Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fiorentina e West Ham a uma final europeia para vencer Liga Conferência

Fiorentina e West Ham estão de regresso a uma final europeia e vão tentar, em Praga, conquistar a segunda edição da Liga Conferência Europa de futebol, depois de ambas no passado terem encontrado sucesso nas Taça da Taças.

Fiorentina e West Ham a uma final europeia para vencer Liga Conferência
Notícias ao Minuto

14:46 - 05/06/23 por Lusa

Desporto Liga Conferência

Na Arena Fortuna, na capital da República Checa, a Fiorentina prepara-se para viver a quinta final da sua história, a primeira desde 1990, enquanto o West Ham está pela terceira vez num jogo decisivo da prova europeia, algo que não acontecia desde os anos 70 do século passado.

Italianos e ingleses têm a comum a conquista de uma Taça das Taças, prova entretanto extinta pela UEFA e que teve a sua última edição em 1998/99, com o emblema de Florença a levantar esse troféu em 1960/61, enquanto os londrinos alcançaram esse feito pouco depois, em 1964/65.

A Fiorentina bateu o Rangers por 4-1, no aglomerado de dois jogos, mas já antes, em 1957, tinha tido a possibilidade de conquistar a Taça dos Campeões Europeus, acabando por ser derrotada pelo Real Madrid (2-0).

Seguiu-se nova final para os italianos em 1961/62, com um desaire na Taça das Taças com Atlético Madrid (3-0), e, em 1989/90, a Fiorentina falhou a conquista da Taça UEFA à custa da Juventus, que somou 3-1 nos dois duelos disputados.

Já o West Ham, depois de ter vencido o 1860 Munique por 2-0 em 1964/65, regressou à final da Taça da Taças em 1975/76, mas acabou derrotado pelo Anderlecht (4-2).

Treinado por Vincenzo Italiano, que cumpre a segunda temporada no clube, a Fiorentina vai disputar a segunda final da época, após ter falhado a conquista da Taça de Itália com um desaire perante o Inter Milão (2-1).

Oitavo classificado na Serie A, na Liga Conferência Europeia, o emblema de Florença foi o 'carrasco' do Sporting de Braga na competição, no 'play-off' de acesso aos oitavos de final, com triunfos no Minho (4-0) e em Itália (3-2).

Antes disso, a Fiorentina tinha sido segundo classificada no Grupo A, atrás do Istanbul Basaksehir, e, já depois de afastar o Braga, deixou pelo caminho Sivasspor, Lech Poznan e Basileia.

O avançado brasileiro Artur Cabral é o melhor marcador da Liga Conferência Europa com sete golos e tem sido a grande figura da campanha da Fiorentina, que também teve a contribuição do sérvio Luka Jovic, ex-Benfica, que assinou seis tentos.

O avançado costa-marfinense Christian Kouamé e o lateral internacional italiano Cristiano Biraghi também estiveram em destaque, ambos com cinco assistências.

Por seu lado, o West Ham cedeu apenas um empate (1-1 com o Gent quartos de final) em toda a caminhada até chegar a Praga, vencendo todas as restantes partidas.

Os ingleses, que terminaram a Premier League num baixo 14.º lugar, conquistaram o Grupo B só com triunfos, seguindo-se as eliminações de AEK Larnaca, Gent e AZ Alkmaar.

O internacional jamaicano Michail António contribuiu com seis golos, numa equipa que tem como principais figuras o internacional inglês Declan Rice, o médio brasileiro Lucas Paquetá e o extremo Bowen.

Aos 60 anos e na sua quinta temporada consecutiva no West Ham, o técnico David Moyes vai tentar conquistar o primeiro título da carreira.

Com capacidade para 18 mil pessoas, a Arena Fortuna, em Praga, vai receber a sua primeira final europeia, numa partida que será apitada pelo espanhol Carlos del Cerro Grande, que terá o contributo do português Tiago Martins como assistência do VAR.

Além do troféu, a conquista da Liga Conferência Europa garante um lugar na fase de grupos da Liga Europa da próxima temporada.

A final está agendada para as 20:00 (horas de Lisboa).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório