Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Benfica passa entre os 'Ramos' de Vila do Conde e pressiona o FC Porto

Golo de Gonçalo Ramos, logo no arranque da segunda parte, valeu três pontos preciosos às águias em tarde de serviços mínimos em Vila do Conde. Clássico com o FC Porto, agendado para sexta-feira, pode ser decisivo nas contas finais deste campeonato.

Benfica passa entre os 'Ramos' de Vila do Conde e pressiona o FC Porto
Notícias ao Minuto

19:54 - 02/04/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Benfica sofreu mas venceu, este domingo, na visita ao Rio Ave (1-0), em jogo da 26.ª jornada da I Liga. As águias assinaram uma exibição pouco fulgurante, valendo o golo solitário de Gonçalo Ramos para garantir a conquista de mais três pontos, seis dias antes do... Clássico com o FC Porto no Estádio da Luz. 

O internacional português apontou o golo que conta a história da partida no Estádio dos Arcos, logo no reatar da partida, e faz com o que Benfica coloque pressão máxima no rival azul e branco, que apenas entra em ação nesta ronda dentro de minutos (20h30) frente ao Portimonense. 

Assim sendo, o Benfica soma agora 71 pontos e fica com uma vantagem, provisória, de 13 face ao FC Porto. Na próxima sexta-feira os dois rivais voltam a medir forças, num duelo que pode ser decisivo nas contas finais do título da presente temporada. 

Filme do jogo

O Benfica apresentou dificuldades na primeira parte no Estádio dos Arcos. A equipa encarnada apresentou-se em Vila do Conde sem a inspiração habitual e com vários jogadores abaixo do nível esperado. Muitos passes falhados, pouca ligação entre os setores e as oportunidades de golo eram mesmo escassas. 

Por seu turno, o Rio Ave apostava nas transições rápidas e chegou mesmo a bater Odysseas, aos 31 minutos, através de André Pereira, mas o lance foi prontamente anulado por fora de jogo do mesmo jogador

O empate, sem golos, ao intervalo era, assim, mais do que justo tendo em conta o pouco apetite pela baliza demonstrada pelas duas equipas ao longo dos primeiros 45 minutos. 

O intervalo fez bem as águias, que entraram no segundo tempo a todo o gás e desfizeram o nulo logo aos 46 minutos. João Mário furou pela direita e serviu Gonçalo Ramos que, à segunda tentativa, atirou a contar e abriu as contas no Estádio dos Arcos. 

O golo trouxe alguma tranquilidade ao Benfica, uma vez que os jogadores já davam sinais de alguma ansiedade, ao passo que o Rio Ave foi obrigado a dar passos em frente no relvado, de forma a ficar mais próximo de restabelecer a igualdade. 

Roger Schmidt não gostava, porém, do que via em campo e aos 70 minutos fez a primeira dupla alteração: Gonçalo Ramos e David Neres deram lugar a Musa e Florentino Luís. 

Logo a seguir a essa mexida o Benfica até dispôs de uma grande oportunidade para fazer o segundo golo. Chiquinho construiu, Rafa acelerou, mas acabou por não conseguir rematar com sucesso à baliza de Jhonatan. 

No entanto, aos 74 minutos, o Rio Ave ficou muito perto do empate. Numa jogada muito bem trabalhada por Guga, a bola acaba em Boateng que, na cara de Odysseas, atira por cima da trave. 

A toada do jogo era cada vez mais clara: o Rio Ave fazia de tudo para chegar ao empate, ao passo que o Benfica geria a curta vantagem com muitas pinças (e já com Tengstedt em campo). 

O resultado, porém, não mais se alterou. O Benfica não deslumbrou, mas cumpriu o objetivo de vencer e de chegar ao Clássico com a moral em alta. Ao mesmo tempo consolidou a liderança antes de receber o segundo classificado. 

Momento do jogo: O golo de Ramos logo aos 46 minutos deixou tudo mais simples para os homens de Roger Schmidt.

Equipas iniciais 

ONZE DO RIO AVE: Jhonatan Luiz, Renato Pantalon, Aderllan Santos, Patrick William; Costinha, Guga, Samaris , Fábio Ronaldo; João Graça, André Pereira, Emmanuel Boateng.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Grimaldo, Otamendi, António Silva, Bah; Aursnes, Chiquinho, David Neres, João Mário; Rafa e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Benfica defronta este domingo o Rio Ave em jogo da 29.ª jornada da I Liga. Seis dias antes de receber o rival FC Porto no Estádio da Luz, as águias de Roger Schmidt procuram manter a distância de dez pontos face aos portistas, que entram em ação, horas depois, frente ao Portimonense. 

A tarefa do Benfica não se adivinha fácil, até porque os encarnados já demonstraram ser 'alérgicos' às pausas impostas pelos compromissos das seleções. Por isso mesmo, Schmidt fez questão de lançar um aviso aos jogadores, isto depois de ter prolongado a ligação com o clube da Luz até junho de 2026. 

O pontapé de saída está agendado para as 18h00 no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde. Rui Costa é o árbitro da partida. 

Siga, em direto, todas as incidências do jogo entre Rio Ave e Benfica no Desporto ao Minuto

Leia Também: Rio Ave-Benfica: Teste de fogo para Schmidt antes do Clássico

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório