Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Oficial: Marrocos junta-se à candidatura ibérica ao Mundial'2030

País africano substituiu a Ucrânia nesta corrida ao Campeonato do Mundo de 2030.

Oficial: Marrocos junta-se à candidatura ibérica ao Mundial'2030
Notícias ao Minuto

17:12 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial'2030

Está feita uma mudança na candidatura ibérica ao Mundial'2030. Marrocos confirmou, esta terça-feira, que se vai juntar a Portugal e Espanha na corrida pela organização da maior prova de seleções do mundo.

A informação foi confirmada por Chakib Benmoussa, Ministro do da Educação Nacional, Pré-Escola e Desportos de Marrocos, enquanto lia uma mensagem do rei Mohammed VI, durante o Congresso da FIFA, que se está a realizar no Ruanda.

"Esta candidatura conjunta, que é algo sem precedentes na história do futebol, irá juntar África e a Europa, o norte e o sul do Mediterrâneo, mas também os mundos africano, árabe e euro-mediterrâneo. Irá também mostrar o que de melhor há em nós: com uma combinação de genialidade, criatividade, experiência e meios", afirmou Benmoussa, enquanto lia a mensagem do rei de Marrocos Mohammed VI.

A inserção de Marrocos na candidatura de Portugal e Espanha à organização do Mundial'2030 surge depois de ter caído a hipótese de juntar a Ucrânia aos dois países da Península Ibérica. Após formalizada a organização conjunta com os ucranianos, essa situação acabou por cair depois de Andriy Pavelko, presidente da Federação Ucraniana de Futebol, ter sido detido a 29 de novembro de 2022, estando acusado de desviar fundos destinados à construção de uma fábrica de relvados artificiais de futebol.

Caso a FIFA escolha esta candidatura como a vencedora para a organização do Mundial'2030, será a primeira vez que um Campeonato do Mundo terá como anfitriões países de continentes diferentes - Europa e África. Mas não é a única candidatura intercontinental, uma vez que Arábia Saudita (Ásia), Egito (África) e Grécia (Europa) já sinalizaram esse interesse.

A outra candidatura do Mundial'2030 junta Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, países do mesmo continente e confederação.

Leia Também: Presidente da federação ucraniana suspenso por dois meses pela justiça

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório