Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Sp. Braga-FC Porto: Prova rainha fecha 'cortina' de 2022/23

Pontapé de saída agendado para as 17h15.

Sp. Braga-FC Porto: Prova rainha fecha 'cortina' de 2022/23
Notícias ao Minuto

07:36 - 04/06/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Chegou o dia mais esperado para Sp. Braga e FC Porto. Este domingo só um deles pode conquistar a Taça de Portugal num jogo que já se tornou num dos duelos mais apetecíveis do futebol português. Os minhotos tentam repetir o feito de há sete anos, quando venceram a prova rainha no Jamor no desempate por grandes penalidades frente ao FC Porto, ao passo que os dragões tentam 'esquecer' o campeonato e juntar a Taça de Portugal à Taça da Liga e à Supertaça, ao mesmo tempo que tentam revalidar o título da temporada passada. 

Os ingredientes são, assim, mais do que muitos e prometem trazer muita emoção ao Jamor, que contará com casa cheia para assistir ao jogo que irá colocar um ponto final na temporada desportiva 2022/23 em Portugal. 

Nas respetivas conferências de imprensa, Artur Jorge e Sérgio Conceição trocaram elogios, mas não deixaram de salientar que as suas equipas vão entrar em campo com o objetivo de vencer, custe o que custar. 

A final da Taça de Portugal tem pontapé de saída agendado para as 17h15 e será dirigida pelo árbitro João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga. 

Treinadores em discurso direto 

Artur Jorge

Ganhar a Taça coloca o Braga como quarto grande em Portugal? Precisamos de ganhar muitas vezes. Temos mais de 100 anos de história e três Taças de Portugal conquistadas. Temos de conquistar troféus para ter essa afirmação. A verdade é que temos um ciclo de vida mais curto do que Benfica, FC Porto e Sporting. Têm uma história mais longa do que a nossa. Há uns anos a esta parte, a história catapultou-nos para os lugares de cima e temos agora um carimbo de qualidade. É isso que queremos continuar a fazer. A conquista do troféu vai-nos valorizar enquanto clube, mas a não conquistar não nos vai anular tudo o que fizemos até agora. Temos de ser pacientes, perceber que temos um caminho longo para percorrer e de forma serena, onde a palavra ambição faça parte. Temos de ser fiéis à determinação que mostrámos esta época. Batemos todos os recordes do Sporting de Braga na I Liga e estamos a fazer uma época extraordinária. É neste caminho que queremos crescer e colocar o Sporting de Braga noutros patamares.

Jogo mais importante da sua carreira? Se não o quiser considerar como o mais importante, é um jogo com um simbolismo muito forte e uma carga emocional muito grande. A minha família alugou um autocarro para virem juntos e disfrutar. Eu também já vim como adepto. Terei cá muita gente. Teremos os nossos incondicionais adeptos também. Para mim será o primeiro título que posso conquistar. Tenho jogadores que já conquistaram títulos e isso dá-me confiança. Seria fantástico terminar a minha primeira época como terminámos na I Liga e com a Taça.

FC Porto favorito para amanhã? Diria que temos iguais condições para ganhar o jogo amanhã. Em termos motivacionais e da capacidade de uma e outra equipa, não creio que haja condições para dizer que existe maior favoritismo. Procuraremos ser competentes e competitivos para podemos ganhar o troféu.

Sérgio Conceição

FC Porto com mais responsabilidade do que Sp. Braga? Cada jogo tem a sua história. É uma final que vai ficar decidida amanhã. Em relação à responsabilidade, ouvi a conferência do meu colega [Artur Jorge] e, como ele admitiu, é 50/50. A distância entre os dois clubes é muito menos que há alguns anos. Estamos a falar de um treinador que bateu recordes no Sporting de Braga, que fez um excelente campeonato. Nós fizemos um campeonato muito bom, mas não foi excelente, não o ganhámos.

Ganhar a Taça salva a época? Isso não existe. Podemos acabar a época com três títulos dos quatro nacionais. É nisso que pensamos. Trabalhámos da mesma forma. Desde o jogo frente ao Anadia até ao de amanhã, a forma de estar foi a mesma. O espírito foi o mesmo.

Preparação do duelo: É um campo teórico. Os jogos mais acessíveis não o foram e nos jogos ditos mais complicados demos uma outra resposta. Cada jogo é um jogo. A estratégia que temos, aliada ao estado emocional, vai ser importante. Está tudo relacionado com a ambição da equipa, não quem tem mais ou menos, mas sim por quem está habituado a ganhar, que acresce essa vontade. Amanhã é como se fosse o primeiro título para nós.
 
 

Últimos resultados

Sp. Braga: VEVDV

FC Porto: VVVVV

Últimos onzes 

Sp. Braga: Tiago Sá, Víctor Gómez , Sikou Niakaté, Paulo Oliveira, Joe Mendes, Bruma, Al Musrati, Pizzi, Álvaro Djaló, Abel Ruiz, Ricardo Horta.

FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Pepe, Iván Marcano, Wendell, Otávio, Matheus Uribe, Stephen Eustáquio, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Evanilson.

Ausentes 

Sp. Braga: Sequeira (lesionado); Tormena e Borja (em dúvida).

FC Porto: João Mário e Fernando Andrade (lesionados). 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório