Federação belga, Bundesliga, Arsenal e Thuram premiados pela luta social

A federação belga de futebol, a Bundesliga, o Arsenal e o ex-futebolista Lilian Thuram são os primeiros galardoados com os prémios FootbAll, da UEFA, que distinguem os trabalhos e compromissos com a sustentabilidade e luta contra a discriminação.

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/06/2023 17:04 ‧ 27/06/2023 por Lusa

Desporto

FootbAll

Os prémios, hoje anunciados pela organização europeia do futebol, distinguem assim uma federação, uma liga, um clube e um jogador, numa escolha do Grupo Diretivo de Direitos Humanos da UEFA.

"O seu trabalho mostra a importância do exemplo. Espero que inspire outros a tomar medidas para a melhoria do nosso jogo no campo, bem como para a melhoria da sociedade fora dele", disse Michel Uva, diretor de sustentabilidade social e de meio ambiente da UEFA.

A Real Federação Belga de Futebol foi reconhecida por adotar um "enfoque proativo de sustentabilidade", ser "uma das primeiras associações nacionais a estabelecer uma estratégia integral de responsabilidade social" e adotar "programas antidiscriminatórios concretos e recursos para os refugiados e membros incapacitados da família do futebol".

Quanto a Liga alemã, a Bundesliga, é galardoada pela "contínua luta contra a discriminação e pelas atividades durante as semanas internacionais contra o racismo".

O Arsenal, atual vice-campeão de futebol em Inglaterra, "comprometeu-se a ajudar na manutenção de jovens a salvo de delitos com arma branca e violência juvenil, através do projeto No More Read", que desenvolve em parceria com uma marca de equipamentos desportivos.

O francês Lilian Thuram, campeão mundial em 1998 e europeu em 2000, aparece na lista por ser "uma força fora do terreno de jogo, como defensor da luta contra o racismo desde há muito tempo".

"A Fundação Lilian Thuram, criada em 2008, trabalhou incansavelmente, com vários programas educativos para desmantelar os preconceitos e comportamentos racistas na sociedade", argumenta a UEFA.

Os prémios vão ser entregues durante o Fórum 'Respect', que a UEFA celebra quarta-feira e quinta-feira em Frankfurt, na Alemanha.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Neymar diz que jogaria no lugar de Rivaldo e faz 'estalar' a polémica

Brasil

Neymar diz que jogaria no lugar de Rivaldo e faz 'estalar' a polémica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1823
9Estoril1821
10Famalicão1820
11Rio Ave1820
12Gil Vicente1719
13C.D. Nacional1819
14Estrela1716
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Renault

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas