Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Artur Jorge conduz Sporting de Braga ao pódio e a época histórica

Com uma grande temporada, o Sporting de Braga ficou em terceiro lugar na I Liga de futebol pela terceira vez, duas com 'selo' de Artur Jorge, e estabeleceu novos recordes de pontos, vitórias e golos.

Artur Jorge conduz Sporting de Braga ao pódio e a época histórica
Notícias ao Minuto

07:28 - 29/05/23 por Lusa

Desporto I Liga

O clube bracarense atinge pela quarta vez na sua história um lugar no pódio, depois do segundo lugar em 2009/10 e dos terceiros em 2011/12, 2019/20 e esta temporada.

Na primeira temporada como treinador na I Liga desde a primeira jornada, Artur Jorge repete o terceiro lugar que ajudou a alcançar em 2019/20, liderando então a equipa nas últimas cinco jornadas, mas com um contributo decisivo na vitória ao 'sprint' sobre o Sporting materializada na derradeira ronda.

Muito consistente e com vários jogadores no auge do binómio experiência/condição física, a equipa esteve desde a terceira jornada no pódio, no segundo e terceiro lugares, e quebrou vários recordes internos: de pontos (78), vitórias (25) e golos (75).

A equipa minhota apurou-se para a Liga dos Campeões (ainda que, para já, apenas para a terceira pré-eliminatória), sendo que, admitiu publicamente o clube após carimbar o feito, esse era o objetivo desde o primeiro dia da pré-época.

Com um empate caseiro no arranque (3-3 ante o Sporting) e seis triunfos consecutivos depois -- melhor série vitoriosa da temporada --, o Sporting de Braga embalou para um grande campeonato que nem as duas derrotas seguidas com FC Porto (4-1, no 'Dragão') e Desportivo de Chaves (1-0, em casa), na oitava e nona jornadas, travaram.

No penúltimo dia de 2022, na 'Pedreira', após cerca de um mês e meio de interregno por causa do campeonato do Mundo no Qatar, a vitória por 3-0 - e a grande exibição - diante de um Benfica até aí invicto em todas as provas fizeram o Sporting de Braga acreditar que era possível algo mais que o 'habitual' quarto lugar dos últimos anos.

Após a derrota dos 'encarnados' em Chaves (1-0), à 28.ª jornada, os minhotos ficaram a seis pontos da liderança e os adeptos acreditaram mesmo no 'sonho' do título, até porque, três rondas depois, iriam defrontar os 'encarnados', mas a derrota na Luz (1-0), 'matou' essa ambição.

Seria o Benfica a 'ajudar' a festejar no 'sofá' o terceiro lugar, ao empatar, já no período de descontos, diante do Sporting (2-2), em Alvalade, tornando impossível uma eventual, mas remota, ultrapassagem dos 'leões' na última jornada.

A pior derrota da turma minhota foi em Alvalade, uma goleada por 5-0, e o melhor resultado o triunfo esmagador por 6-0 sobre o Arouca, também fora de portas.

As contratações, no mercado de inverno, de Bruma e Pizzi revelar-se-iam certeiras, com os internacionais 'AA' a acrescentarem qualidade e experiência à equipa, que não sentiu a saída do avançado internacional sub-21 Vitinha, em janeiro, para os franceses do Marselha, um novo recorde de vendas do Sporting de Braga (32 milhões de euros).

Ricardo Horta voltou a destacar-se como melhor marcador da equipa no campeonato (14), num conjunto em que o guarda-redes Matheus e o médio Al Musrati também foram figuras de proa.

Leia Também: Sporting fora do pódio pela segunda vez em 10 anos (novamente com Amorim)

Leia Também: Roger Schmidt é o primeiro treinador alemão a vencer campeonato português

Leia Também: 11 dos 18 clubes da I Liga seguraram treinadores do princípio ao fim

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório