Powered bySolverde
Disclaimer

Estrelas do futebol senegalês apelam ao fim da violência no país

Estrelas do futebol senegalês, como o avançado do Bayern de Munique Sadio Mané, apelaram hoje ao fim da violência que já fez nove mortos no país, após a condenação, na quinta-feira, do político da oposição Ousmane Sonko.

FC Bayern München v 1. FC Union Berlin - Bundesliga

© Getty Images

Lusa
02/06/2023 20:02 ‧ 02/06/2023 por Lusa

Desporto

Senegal

"Já foi derramado demasiado sangue nos últimos dois anos. É essencial que todas as partes interessadas na nação unam imediatamente os seus esforços para restaurar a paz", escreveu Sadio Mané, avançado e goleador dos "Leões", a alcunha da seleção nacional, no Instagram. Mané apelou à "preservação" da juventude (no Senegal), que classificou de "maior ativo" do país.

Abdou Diallo, defesa do Leipzig, também na Alemanha, lamentou no Twitter que "o sangue está a correr livremente e a situação está a deteriorar-se" no país. Apelou a que "aqueles que podem resolver a situação" o façam "o mais rapidamente possível, independentemente das opiniões pessoais", porque "há vidas em jogo".

Um apelo semelhante foi feito pelo avançado Famara Diedhiou, do Granada, clube da segunda divisão espanhola promovido este ano à La Liga.

Na mesma rede social, o jogador disse ser "a favor da calma e da paz" no Senegal, que "sempre foi um país de referência não só em África, mas em todo o mundo". Mas "está a ser derramado demasiado sangue, o sangue dos nossos próprios irmãos".

Sonko, terceiro candidato às eleições presidenciais de 2019 e opositor radical do Presidente Macky Sall, foi condenado na quinta-feira por um tribunal penal de Dacar a dois anos de prisão por ter "debochado" de uma jovem com menos de 21 anos.

No entanto, o tribunal absolveu-o das acusações de violação e de ameaças de morte pelas quais estava a ser julgado. De acordo com o código eleitoral, esta decisão parece tornar Sonko inelegível para as eleições presidenciais de 2024.

Sonko tem negado sistematicamente as acusações, alegando que o governo está a tentar incriminá-lo para o manter fora das eleições presidenciais.

A violência entre os jovens e a polícia, que eclodiu após o veredicto, causou a morte de nove pessoas. Desde 2021, já tinham sido mortos cerca de vinte civis em distúrbios relacionados, em grande parte, com os problemas judiciais de Sonko.

No Senegal, detentor da Taça das Nações Africanas, o primeiro troféu conquistado pela seleção nacional de futebol, em fevereiro de 2022, nos Camarões, os jogadores da seleção nacional são adorados.

Leia Também: Liliana Cá fora do pódio no lançamento do disco em etapa da Liga Diamante

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas