Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Minhotos não foram marotos. Ex-Benfica trama Vitória SC no adeus à Europa

Vimaranense caíram nos penáltis, com dois castigos máximos falhados. É o primeiro clube luso a cair das provas europeias.

Minhotos não foram marotos. Ex-Benfica trama Vitória SC no adeus à Europa

O Vitória SC foi eliminado da Liga Conferência Europa. Depois da vitória diante do NK Celje na semana passada, por 4-3, o clube de Guimarães perdeu, esta quinta-feira, diante dos seus adeptos (1-0) e despediu-se das provas europeias. A partida foi resolvida nos penáltis e os eslovenos foram mais fortes do desempate por castigos máximos.

Depois de muitos golos na Eslovénia na passada semana, os adeptos esperavam que, certamente, houvesse alguma emoção no estádio D. Afonso Henriques nesta noite. Mas a primeira parte esteve muito longe disso.

Numa partida algo morna até ao tempo de intervalo, foi preciso esperar pelos descontos da primeira parte para que a equipa minhota tivesse uma clara ocasião de golo e logo no mesmo lance. Primeiro, André Silva atirou ao poste. Na sequência, Dani Silva vê Zec afastar a bola em cima da linha de golo.

Do outro lado, o NK Celje pouco fez também para igualar a eliminatória. O clube que viajou desde a Eslovénia controlou as operações na primeira parte, mas sem conseguir criar perigo junto da baliza de Bruno Varela. Mas o grande problema para os vimaranenses surgiu na segunda parte.

O Celje surgiu mais afoito no arranque da etapa complementar e fez surpresa em Guimarães com o golo inaugural aos 64 minutos. Após uma jogada de insistência, Nemanic amorteceu a bola e Bajde encostou de cabeça ao segundo poste. A eliminatória estava empatada (4-4).

A equipa da casa tentava voltar para a frente da eliminatória, mas foram os forasteiros que estiveram à beira de completar a reviravolta aos 80 minutos. Na sequência de um canto, Popovic ficou esquecido à entrada da área e rematou na direção da baliza, a bola sofre um desvio e quase traiu Varela.

O Vitória SC correu atrás do prejuízo nos minutos finais para tentar evitar a ida a prolongamento. Os vimaranenses acabaram a reta final do encontro em cima do adversário. Nos descontos do segundo tempo, Rozman defendeu o primeiro remate potente de Zé Carlos, que atirou ao lado na recarga. Mas o jogo foi mesmo a horas extra.

No prolongamento, houve nota positiva para o Celje, que podia ter marcado já perto do intervalo desta primeira parte do tempo extra. Bizjak trabalhou bem com Edmilson e rematou para boa defesa de Varela. Na sequência da jogada, Popovic cabeceou a centímetros do poste.

Já nos últimos 15 minutos deste tempo de prolongamento, os minhotos foram perdendo alguma da clarividência que tinham demonstrado nos minutos anteriores e foi com naturalidade que se seguiu o desempate por penáltis. Varela foi, novamente, herói ao impedir um golo que parecia certeiro do Celje.

Nas grandes penalidades, o Vitória SC foi pouco certeiro. Tiago Silva e Zé Carlos falharam a sua fez, com o ex-Benfica Zec a confirmar a continuidade dos eslovenos nas provas europeias.

O Vitória SC é, assim, a primeira equipa portuguesa a cair das provas europeias nesta época, repetindo a eliminação nas pré-eliminatórias, tal como tinha acontecido na temporada passada contra o Hajduk Split, na altura na terceira pré-eliminatória desta mesma Liga Conferência Europa. O NK Celje vai agora defrontar o Neman Grodno, da Bielorrússia.

Equipas iniciais

Vitória SC: Bruno Varela, Mamadou Tounkara, André Amaro, Mikel Villanueva, Miguel Maga, Tomás Händel, João Mendes, Dani Silva, Afonso Freitas, André Silva e Jota Silva.

Suplentes: Charles, José Ribeiro, Manuel Silva, Safira, Tiago Silva, Nélson da Luz, Butzke, Zé Carlos, Jorge Fernandes, Alberto Costa, Gonçalo Nogueira e Bruno Gaspar.

NK Celje: Matjaž Rozman, Žan Karničnik, David Zec, Klemen Nemanič, Damjan Vuklišević, Mark Zabukovnik, Luka Bobičanec, Gregor Badje, Chukwu Ikwuemesi, Julien Lamy e Aljoša Matko.

Suplentes: Jurhar, Kouter, Popović, Vrbanec, Edmilson, Špeljak e Bizjak.

Antevisão

Vitória SC e NK Celje medem forças, esta quinta-feira, num encontro relativo à segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa.

Depois do triunfo alcançado na primeira mão, na Eslovénia, por 4-3, os minhotos vão tentar dar seguimento ao arranque positivo da temporada oficial e fechar a qualificação diante dos seus adeptos.

Caso confirme a passagem à próxima fase, em que já está o Arouca, o Vitória SC já sabe que vai ter pela frente o Neman Grodno, da Bielorrússia.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques, com arbitragem do ucraniano Viktor Kopiievskyi e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Moreno diz que principal vantagem do Vitória sobre o Celje é o fator casa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório