Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

A lógica inverteu na Taça de Portugal. Braga sorri e FC Porto 'amolece'

Registos desde a viragem do milénio nos confrontos entre os finalistas da presente edição da Prova-Rainha não deixam margem para dúvidas. Bracarenses sorriem cada vez mais frente aos dragões.

A lógica inverteu na Taça de Portugal. Braga sorri e FC Porto 'amolece'
Notícias ao Minuto

07:13 - 02/06/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

Aproxima-se o dia da tão ambicionada final da Taça de Portugal, que será disputada já este domingo, entre Sporting de Braga e FC Porto, no Estádio Nacional do Jamor. O histórico, esse, até é bastante favorável aos dragões, exceção feita ao que tem acontecido desde a viragem do milénio.

No século XX, bracarenses e dragões encontraram-se em diversas fases da prova rainha por 13 ocasiões, sendo que o FC Porto sorriu por 11 vezes (uma delas na final de 1976/77), com registo ainda para um empate e uma derrota.

Acontece que, desde a viragem do milénio, a lógica inverteu. E de que maneira... Em oito confrontos diretos na competição, o Sporting de Braga triunfou em metade das ocasiões, tendo ainda somado dois empates e duas derrotas.

Entre oscilações que possibilitaram mais sorrisos aos arsenalistas, o último duelo no Jamor apenas se resolveu nas grandes penalidades (4-2) após um empate eletrizante ao fim de 120 minutos (2-2), permitindo aos minhotos a conquista da segunda Taça de Portugal da sua história, em 2016.

Época Resultado Fase da prova
2001/02 FC Porto 1-2 Sporting de Braga 'Quartos'
2003/02 Sporting de Braga 1-3 FC Porto 'Meias'
2012/13 Sporting de Braga 2-1 FC Porto 'Oitavos'
2015/16 Sporting de Braga 2-2 FC Porto (4-2 após g.p.) Final
2018/19 FC Porto 3-0 Sporting de Braga 'Meias' (1.ª mão)
2018/19 Sporting de Braga 1-1 FC Porto 'Meias' (2.ª mão)
2020/21 Sporting de Braga 1-1 FC Porto 'Meias' (1.ª mão)
2020/21 FC Porto 2-3 Sporting de Braga 'Meias' (2.ª mão)

'Reinado' de Conceição trouxe equilíbrio

A final perdida em 2015/2016 acabou por marcar o fim do curto período de hegemonia do Sporting de Braga nos confrontos diretos, mas não se pode dizer que o FC Porto se tenha superiorizado no 'reinado', de Sérgio Conceição, desde 2017. No máximo, um equilíbrio... que pode ser desfeito na final deste domingo.

Dragões e bracarenses defrontaram-se outras quatro vezes, sempre nas 'meias' da Taça de Portugal, a duas mãos, sendo que cada um deles garantiu uma passagem à final.

O FC Porto deixou o 'amolecimento' de lado e sorriu em 2018/19, tendo depois perdido no Jamor, frente ao Sporting (2-2, 5-4 após grandes penalidades). Já o Sporting de Braga garantiu a passagem em 2020/21, numa final disputada em Coimbra, com um triunfo frente ao Benfica por 2-0 a permitir a conquista da terceira Taça de Portugal da sua história.

Desta vez, Sérgio Conceição terá a oportunidade de defrontar a ex-equipa - que orientou em 2014/15, época marcada por nova final no Jamor, perdida para o Sporting nas grandes penalidades (2-2, 3-1 após grandes penalidades) - na final da Taça de Portugal, competição vencida pelo FC Porto na temporada passada, diante do Tondela (3-1). Será que conseguirá desfazer o equilíbrio do seu 'reinado' a seu favor... ou cairá para o lado dos minhotos?

Notícias ao Minuto Último confronto no Jamor deixou o Sporting de Braga a festejar.© Getty Images  

Leia Também: Sampaio e Cavaco rimam com FC Porto. Marcelo dá sorte ao clube do coração

Leia Também: E se só contasse o selo nacional? Benfica campeão, FC Porto caía a pique

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório