Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Champions, te quiero'. Manchester City faz história e é campeão europeu

Internacional espanhol Rodri marcou o único golo da partida em Istambul e que selou a primeira vitória dos ingleses na prova milionária. Exibição não foi de encher o olho, mas chegou para fechar a época com três troféus.

'Champions, te quiero'. Manchester City faz história e é campeão europeu

Está feita história na Liga dos Campeões. O Manchester City, de Rúben Dias e Bernardo Silva, conquistou a primeira Champions do seu palmarés, ao bater na final da prova os italianos do Inter, por 1-0.

Num jogo nem sempre bem disputado na cidade turca de Istambul, o golo do espanhol Rodri valeu os festejos dos citizens perante os transalpinos que foram carrascos de FC Porto e Benfica nesta edição da prova.

Filme do jogo

Os citizens, que chegavam a esta final com dois título no bolso, não apresentaram o seu futebol champanhe a que habituaram os seus adeptos, muito por culpa da camisa de forças montada pelos italianos desde o primeiro minuto do encontro no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul.

Ainda assim, os tricampeões ingleses entraram melhor na partida. Aos cinco minutos, Bernardo Silva "dançou" com a bola na grande área do Inter e ganhou espaço para o remate, que saiu por cima. Seguiu-se Haaland a tentar a sua sorte, mas Onana mostrou bons reflexos perante o norueguês.

As notícias pioraram para Pep Guardiola quando De Bruyne teve de ser retirado de campo. À semelhança do que tinha acontecido na última final da Liga dos Campeões em que os citizens tinham estado - diante do Chelsea - o médio belga saiu com problemas físicos deste jogo na Turquia.

Depois de uma primeira parte com pouco para contar, esperava-se um jogo mais animado no segundo tempo e Akanji começou por dar alguma emoção num lance que podia ter dado em golo do Inter. O suíço perdeu o norte ao argentino Lautaro Martínez e valeu Ederson para a defesa.

Do outro lado do campo, o Manchester City, que ainda não tinha perdido esta época na Champions, respondeu com um golo. Numa jogada que contou com o trabalho de Bernardo Silva na direita, a defesa do Inter meteu água e a bola a acabou por chegar ao espanhol Rodri que anotou o único golo do encontro.

Mas a resposta dos italianos não se fez esperar. Praticamente no lance seguinte ao do logo, Dimarco cabeceou na grande área e acertou em cheio na barra. O defesa italiano ainda tentou a recarga, mas a bola bateu em Lukaku, que tinha sido lançado em campo para o lugar de Dzeko. Em cima do apito final, foi Ederson a segurar a vitória com uma defesa incrível a um remate do internacional alemão Gosens.

O Manchester City assegurou, assim, a conquista da primeira Liga dos Campeões do seu palmarés e junta a Champions à Premier League e à Taça de Inglaterra, alcançando um 'treble' que em Inglaterra só tinha sido conseguido pelo Manchester United, em 1998/99.

Momento do jogo: Akanji viu Bernardo Silva solto na direita, o português cruzou atrasado, a defesa do Inter demorou a cortar e, à entrada da área, Rodri atirou certeiro para o fundo das redes.

Equipas iniciais

Manchester City: Ederson, Akanji, Rúben Dias, John Stones, Aké, Rodri, Gundogan, De Bruyne, Bernardo Silva, Grealish e Erling Haaland.

Suplentes: Ortega, Carson, Kyle Walker, Kalvin Phillips, Laporte, Julian Alvarez, Sergio Gomez, Mahrez, Perrone, Phil Foden, Cole Palmer, Rico Lewis

Inter: Onana, Dumfries, Darmian, Acerbi, Bastoni, Dimarco, Barella, Brozovic, Çalhanoğlu. Lautaro, e Dzeko.

Suplentes: Handanovic, Cordaz, Gagliardini, De Vrij, Gosens, Correa, Asllani, Bellanova, Mkhitaryan, D'Ambrosio, Skriniar e Lukaku.

Antevisão

Está à vista o ponto final no futebol europeu esta temporada. Manchester City e Inter disputam este sábado a final da Liga dos Campeões, com os ingleses à procura de um inédito troféu, perante um conjunto italiano que já conta com três 'orelhudas' no palmarés.

No Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, os campeões ingleses, em que alinham os portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva, vão à procura de alcançar o 'treble'- feito em Inglaterra só conseguido pelo Manchester United, em 1998/99.

Já a formação de Milão chega a esta partida depois de enviar para casa o FC Porto e o Benfica em duas eliminatórias seguidas, antes de também ter ultrapassado eterno rival AC Milan, nas 'meias'.

O encontro entre o Manchester City e o Inter tem apito inicial agendado para as 20h00 e poderá seguir, em direto, as principais incidências na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Man. City-Inter: 'Treblemakers' à vista ou carrascos que fazem a festa?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório