Powered bySolverde
Disclaimer

"Europeu de sub-21? Sabemos que somos candidatos, mas não favoritos"

O fator casa e um leque reforçado de opções serão barreiras impostas pela estreante e coanfitriã Geórgia à seleção nacional de sub-21 na abertura do Grupo A do Europeu da categoria, na quarta-feira, admitiu hoje o futebolista Leonardo Lelo.

Portugal U21 v Norway U21 - International Friendly

© Getty Images

Lusa
18/06/2023 10:46 ‧ 18/06/2023 por Lusa

Desporto

Leonardo Lelo

"Na teoria, é a [seleção] mais fraca, mas terá o apoio do seu público em casa. A Geórgia tem esse fator casa e ainda vai trazer alguns atletas da seleção principal. Não podemos esperar um jogo fácil. Pelo contrário, será bastante difícil e é importantíssimo começar a ganhar", contextualizou o defesa do Casa Pia, de 23 anos, em conferência de imprensa.

A formação comandada por Rui Jorge evoluiu pelo terceiro dia consecutivo num relvado secundário do Estádio Mikheil Meskhi, em Tbilisi, capital da Geórgia, tendo 22 dos 23 jogadores convocados disponíveis, à exceção de Fábio Vieira, dos ingleses do Arsenal.

Distinguido como o melhor futebolista da última edição do Europeu, o médio juntou-se ao grupo apenas na segunda semana de estágio, ainda na Cidade do Futebol, em Oeiras, e foi estando sempre restringido a trabalho de recuperação no ginásio, tendo parado hoje.

Portugal impôs-se à Geórgia (4-1), em setembro de 2022, na Covilhã, num particular que resume o histórico de confrontos entre ambos no escalão de 'esperanças', correspondeu ao primeiro de cinco 'ensaios' para a fase final e possibilitou a estreia de Leonardo Lelo.

"Soube [da chamada] no próprio dia em que saiu essa convocatória. Sinceramente, não estava muito à espera na altura, mas foi uma felicidade enorme e hoje aqui estou. Ficará para sempre na minha memória e conseguimos sair com a vitória. Agora, haverá sempre algumas diferenças, mas acho que é possível retirar algo dessa partida. A realidade da Geórgia em nada nos afeta. Vamos fazer o nosso trabalho e procurar a vitória", apontou.

Portugal começa a sua nona participação em fases finais face à Geórgia, na quarta-feira, às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio Boris Paichadze, em Tbilisi, na abertura do Grupo A, que ainda envolve um jogo em simultâneo entre os Países Baixos e a Bélgica.

"Encaramos a expectativa com muita naturalidade. Sabemos que somos candidatos, mas não somos favoritos. O objetivo é chegar o mais longe possível e voltar para casa com o 'caneco', mas vamos pensar jogo a jogo. Acredito que isso é o mais importante. Primeiro, temos de passar a fase de grupos. Depois, podemos pensar nos jogos seguintes", fixou.

?Finalista derrotada em 1994, 2015 e 2021, a formação das 'quinas' precisa de ficar numa das duas primeiras posições da 'poule' para aceder à fase seguinte da prova, que integra 16 participantes pela segunda edição seguida e é coorganizada por Roménia e Geórgia, país que vai receber a final, aprazada para 08 de julho, na Adjarabet Arena, em Batumi.

"Há uma qualidade fantástica no grupo. Todas as posições estão a ser bem disputadas e quem jogar vai procurar dar o melhor. É isso que queremos. Jogue quem jogue, o mais importante é a seleção", traçou Leonardo Lelo, frisando a "qualidade acima da média" do avançado internacional 'AA' Pedro Neto, que elege como colega mais difícil de defrontar.

O lateral canhoto somou 31 jogos, um golo e seis assistências na segunda temporada ao serviço do Casa Pia, que regressou à I Liga 83 anos depois e terminou na 10.ª posição.

"Penso que foi um ano muito bom a todos os níveis. Só tenho de agradecer e continuar a trabalhar. Europeu de sub-21 como montra para o futuro? Neste momento, não penso no que se passa lá fora. O mais importante é a seleção e é nisso que nos focamos", definiu.

Leia Também: Medo da rejeição? Barcelona já prepara alternativa a Gundogan

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas