Powered bySolverde
Disclaimer

City conquista o Pireu e arrecada a Supertaça europeia (sem cunho luso)

Nenhum português disputou esta Supertaça europeia.

Manchester City FC v Sevilla FC - UEFA Super Cup 2023

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
16/08/2023 22:09 ‧ 16/08/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Supertaça Europeia

O Manchester City conquistou, esta quarta-feira, a primeira Supertaça europeia da sua história, após derrotar nas grandes penalidades o Sevilla, por 5-4, em Atenas, no Karaiskakis Stadium, após o empate, 1-1, no tempo regulamentar.

Num encontro sem portugueses em ação, o Manchester City sentiu, e muito, a falta de liderança no eixo defensivo de Rúben Dias, como também acusou a ausência dos dois cérebros da equipa - Bernardo Silva e Kevin de Bruyne. Se é verdade que a primeira grande ocasião de golo pertenceu ao vigente campeão europeu, por Aké, a primeira parte foi de maior domínio sevilhano.

O conjunto andaluz acabou por se adiantar por Youssef En-Nesyri, à passagem dos 25 minutos, na sequência de um cabeceamento mortífero, após cruzamento de Acuña. No início da etapa complementar, e por três ocasiões, o internacional marroquino quase beijou o 'bis', mas Ederson levou sempre a melhor.

Quem não marca... sofre e, à passagem dos 63 minutos, após cruzamento de Rodri, Palmer surgiu ao segundo poste e cabeceou para o poste mais distante e assim levar o campeão inglês à loucura em Atenas. Logo na jogada seguinte, Ederson saiu rápido dos postes e defendeu com o pé esquerdo o remate de En Nesyri que, definitivamente, não teve a noite mais calorosa com a baliza rival. O título acabou por ser decidido nas grandes penalidades, onde o City imperou por 5-4, com Gudelj a falhar o penálti decisivo. 

Onze do Manchester City: Ederson, Walker, Akanji, Gvardiol, Ake, Rodri, Kovacic, Foden, Palmer, Grealish, Haaland.

Onze do Sevilla:  Bounou, Ocampos, Gudelj, Jordan, Rakitic, En-Nesyri, Navas, Lamela, Acuna, Oliver Torres, Bade.

Antevisão: Manchester City e Sevilla defrontam-se, esta quarta-feira, a partir das 20 horas, no Georgios Karaiskakis Stadium, na Grécia, num duelo relativo à Supertaça europeia.

Um duelo que não contará com jogadores portugueses. Rúben Dias já tinha falhado, devido a lesão, a jornada inaugural da Premier League, na qual o vigente campeão inglês venceu o Burnley por 3-0, num jogo em que João Cancelo, há muito em rota de colisão com o treinador Pep Guardiola, também não esteve presente e após o qual Bernardo Silva apresentou queixas físicas.

As equipas defrontaram-se quatro vezes nas competições europeias, com o City a vencer sempre (incluindo dois encontros na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23). No entanto, o conjunto andaluz melhorou muito desde a chegada do treinador José Luis Mendilibar, em março de 2023, eliminando entre outros o Manchester United, vizinho do City, rumo à conquista da sétima Liga Europa por parte do clube.

Esta é a primeira vez que o City participa nesta competição, ao passo que será a sexta vez do emblema do Nervión (sempre como vencedor da Taça UEFA ou da Liga Europa).

Leia Também: Manchester City ou Barcelona? Futuro de Bernardo Silva está fechado

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quando estás completamente nu e de repente um amigo aparece"

Hidemasa Morita

"Quando estás completamente nu e de repente um amigo aparece"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Fórmula 1

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas