Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Passagem pelo Sporting não foi um bicho de sete cabeças. Pelo contrário"

Médio argentino terminou contrato com o Arouca, mas não fecha a porta à continuidade no futebol português, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto. Passagem por Alvalade também foi recordada e as memórias não podiam ser melhores, garante.

"Passagem pelo Sporting não foi um bicho de sete cabeças. Pelo contrário"
Notícias ao Minuto

08:00 - 07/06/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Alan Ruiz foi uma das grandes figuras do Arouca, clube que conseguiu alcançar o quinto lugar do campeonato na temporada que agora terminou, garantindo, também, o acesso às competições europeias. A formação arouquense vai, assim, disputar a Liga Conferência na próxima época, mas sem a participação do médio argentino, uma vez que o contrato que ligava as partes chegou ao fim. 

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Alan Ruiz garante sentir ter cumprido a missão a que se propôs aquando a chegada a Arouca, não esquecendo o papel do treinador Armando Evangelista na forma como se impôs nas primeiras escolhas. 

"O balanço é muito positivo. Alcançámos o objetivo a que me comprometi quando cheguei e fico muito contente. Senti-me muito bem com o míster Armando Evangelista. Foi muito tranquilo. A confiança que me deu foi muito importante e isso refletiu-se dentro de campo", começa por dizer o jogador de 26 anos, que se encontra a aproveitar o período de férias na Argentina, junto da família. 

Alan Ruiz explica, ainda, que o segredo do sucesso do Arouca, que alcançou os 54 pontos, igualando a melhor classificação de sempre do clube na I Liga, esteve no grupo, sem esquecer as pessoas que estiveram à volta do mesmo durante toda a temporada. 

"O segredo foi o grupo e a equipa técnica. Foi tudo em conjunto. Sem um bom grupo, creio que é impossível conseguir alcançar coisas importantes no futebol. O grupo foi muito bom, toda a gente que estava à nossa volta ajudou ao crescimento da equipa", vinca. 

Com um saldo total de quatro golos e cinco assistências em 2022/23, Alan Ruiz recusa, porém, classificar a temporada como a melhor da sua carreira, preferindo olhar para o facto de ter ajudado o Arouca a cumprir a meta europeia. 

"Não diria que foi a melhor. Foi mais uma temporada, uma boa temporada. Chegou ao fim e conseguimos o nosso objetivo", frisa o argentino, de 29 anos. 

Futuro ainda "não está fechado"

Com o ciclo em Arouca fechado, Alan Ruiz está agora na condição de jogador livre, mas diz estar tranquilo quanto ao futuro, sublinhando não ter nada decidido até ao momento. 

"Agora estou a desfrutar das minhas férias e ainda não tenho nada fechado. O que aparecer vai ser analisado e, bom, depois tomaremos a melhor decisão possível", afirma o jogador que apenas não participou em três das 34 jornadas do campeonato. 

Questionado se gostaria de permanecer no futebol português, Alan Ruiz confessa que esse é um cenário que lhe agrada, ao mesmo tempo que afirma sentir-se bem a viver em Portugal. 

"Sim, posso continuar a minha carreira em Portugal, mas também pode ser noutro lado. Claro que seria importante ficar em Portugal, porque é um campeonato que eu conheço e no qual me sinto muito bem. E, claro, gosto de viver em Portugal", admite, não abrindo o jogo se regressar ao futebol argentino também é uma opção. 

"Agora regressei a Argentina para aproveitar as férias com a minha família e com os meus amigos. E depois logo se verá", atira. 

Sporting não é um "bicho de sete cabeças"

A passagem de Alan Ruiz pelo futebol português começou anos antes no Sporting. Em 2016/17 foi indiscutível em Alvalade com Jorge Jesus e o médio argentino olha para a passagem por Alvalade como algo positivo, contrariando aquilo que as "pessoas dizem". 

"Foram tempos muito bons. Não sei por que razão as pessoas falam da minha passagem pelo Sporting como um bicho de sete cabeças. É tudo ao contrário. No Sporting senti-me muito bem, tentei sempre dar o melhor dentro de campo e a verdade é que é foi muito importante para mim. Gostei muito de lá estar. O Sporting foi um grande passo na minha carreira e continuará a ser sempre", argumenta, antes de deixar elogios a Jorge Jesus. 

"Sim, claro que melhorei com Jorge Jesus. É um treinador muito bom. Não foi só comigo. Ele conseguiu desenvolver vários jogadores", recorda. 

Notícias ao Minuto Alan Ruiz marcou sete golos num total de 32 jogos com a camisola do Sporting. © Getty Images  

Sonho é continuar a jogar

Alan Ruiz diz ainda não ter grandes planos para o futuro, estando apenas focado em "aproveitar o presente". O sonho é apenas e só "continuar a jogar futebol" por vários anos.

"Que venha o melhor... Não tenho nada pensado para o futuro. Eu gosto de desfrutar do presente e o futuro logo se verá. O meu único sonho é continuar a jogar futebol e desfrutar daquilo que gosto de fazer em campo", remata o médio argentino nascido em La Plata. 

Leia Também: Oficial: Armando Evangelista deixa comando do Arouca

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório