora, de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, e também o facto de regressar a Portugal e jogar contra uma equipa portuguesa.

Notícias ao Minuto A festa dos jogadores do Panathinaikos após a vitória em Marselha© Getty Images  

O que espera deste duplo confronto contra o Sporting de Braga? Tem visto alguns jogos deles esta temporada?

Só vi o jogo que perderam em casa na primeira jornada do campeonato [ante o Famalicão]. Mas é uma equipa que vale pelo seu conjunto, tem muito boas individualidades. É uma equipa que já joga há muito tempo junta e com os seus mecanismos. Nunca muda muita coisa naquilo que é a sua forma de jogar. Esperamos um jogo muito complicado, mas com a ilusão de que podemos fazer algo positivo em Braga.

É mais vantajoso para vocês jogarem a segunda mão desta eliminatória na Grécia?

A eliminatória passada contra o Marseille foi ao contrário. Jogámos primeiro em casa e depois fora. Conseguimos um bom resultado em casa para levarmos para Marselha. Agora com os golos fora sem contar, acho que é igual para as duas equipas.

O apoio intenso dos vossos adeptos pode fazer a diferença se o resultado da primeira mão vos for desfavorável?

Claro, são a grande força da nossa equipa. A jogarmos em casa dão-nos uma motivação extra. Ajudam-nos muito e dão-nos muita força. Isso de certeza que vai acontecer no jogo em casa. Eles vão estar do nosso lado, apoiar-nos e puxar-nos para a frente. Para nós, é muito importante sentirmos esse apoio e essa força vinda das bancadas. Dá-nos mais alento.

Leia Também: "Não me sinto nem mais português nem mais grego. Sinto os dois por igual"

Leia Também: Vitinha eliminado da Champions. Sp. Braga ruma até ao 'Olimpo' de Zeca

Leia Também: Felix Zwayer arbitra jogo entre Sporting de Braga e Panathinaikos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Georgina Rodriguez

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

MotoGP

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas