Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"As tuas vacas fugiram". A história do campeonato mais pequeno do mundo

Woolpack Wanderers e Garrison Gunners lutam, anualmente, pelo título de campeão das Ilhas Scilly.

"As tuas vacas fugiram". A história do campeonato mais pequeno do mundo
Notícias ao Minuto

13:52 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Ilhas Scilly

O número de equipas da I Liga é, temporada sim, temporada não, tema de discussão, em Portugal. No entanto, nem todos podem dar-se ao luxo de debater este tipo de questões. É o caso das Ilhas Scilly, que detém o título de... campeonato mais pequeno do mundo.

Até 1950, um total de quatro equipas disputavam este troféu. No entanto, uma queda na dimensão da população (que agora é de apenas 2.100 habitantes) levou à extinção de duas delas, pelo que passaram a sobrar Woolpack Wanderers e Garrison Gunners.

Uma realidade pouco ortodoxa, com regras igualmente peculiares. A principal tem a ver com o facto de os clubes não terem jogadores próprios. Ao invés, no início de cada época, os capitães de cada uma das partes escolhe, um a um, a composição do respetivo plantel, alternadamente.

"As pessoas perguntam se não fica um pouco aborrecido e repetitivo, mas é bom ter uns quantos jogos e é divertido. Muitos de nós somos amigos e conhecemo-nos desde a escola", explicou Will Lethbridge, um residente de longa data, à estação televisiva britânica BBC Sport.

"Este ano, uma das primeiras escolhas para os gunners contava ficar cá durante todo o inverno, mas, depois, acabou por conseguir emprego nos Alpes Suíços, pelo que eles perderam o reforço estrela, por assim dizer. Pode acontecer. As pessoas têm outros compromissos", referiu.

"Há um tipo chamado Dave Mumford - ou Chuffer - que é agricultor, e, há alguns anos, o telemóvel dele começou a tocar, ao intervalo, e disseram-lhe 'As tuas vacas fugiram', por isso, ele saiu a correr para as ir procurar. Estávamos a ganhar por 2-0 e ficámos com dez jogadores, por isso, acabámos por perder, por 3-2. No final, ficámos a saber quem as vacas nem eram dele", completou.

Leia Também: Manchester United pode ser vendido por valores nunca antes vistos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório