Powered bySolverde
Disclaimer

'Caso BSports'. FPF propõe que atletas estrangeiros tenham parecer prévio

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) propõe que os estrangeiros que cheguem ao país para praticar desporto estejam sujeitos a um parecer prévio e tenham um responsável identificado, segundo um documento que a Lusa teve hoje acesso.

Federação de Futebol ainda não tem nenhuma cidade candidata ao Euro2020

© Lusa

Lusa
19/06/2023 17:48 ‧ 19/06/2023 por Lusa

Desporto

SEF

Estas medidas, que foram hoje apresentadas numa reunião convocada pela tutela governativa, surgem uma semana depois de o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ter feito buscas numa academia de futebol em Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão, propriedade da empresa BSports, que seria gerida por Mário Costa, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, no âmbito da investigação por tráfico de seres humanos.

Neste encontro, que visa constituir um grupo de trabalho informal para apresentação de propostas ao Conselho Nacional do Desporto, a FPF apresentou várias medidas preventivas, como a de que qualquer estrangeiro que venha para Portugal, para um clube ou academia, necessite de um parecer prévio da federação desportiva da modalidade em causa.

De acordo com o documento da FPF a que a Lusa teve acesso, entregue em mão ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, os estrangeiros passariam a estar sujeitos à obrigatoriedade de identificar um tutor, ou um responsável pelas condições de permanência em Portugal, necessariamente um cidadão português ou com visto de permanência em território nacional.

O organismo que tutela o futebol luso considera ainda desejável que sejam criados pontos de contacto entre federações e autoridades.

"Considera-se que deve ser prevenido o risco de tráfico de pessoas e burla, em momento anterior à sua entrada em território nacional, devendo ser revistos os documentos exigíveis para o efeito e revogados os vistos atribuídos exclusivamente para a prática desportiva amadora", propõe ainda a FPF.

Na sequência das buscas à academia de futebol da BSports, o SEF constituiu arguidos cinco sociedades e dois cidadãos portugueses, um deles Mário Costa, que renunciou ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Nesta academia, foram identificados 114 jovens jogadores, oriundos da América do Sul, África e Ásia e que estarão todos em situação irregular no país. Foram retirados 33 menores, por estarem em situação de perigo, enquanto outros adultos foram encaminhados para unidades de abrigo.

Leia Também: "200 internacionalizações de Cristiano Ronaldo? Podemos estragar o dia"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Mercado de Transferências

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas