Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 26º

"Cristiano Ronaldo e Pepe cumprem tudo à risca. É difícil lá chegar..."

Em conversa com o Desporto ao Minuto, André Martins não hesitou em destacar muitos dos nomes sonantes com os quais se cruzou ao longo da sua carreira, com destaque para casos como Cristiano Ronaldo e Pepe, na seleção nacional. As polémicas em torno de futebolistas como João Mário e Ricardo Esgaio - ex-companheiros no Sporting - também mereceram o comentário do experiente médio.

"Cristiano Ronaldo e Pepe cumprem tudo à risca. É difícil lá chegar..."
Notícias ao Minuto

07:44 - 25/07/23 por Miguel Simões

Desporto Exclusivo

André Martins aproveitou o destaque que foi tendo desde os tempos na formação do Sporting para justificar as dezenas de chamadas à seleção nacional, cuja estreia pela principal equipa aconteceu em 2013, altura em que já brilhava na elite dos leões.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, o experiente médio, não só falou do passado e do futuro da carreira de futebolista, como ainda valorizou os momentos em que teve a oportunidade de representar o seu país dentro das quatro linhas, especialmente ao cruzar-se com nomes sonantes de Portugal, desde Cristiano Ronaldo a Pepe.

André Martins não hesitou, por isso, em destacar a forma como os dois astros portugueses trabalhavam e continuam a trabalhar para manterem a forma numa altura em que se avizinha o fim da carreira.

"Quando partilhamos balneário com eles, percebemos o motivo de estarem há tantos anos num nível tão elevado. Não é só qualidade, até porque têm de sobra, mas também o trabalho, a alimentação e o descanso. São jogadores que cumprem tudo à risca durante muitos anos e que os colocam nesse patamar. É difícil lá chegar e ainda mais difícil é manter-se lá durante tanto tempo num nível de elite. É brutal", atirou sem rodeios.

Aos 33 anos, o internacional português não coloca um prazo quanto ao ponto final na carreira e, admitindo cuidar-se da forma mais adequada, destaca a motivação que vai tendo ao ver algumas das suas referências a 'dar cartas'.

"Sou um jogador que se cuida bem. Descanso e alimento-me bem. Penso que posso jogar mais alguns anos, mas não sei se com essa longevidade. Acho que é muito difícil jogadores com as idades deles estarem ao nível em que estão. São um exemplo. Ver um jogador como o Pepe [aos 40 anos] com o rendimento que tem, dá-nos também alguma força para continuar a jogar", admitiu.

Notícias ao Minuto Cristiano Ronaldo (38 anos) e Pepe (40 anos) não se cansam de representar a seleção nacional.© Getty Images  

A ida de Cristiano Ronaldo para a Arábia Saudita continua a dar que falar e, recentemente, o avançado madeirense até fez questão de vincar que a chegada de cada vez mais nomes sonantes ao futebol saudita se deve à sua presença no campeonato. Sobre esse assunto, André Martins não hesitou em dar razão a Cristiano Ronaldo.

"É um facto. Olhando para as diferenças do campeonato saudita há seis meses por comparação a atualmente, acho que é claro. Só vejo um motivo para isto estar a acontecer. Um jogador com a dimensão do Cristiano Ronaldo vai para um país sem grande visibilidade e, em seis meses, já há clubes sauditas a contratar jogadores com tanta qualidade", vincou, referindo ainda nomes portugueses. "Muitos deles novos, como é o caso de Jota e Rúben Neves, que podiam ficar mais tempo a jogar na Europa e foram para onde foi o Cristiano Ronaldo. É algo que não há como negar".

Das polémicas de Esgaio à opção de João Mário

Para além dos dois astros portugueses, André Martins partilhou balneário com jogadores como João Mário e Ricardo Esgaio no Sporting, tratando-se de dois nomes envolvidos em algumas polémicas num passado recente, ainda que por motivos diferentes.

O defesa direito dos leões já foi muitas vezes pintado como 'patinho feio' e, numa fase inicial da época passada, somou críticas atrás de críticas que o levaram a eliminar as suas nas redes sociais. O voto de confiança por parte de Rúben Amorim foi essencial para voltar a vestir a camisola do Sporting por mais ocasiões e André Martins confessa "não conseguir entender" a posição de muitos adeptos

"Sendo o mais sincero possível, eu nunca vou entender adeptos de um clube que criticam os jogadores da sua equipa. Nunca vou conseguir entender. Ninguém quer ganhar mais do que nós e ninguém vai para o campo para que as coisas corram mal e para querer fazer um autogolo ou um penálti. Todos nós fazemos o melhor possível", começou por vincar a sua posição.

"Tive a felicidade de trabalhar com o [Ricardo] Esgaio. É um excelente profissional que dá tudo, com qualidade e humildade. Mas há sempre aqueles jogadores que os adeptos pegam mais. Ele pode ficar um pouco mais exposto, mas tanto acontece ao [Ricardo] Esgaio ou ao André Martins hoje, como amanhã pode ser ao [Sebastián] Coates ou a outro jogador qualquer", acrescentou exemplos antes de referir algo que só piora o contexto. "Estamos sempre expostos ao erro. É nesses momentos que os jogadores precisam de força e não de pessoas que os critiquem. Acho que só vai piorar ainda mais a situação".

Notícias ao Minuto André Martins cruzou-se com Ricardo Esgaio também na seleção nacional, na participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2016.© Getty Images  

Outro assunto polémico com um dos seus ex-companheiros de equipa prendeu-se à mudança de João Mário do Sporting para o Benfica em 2021, algo que deixou muitos adeptos surpreendidos (e revoltados). André Martins confessou que esse cenário nunca foi imaginado por si enquanto partilharam balneário, mas vincou o profissionalismo do jogador que recentemente renunciou à seleção nacional.

"Mudança de rival? Não me passava pela cabeça que algum jogador do Sporting pudesse representar o Benfica, mas o João Mário, como todos nós, é profissional. São coisas perfeitamente normais. O João [Mário] é um excelente profissional, fez a sua história no Sporting e agora está no rival, mas está a fazer a sua história lá. Representou muito bem o Sporting", frisou.

O médio de 33 anos, atualmente sem clube, referiu que a revolta dos adeptos dos leões era expectável, mas colocou-se na pele de um jogador que muda de rival e admitiu: "Temos de seguir aquilo que é melhor para nós".

Leia Também: André Martins recorda passagem pelo Sporting: "Estive perto de desistir"

Leia Também: Ex-Sporting traça plano ideal para um futuro em Alvalade: "Um sonho"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório