Benfica campeão? Sporting fora da Champions? O que a jornada pode trazer

Há quem possa festejar, há quem tenha de 'atirar a toalha ao chão'. Eis as contas da antepenúltima jornada que servem todos os gostos e mais alguns.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
12/05/2023 08:00 ‧ 12/05/2023 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

Avizinha-se uma reta final de temporada em modo 'loucura' na I Liga, com todas as decisões ainda por acontecer, desde o título de campeão nacional às provas europeias e ao selo da manutenção. 

Muitas destas contas ainda poderão passar para as duas últimas jornadas, mas a calculadora permite-nos identificar várias possibilidades de festejo já este fim de semana, nos duelos relativos à 32.ª jornada do principal escalão do futebol português.

Benfica e FC Porto lutam pelo título, Sporting de Braga e Sporting correm pela última vaga da Liga dos Campeões, Arouca e Vitória SC disputam a quinta posição, Desportivo de Chaves e Famalicão correm em busca do sexto lugar, Estoril procura a manutenção, e Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara agarram-se desesperadamente à vaga do play-off, mas estes não são cenários únicos e a verdade é que há contas para todos os gostos.

Título para o bico da águia?

As possibilidades de ver o Benfica festejar o 38.º campeonato da sua história, já este fim de semana, são, teoricamente ,remotas, mas possíveis. As águias terão de conquistar três pontos em Portimão e esperar que o FC Porto perca na receção ao Casa Pia, sendo este o único cenário de festa para a antepenúltima jornada.

Mesmo que os azuis e brancos empatem, a eventual diferença de seis pontos não figura como suficiente para a conquista matemática do título por parte dos encarnados, que, face ao confronto direto anulado (0-1 no Dragão e 1-2 na Luz), têm de ver materializada a superior diferença de golos no fecho das contas da prova, sendo que, atualmente, o Benfica até leva um rácio positivo de 55 golos, contra os 45 do rival, o FC Porto.

Qualquer resultado diferente de um triunfo da equipa de Roger Schmidt diante do Portimonense, não só impede a festa no Marquês de Pombal, como ainda permite que o conjunto de Sérgio Conceição continue a sonhar com o título, uma vez que se encontra a quatro pontos de distância, em nove possíveis.

Champions na rota minhota, mas leão ruge

Quem também se encontra a quatro pontos do objetivo mínimo da temporada é o Sporting, perante um Sporting de Braga que segue na terceira posição e com claros argumentos para garantir a vaga de play-off da Liga dos Campeões, em vez da habitual qualificação para a fase de grupos da Liga Europa.

Os minhotos ainda podem espreitar o segundo lugar - levando cinco pontos de desvantagem para o FC Porto, que se transformam em seis em função do confronto direto (1-0 no Dragão e 0-0 na Pedreira) -, mas a mais recente derrota na Luz deverá deixar os pupilos de Artur Jorge focados em manter a terceira posição, que até pode ser garantida já esta jornada, caso vençam o Santa Clara e vejam o Sporting a perder, na receção ao Marítimo.

A equipa de Rúben Amorim segue segura no quarto lugar e sabe que qualquer tipo de recuperação será sempre um extra na crença em recuperar a última vaga do pódio, pelo que sente a obrigação de ganhar os três jogos e esperar por, pelo menos, dois deslizes dos bracarenses... em três possíveis. A tarefa não se avizinha fácil, mas a diferença de quatro pontos até pode ser reduzida para um ou dois, dependendo da forma como o Sporting de Braga reaja à interrupção da série de bons resultados.

Vagas europeias com vários candidatos

Da Liga Conferência Europa, assistimos a várias lutas 'embrulhadas', e as últimas vagas europeias não são exceção, ainda que Arouca e Vitória SC partam com relativa vantagem face a outros candidatos que ainda espreitem tais possibilidades que, matematicamente, ainda colocam Desportivo de Chaves, Famalicão, Casa Pia, Boavista, Vizela e Rio Ave na equação. Destes seis clubes, os últimos quatro ficam sem qualquer hipótese de chegar, no mínimo, à sexta posição, caso arouquenses e vimaranenses vençam os respetivos jogos, ou até mesmo se os próprios clubes percam.

Arouca e Vitória SC ainda podem discutir a quinta posição entre si, mas nada ficará decidido este fim de semana. Ainda assim, as vagas europeias correspondentes ao quinto e sexto lugares podem já ficar fechadas (independentemente) da ordem caso as referidas equipas vençam, dependendo ainda das derrotas (ou até empates) dos clubes que seguem imediatamente atrás - o Desportivo de Chaves (que não fez a inscrição) e o Famalicão.

Salvação absoluta para alguém?

Olhando para os últimos lugares da tabela, há equipas como Gil Vicente e Estoril que, apesar de terem uma situação aparentemente controlada, ainda não estão a salvo. Os gilistas precisam apenas de um empate, diante do Boavista, para resolverem essa questão, sendo que até podem não pontuar e acabar a festejar, desde que o Marítimo não vá além de um empate, em Alvalade.

Já os canarinhos, também podem festejar a manutenção este fim de semana, mas estão obrigados a vencer o Arouca e ainda a esperar que o Marítimo não vença o Sporting. Um empate do Estoril nunca será suficiente para garantir o que que quer seja, na antepenúltima jornada, até porque a última ronda contará com um duelo, precisamente, frente aos madeirenses.

Escapatória do play-off

E eis que nos deparamos com uma das 'encruzilhadas' mais emocionantes da prova, ainda que nenhum clube goste de estar envolvido na luta dos últimos. A verdade é que a antepenúltima posição ainda pode significar um réstia de esperança para Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara, no que toca à permanência por via do play-off, que será disputado frente ao terceiro classificado da II Liga.

Comecemos por quem tem as hipóteses mais reduzidas, o Santa Clara. Se os açorianos perderem ou empatarem em Braga, e o Marítimo triunfar em Alvalade, confirma-se a descida para o único emblema representativo do arquipélago dos Açores na I Liga.

Ainda assim, também o Paços de Ferreira se pode deparar com o temível desfecho de queda para a II Liga mediante uma determinada conjetura de resultados. Caso os pacenses saiam derrotados de Chaves, bastará verem o Marítimo a sorrir frente aos leões para confirmarem a descida, sendo que, perante tal situação, o conjunto do arquipélago da Madeira só garantiria o antepenúltimo lugar se o Santa Clara também ficasse fora da equação.

As contas são complexas em muitos casos e, da mesma forma que muita coisa pode ficar definitiva este fim de semana, também há a possibilidade de... ninguém festejar nada. Seja como for, não há nada melhor do que acompanhar a 32.ª jornada ao mais ínfimo pormenor, algo que poderá seguir através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: 'Alerta Kelvin' para Schmidt. Semelhanças com 2013 assombram Benfica

Leia Também: Sp. Braga tropeça, Sporting segue. Contas da Champions ao rubro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pepê assume 2024/25 difícil no FC Porto: "Peço desculpas..."

FC Porto

Pepê assume 2024/25 difícil no FC Porto: "Peço desculpas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Código da estrada

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas