A Federação Espanhola de Futebol e o Comité de Árbitros tomaram uma decisão importante nesta segunda-feira na sequência de toda a polémica originada durante o Valencia-Real Madrid de domingo. Nacho Iglesias Villanueva, VAR na partida do Mestalla, foi afastado de funções com efeito imediato.
Tudo terá a ver com o caso de racismo que teve Vinícius Jr como alvo. O brasileiro acabou expulso num conflito com os jogadores adversários, sendo Villanueva acusado de ter influenciado a decisão da equipa de arbitragem ao mostrar uma certa sequência de imagens que, segundo a imprensa espanhola, não mostra todo o caso.
Vinícius Jr viu cartão vermelho após ter atirado ao chão Hugo Duro, avançado do Valencia que lhe aplicou um 'mata leão', um golpe que consiste em sufocar o outro com os braços a partir de trás. O caso sucedeu um coro de insultos racistas no Mestalla, com os adeptos da casa a chamarem o brasileiro de "macaco".
Real Madrid, Valencia e Federação já repudiaram, enquanto o presidente da La Liga, Javier Tebas, respondeu com desagrado a Vinícius Jr.
Leia Também: FC Porto reage nas redes sociais à polémica com Vinícius Jr