"Com VAR, penálti de Cardozo seria repetido e teria defendido outra vez"

Guarda-redes português recordou a final da Liga Europa em 2014.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
16/07/2023 12:29 ‧ 16/07/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Beto

O antigo internacional português Beto concedeu, este domingo, uma extensa entrevista ao jornal A Bola, na qual, entre outros temas, recordou a final da Liga Europa de 2014, que venceu diante do Benfica.

Na altura nos espanhóis do Sevilla, o ex-guarda-redes esteve em destaque no desempate por grandes penalidades, ao defender um castigo máximo de Óscar Cardozo. Um lance que continua a gerar muitas críticas junto dos encarnados.

Beto confessou que alguns adeptos das ainda o continuam a abordar por conta desta situação polémica, mas assume que, se fosse hoje, voltaria a defender a grande penalidade batida pelo uruguaio.

"Alguns utilizam uma forma muito mais de brincadeira, irónica; outros ainda insultam; é o que é; foi o que foi; foi como foi. Entendo a frustração das pessoas do Benfica porque era a segunda final consecutiva que o Benfica perdia, uma final europeia que o Benfica não ganhava há muito. Entendo a frustração e as críticas, a paixão pelos clubes, agora não entendo quando se  ultrapassam os limites. É triste, antigo", começou por contar o ex-jogador, que falou do instinto que teve para defender a grande penalidade.

"Não é uma questão de ter a noção se cumpri ou não as regras. Quem não joga futebol não tem noção nenhuma do que é jogar futebol e ser guarda-redes, defesa ou avançado; do que é o instinto, do momento, o fazer o que sai no momento. O que fiz no penálti do Cardozo foi instintivo. As imagens estão lá. Se me perguntar se dei um passo à frente? Dei, mas foi instintivo. No entanto, as pessoas não falam do penálti do Rodrigo e também o defendi. Aliás, na carreira defendi 48 penáltis, devo ser o guarda-redes com mais penáltis defendidos no seu percurso", prosseguiu, assumindo que, se na altura existisse o VAR, o lance seria repetido. Mas o desfecho seria o mesmo.

"No penálti do Cardozo, provavelmente, seria repetido mas provavelmente teria defendido outra vez porque ele ia mudar. Vamos lá ver uma coisa: o Cardozo nunca bateu um penálti para aquele sítio, nunca. O Cardozo batia sempre no meio ou em força, cruzado, para o lado esquerdo do guarda-redes. Tinha jogado várias vezes contra o Cardozo, já me tinha batido penáltis duas ou três vezes e estudei-o muitas vezes", atirou Beto.

"Mas pegando nas minhas palavras, tinha instinto e o instinto era o meu instinto felino e eu achei que nesse dia, numa final europeia, o Cardozo ia ter a coragem de mudar. O que é facto é que ele mudou, bateu em jeito para o lado direito do guarda-redes, é verdade que o meu instinto foi adiantar-me um pouco. Se houvesse VAR, provavelmente tinham repetido o penálti mas eu não posso voltar a 2014 e apagar aquilo que foi a final da Liga Europa contra o Benfica", finalizou o antigo jogador.

Leia Também: Benfica sobe a parada para contrariar 'teimosia' do Ath. Paranaense

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas