"Título? Acredito. Sempre foi o meu discurso e será até às 20h de amanhã"
Treinador do FC Porto sabe das dificuldades de conquistar o bicampeonato, mas não atira a toalha ao chão.

© FC Porto

Ao Minuto
Desporto
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição lançou nesta sexta-feira o duelo entre FC Porto e Vitória SC, agendado para o sábado. Os dragões vão jogar a derradeira jornada da I Liga, estando dependentes do Benfica para assegurarem a revalidação do título.
Sérgio Conceição não atirou a toalha ao chão numa luta que concorda ser complicada para os dragões. O discurso do técnico dos azuis e brancos não vai mudar, mantendo a equipa dentro de uma luta que, disse, foi influenciada por terceiros.
Em caso de derrota das águias frente ao Santa Clara, o FC Porto terá de vencer o Vitória SC em casa. Se houve empate na Luz, os dragões terão de quebrar a barreira estabelecida pela diferença de golos, que poderá ser superior a 11 golos. Uma derrota frente aos vitorianos entrega de bandeja o 38.º título aos encarnados.
Confira na íntegra as palavras de Sérgio Conceição em conferência de imprensa.
DESTAQUES
EM DIRETO
Maus arranques exigem bons finais
Tiago Antunes | há 1 semana
Tínhamos de ser mais consistentes durante a época toda porque se o fôssemos no início como estamos a ser agora, a classificação seria diferente.
Arbitragem pode condicionar o FC Porto?
Tiago Antunes | há 1 semana
No nosso jogo, temos o melhor árbitro português. Dos outros jogos não falo.
Mudar a estratégia para marcar muitos golos
Tiago Antunes | há 1 semana
Normalmente, faço-o para ganhar o jogo. trabalhamos para ganhar o jogo. Houve um jogo que meti muita gente na frente para continuar na luta e somar três pontos. Gosto do equilíbrio, que a equipa faça golos, mas que não sofra. Tem a ver com consistência, não só dos momentos em que temos a bola, mas também quando não temos. Ficar 6-4, para mim, não está bem. Dentro daquilo que é o perfecionismo nos diferentes momentos do jogo, é entrar em contradição e não o faço.
Necessidade de pressionar a equipa
Tiago Antunes | há 1 semana
Faz parte da minha forma de estar. A equipa é pressionante, eu sou pressionante. Sou muito incisivo nas coisas que quero. A equipa é pouco a imagem do treinador. Eu sou muito exigente comigo, é no elogio que fico desconfiado. Fico mais confortável quando criticam, chamam nomes, assobiam. Por isso é que digo que nos melhores momentos se tende a relaxar. Para quem gosta, ganhar passa a ser um vício. Eu gosto de ganhar e acho anormal perder. Se quiser mudar para ser simpático para algumas pessoas, não consigo, não sou eu. Pego nas minhas malinhas e vou para Coimbra, para Anadia, para a minha casa.
Possibilidade de 'morrer na praia'
Tiago Antunes | há 1 semana
Fomos resilientes na forma de estar. Faz parte do ADN desta equipa, não atirar a toalha ao chão. É uma características dos jogadores da equipa, do clube, da região. Temos de perceber que nem tudo fizemos bem, não é normal. Estamos habituados a dar uma resposta fantástica ano após ano, passámos sempre a barreira dos 85 pontos, mas não jogamos sozinhos. Temos de ser cada vez mais fortes a todos os níveis, mesmo quando existem adversidades inerentes ao jogo, junta-se uma terceira equipa que nem sempre é feliz.
Algum momento difícil de digerir neste campeonato?
Tiago Antunes | há 1 semana
Temos de ultrapassar obrigatoriamente. Agora, se me diz que houve jogos em que tivemos bem posicionados para ganhar o jogo ou para, no mínimo, empatarmos, tivemos. Talvez seja a melhor segunda volta, caso ganhemos, melhor que o campeonato que ganhámos. No início foi mais difícil, mas faz parte das evolução das equipas. Um ou outro jogo custou, umas vezes por culpa própria, outras por culpa de terceiros. Esta é a grande realidade. Há erros, não gosto de dizer coincidências, mas todos os jogos em que perdemos pontos ao longo dos anos que estou aqui ficam-me na cabeça e trabalhamos sobre eles para evoluir a equipa e os jogadores. A equipa será sempre mais forte e este campeonato foi um bocadinho por aí. Falámos algumas vezes disso aqui, chegámos a um ponto em que somos mais maduros, estamos mais espertos, não é manhosos. Chegamos a um ponto em que a equipa fica mais consistente.
Lado emocional pode mexer com a equipa?
Tiago Antunes | há 1 semana
Esse é o verdadeiro trabalho, mais emocional, mas não acontece. Somos profissionais de futebol, estamos neste ramo, sabemos que a vida dos jogadores, dos treinadores, dos clubes, é assim mesmo. Temos de olhar para o passado recente e o futuro próximo. Temos dois títulos ganhos, uma inédita Taça da Liga, a Supertaça e lutamos por dois títulos. Um depende de nós, o outro, de amanhã, não. Vamos ver o que acontece até ao último segundo do jogo com o Vitória SC. No domingo, depende de nós, o que fizemos. Como amanhã queremos ganhar o jogo, depende da forma como vamos estar no mesmo e trabalhando contra uma equipas e organiza bem defensivamente, que não precisa de muitas oportunidades para fazer golos. Olhamos para a boa formação defensiva do Vitória e o que podemos provocar para desmontar a boa capacidade de defender. Isso, para mim, é que é mais importante, focar só no desmontar o adversário e sermos consistentes em termos defensivos. É assim que vai ser o jogo, é assim que pensamos, o ambiente foi igual ao das semanas passadas. Tranquilo, confiante para dar boa resposta amanhã.
Razões para o FC Porto estar atrás na luta pelo título
Tiago Antunes | há 1 semana
Há jogos na época que não foram tão positivos. No dito campeonato dos grandes, estamos à frente. É porque não fizemos bem as coisas contra equipas teoricamente mais acessíveis, mas já falámos disso.
Benfica ou FC Porto: quem merece mais o título?
Tiago Antunes | há 1 semana
Nós estamos a fazer o nosso trabalho. Amanhã saberemos o que vai acontecer. Isto do merecer ou não merecer... Não há mais nada a dizer.
Forças do Santa Clara para a Luz
Tiago Antunes | há 1 semana
Espero que o Vitória faça um jogo dentro do que tem feito nos últimos jogos, que os tem ganho, e espero que o FC Porto esteja à altura dentro de um jogo que vai difícil, vamos ter de estar muito concentrados quando tivermos e não tivermos a bola para ganharmos o jogo. O que se passa noutro campos, nunca falei de outras equipas. Estou a falar de outras equipas que não o adversário direto, não vou fazê-lo hoje.
Ainda acredita no título?
Tiago Antunes | há 1 semana
Sim, acredito.
Confiança da equipa no título
Tiago Antunes | há 1 semana
Vocês já me conhecem, posso ser repetitivo, mas é o que eu sinto. Acho que a confiança não tem a ver com qualquer tipo de situação que se possa pensar. Tem a ver com o dia-a-dia e aquilo que adquirimos no nosso trabalho, fazer o nosso jogo, ganhá-lo. Por volta das 20 horas, saberemos quem é o campeão. Concentrados, focados no jogo. Se ainda acredito? Obviamente. Sempre foi o meu discurso e será até às 20 horas de amanhã, dependendo dos descontos e do prolongar do jogo.
Que jogo espera no sábado
Tiago Antunes | há 1 semana
Antes de mais, como é o último jogo de campeonato e a última conferência, queria começar por agradecer a todos os adeptos porque amanhã vamos ter mais uma casa muito bem composta. Agradecer a todos aqueles que acompanharam a equipa, não só em casa, mas principalmente nos jogos fora, deram um apoio fantástico e transformaram cada estádio num mini Dragão. Um obrigado a todos, até porque a assistência média é só comparável à 2017/18, a minha primeira, e a 2003/04. São uma mais valia do clube. Agradecer a vocês, alguns não estão cá. Às vezes tiveram de esperar um bocadinho pelo treino e preparação daquilo que é mais importante, o jogo. Desculpas/obrigado. Respondendo à questão, espero um jogo competitivo diante de uma equipa que vem de quatro vitórias seguidas. Também estamos num bom momento, conseguimos levar o campeonato até à última jornada. Amanhã cabe-nos, num jogo difícil contra uma boa equipa, ganhar o jogo.
Comentários
Regras de conduta dos comentários