Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Roger Schmidt é o primeiro treinador alemão a vencer campeonato português

Roger Schmidt, campeão pelo Benfica, tornou-se o primeiro alemão a vencer a I Liga portuguesa de futebol e o estrangeiro número um a consegui-lo desde o triunfo do neerlandês Co Adriaanse em 2005/06, pelo FC Porto.

Roger Schmidt é o primeiro treinador alemão a vencer campeonato português
Notícias ao Minuto

07:25 - 29/05/23 por Lusa

Desporto I Liga

Na primeira época no campeonato luso, o ex-técnico do PSV Eindhoven, nascido há 56 anos em Kierspe, conseguiu conquistar a prova, colocando um ponto final numa sequência de 16 vitórias consecutivas de treinadores lusos.

Schmidt, que entre os alemães sucede na Luz a Jupp Heynckes (1999/2001), foi a primeira aposta do Benfica num técnico estrangeiro desde o espanhol Quique Flores, em 2008/09, sendo que os 'encarnados' não ganhavam com um 'forasteiro' desde a vitória do italiano Giovanni Trapattoni, quatro anos antes.

Na lista dos campeões, o germânico, também ex-treinador de Salzburgo e Bayer Leverkusen, é o 55.º técnico a vencer o campeonato e o 29.º estrangeiro.

O responsável pela equipa 'encarnada', que sucede na lista dos vencedores ao portista Sérgio Conceição, entra para o 25.º lugar do 'ranking' de campeões, dois anos depois da chegada de Rúben Amorim, que levou o Sporting ao título em 2020/21.

Na história do campeonato, a maioria dos campeões tiveram 'dedo' estrangeiro, num total de 54, enquanto 42 tiveram a contribuição de portugueses.

Em sete ocasiões, os vencedores da prova foram conduzidos por mais de um técnico, com destaque para os três do Benfica na época 1967/68: o chileno Fernando Riera, o português Fernando Cabrita e o brasileiro Otto Glória.

Em 1958/59, o FC Porto venceu com uma parceria luso-húngara, e, em 1961/62 e 1990/2000, o Sporting arrancou com um estrangeiro -- primeiro um brasileiro e depois um italiano -- e acabou com um português.

Na história dos campeões, há ainda dois que contaram com dois técnicos nacionais, o Sporting, em 1979/80, e, mais recentemente, em 2018/19, o Benfica, que começou a época sob o comando de Rui Vitória e acabou-a liderado por Bruno Lage.

No 'ranking' por nacionalidades, os portugueses lideram, naturalmente, com participações em 42 títulos, sendo secundados pelos húngaros, com 17, os ingleses, com 13, os brasileiros, com 10, e, já mais ao longe, os chilenos e os suecos, ambos com três.

A lista de campeões ostenta ainda dois títulos com marca romena e outros tantos com italiana, enquanto o Uruguai, a Jugoslávia e os Países Baixos contam um cetro, sendo agora acompanhados pela Alemanha, de Roger Schmidt.

Leia Também: FC Porto renasce tarde e Sérgio Conceição volta a falhar bicampeonato

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório