Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Evanilson vai voltar a ser o grande protagonista que já foi no FC Porto"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, o antigo avançado analisou a época pouco produtiva do brasileiro ao serviço dos azuis e brancos, deixando ainda uma palavra sobre o futuro de Sérgio Conceição.

"Evanilson vai voltar a ser o grande protagonista que já foi no FC Porto"
Notícias ao Minuto

07:23 - 10/06/23 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

As oficinas no Olival, em Gaia, já fecharam para férias dos jogadores, mas, no FC Porto, já se prepara com afinco a próxima temporada, tendo em vista a possível conquista do título de campeão alcançado pelo Benfica esta época.

Um dos elementos que pouco ajudou os azuis e brancos a alcançar um triplete de troféus em 2022/23 foi Evanilson, que acabou fustigado por muitas lesões ao longo de todo o ano. Outrora figura 'letal', o brasileiro teve uma prestação ofensiva pouco elevada na temporada transata, por causa das muitas paragens a que esteve sujeito.

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Derlei, que brilhou com a camisola dos portistas, analisou a época do brasileiro, mostrando-se esperançado que o camisola 30 dos azuis e brancos vai voltar em força para a nova temporada.

"O Evanilson foi e continua a ser um jogador muito importante no plantel do FC Porto. É um avançado que se movimenta muito, abre muitos espaços e também marca muitos golos. Nesta época, e por causa das lesões, teve uma prestação menos conseguida. Mas ele já mostrou o seu valor e que tem muita qualidade para vestir a camisola do FC Porto. Na próxima época, poderá voltar a ser o jogador que sempre foi e melhorar ainda mais porque tem margem de progressão", começou por dizer o 'ninja', recordando a qualidade ofensiva que Sérgio Conceição tem ao seu serviço no FC Porto.

"O FC Porto tem grandes jogadores na posição de avançado e, por vezes, ficar no banco de suplentes perante o momento de forma de outros companheiros não é demérito do jogador. O Evanilson tem todas as condições para na próxima época voltar a ser protagonista, como foi na época passada", vncou.

A possível saída de Sérgio Conceição também tem sido tema em foco nas últimas semanas, isto apesar do técnico ter mais um ano de contrato. Derlei considera que os dragões devem fazer o que puderem para segurar um técnico que, na sua opinião, é a cara do clube.

"O Sérgio Conceição é um homem da casa, conhece muito bem o clube e, lá dentro, também o conhecem bem. Ao longo destes anos conseguiu manter e elevar ainda mais o nível do FC Porto no que toca a exibições. Mesmo com a saída de jogadores importantes e muitas mexidas no plantel, o Sérgio conseguiu manter o nível elevado. Mas é evidente que, neste momento, se fale da renovação e até da saída. Se o Sérgio quiser continuar, vai ter todas as condições para isso. No entanto, qualquer equipa na Europa gostaria de ter uma treinador como ele. É de se esperar que haja uma proposta de algum clube a procurar pelo Sérgio Conceição. Mas, pelo que conhecemos dele, até por tudo o que tem no FC Porto, enquanto o clube lhe oferecer as condições ideias para ele trabalhar, acredito que ele continuará", frisou Derlei.

A época 2022/23 fechou sem a conquista do campeonato, que caiu para o lado do Benfica, mas o FC Porto levou para casa três dos quatro títulos internos. O brasileiro faz um balanço positivo da temporada que agora findou.

"Depende da perspetiva. Um clube como o FC Porto, que ganhou a Taça da Liga e de Portugal, nunca se dá satisfeito por essas conquistas. Nós sabemos como o clube funciona. O FC Porto quer ganhar tudo, apesar de não ter ganho o campeonato. O Benfica foi o vencedor com mérito, porque foi o mais consistente ao longo da época, apesar de ter sofrido um pouco no final. Para o FC Porto, foi uma ótima época, mas não a melhor a melhor de sempre, nem mesmo a melhor do Sérgio Conceição. Todo o clube e o staff espera a conquista do campeonato nacional, mas, quando isso não acontece, é preciso ganhar a Taça de Portugal. E foi o que o Sérgio fez, ganhou o que esteve ao seu alcance", apontou Derlei, que antevê um regresso dos dragões às conquistas das competições europeias e com Sérgio Conceição ao leme, ele que esteve presente na última Champions vencida pelos portistas.

"Para os adeptos, o melhor era ganhar a I Liga e a Liga dos Campeões. Mas, com o tempo, o FC Porto vai voltar a essas conquistas novamente. Com o Sérgio Conceição à frente, o clube tem essas condições. Claro que não é fácil ganhar as competições europeias, mas, nos últimos ano,s o FC Porto tem chegado às fases mais adiantadas, nomeadamente, os quartos de final. O FC Porto é um clube que espera conquistar todas as competições em que está envolvido e naturalmente que na próxima época vão voltar a ter essa ambição de vencer as provas europeias. O Sérgio também tem essa ambição e ficaria satisfeito se isso acontecesse no FC Porto. Mas como disse, há clubes com maior poderio financeiro que têm tentado vencer a competição e até agora não o conseguiram. Mais cedo ou mais tarde, vai voltar a acontecer", finalizou.

Leia Também: Processo disciplinar para Colombatto por alegado insulto racista a Pepe

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório