Ivan Almeida, do Benfica, suspenso preventivamente por 30 dias

O basquetebolista do Benfica Ivan Almeida foi suspenso preventivamente por 30 dias, por alegada "tentativa de ofensa à integridade física de juiz" e "ameaças", anunciou hoje o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Tribunal Arbitral do Desporto anula castigo a basquetebolista Ivan Almeida

© Lusa

Lusa
06/04/2023 16:12 ‧ 06/04/2023 por Lusa

Desporto

Basquetebol

Segundo comunicado do CD da FPB, o jogador 'encarnado' foi alvo de um processo disciplinar com base no relatório do jogo da sexta jornada do Grupo A da Liga de basquetebol, disputado no sábado, no Pavilhão do Estádio da Luz, em Lisboa, em que a equipa da casa venceu o Sporting por 99-86, com Ivan Almeida a ser expulso devido a duas faltas técnicas.

"Decidiu o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol aplicar ao arguido a medida de suspensão preventivamente do arguido por um período de 30 (trinta) dias, nos termos do disposto no artigo 96.º do Regulamento de Disciplina", refere o documento.

O CD da FPB salienta que ao jogador estão imputados os ilícitos disciplinares de "tentativa de ofensa à integridade física de juiz", que tem uma moldura sancionatória que vai de "três meses a dois anos e seis meses de suspensão", bem como ameaças, que podem levar à suspensão de um a três jogos.

O documento salienta que teve ainda em conta o comportamento anterior de Ivan Almeida, quer os antecedentes disciplinares, bem como a utilização das redes sociais, considerando que o jogador as tem usado como "instrumento de criação de situações tendentes à perturbação do normal desenrolar da competição".

Assim, o CD da FPB concluiu que estavam reunidas as condições para a aplicação da medida de suspensão provisória, salientando que é a "única medida que se mostra adequada à gravidade dos factos que lhe são imputados" e "proporcional à culpa indiciada".

Depois do encontro, o Benfica tinha reagido, em comunicado, para referir que o internacional cabo-verdiano não tentou agredir os árbitros.

"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que o jogador Ivan Almeida em momento algum procurou agredir os árbitros do dérbi de basquetebol deste sábado, ao contrário do que foi colocado a circular. O jogador foi excluído da partida devido a duas faltas técnicas, mas em momento algum desrespeitou ou confrontou a equipa de arbitragem em modos desrespeitosos ou ameaçadores", refere o documento, divulgado após o jogo.

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) já tinha instaurado um processo contraordenacional relativo ao duelo entre Benfica e Sporting.

Leia Também: APCVD reage à alegada agressão de Ivan Almeida a árbitro no dérbi eterno

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Mercado

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Fórmula 1

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas