Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica-Boavista: Líder está avisado e sem hipótese de abrandar

Águias não podem perder pontos em casa frente aos axadrezados. Pressão do FC Porto é cada vez maior e a distância pode ser perigosa para o conjunto da Luz em caso de desaire.

Benfica-Boavista: Líder está avisado e sem hipótese de abrandar
Notícias ao Minuto

08:00 - 20/02/23 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

O Benfica vai receber o Boavista nesta segunda-feira, em jogo de fecho da 21.ª jornada da I Liga. As águias não estão autorizadas a perder por culpa das contas da tabela e o aviso está dado... pelo FC Porto.

Os dragões venceram o Rio Ave nesta ronda do campeonato e reduziram, à condição, a distância para o líder para dois pontos. Em caso de desaire da equipa de Roger Schmidt, o campeão nacional pode ganhar fôlego e confiança suficientes para alterar a sentença da I Liga que parecia lida há muito.

Na Luz, o Boavista vai ainda defender o seu oitavo lugar, que poderá cimentar em caso de vitória. Os três pontos poderão ser ainda mais importantes para a equipa de Petit pelo facto de se aproximar a passos largos da zona europeia, bastando, em caso de vitórias, apenas quatro pontos para alcançar o Vitória SC.

O Benfica-Boavista joga-se a partir das 21h15 desta segunda-feira, no Estádio da Luz.

Os treinadores em discurso direto

Roger Schmidt

Adversário: Nunca sabemos ao certo a abordagem do adversário. No início da época, o Boavista jogou sempre com uma linha de três na defesa, mas, nos últimos jogos, jogou com uma linha de quatro. Veremos o que fazem amanhã. Estamos preparados para ambas as situações. Passámos pelo menos na semana passada, na Liga dos Campeões. Estamos habituados. Jogámos mais vezes contra defesas a cinco do que a quatro. Há uma diferença, mas estamos habituados e tentamos sempre estar focados em nós mesmos. Sabemos que o Boavista é uma equipa muito boa, fizemos um grande jogo lá e merecemos a vitória. Amanhã, precisamos de mais uma grande exibição, e estamos preparados para isso.

Distância para o FC Porto mais curta: Não vi o jogo, mas é normal que estejamos toda a temporada sob pressão. Quando estás numa prova com muitas boas equipas, nunca é fácil ser campeões. Foi o que sempre disse, mesmo quando estávamos mais pontos à frente. Há muitos jogos por jogar. Espero uma corrida difícil até à última jornada. Estamos preparados, mas estamos focados em nós mesmos. Não nos focamos muito nos resultados dos adversários. Somos líderes, e, agora, temos de fazer 90 minutos de topo contra o Boavista. Temos de ser disciplinados, concentrados, praticar um futebol ofensivo e defender muito bem. É o que está na nossa cabeça, nada mais. Os resultados e a tabela são consequência da forma como jogas em campo. Estivemos bem até agora. Temos muita confiança, mas respeitamos sempre o adversário.

Mudar 'chip' após Liga dos Campeões: Temos sempre de estar preparados para o próximo jogo, independentemente de termos ou não jogado antes para a Liga dos Campeões. Estamos habituados a isso, jogámos sempre em provas diferentes. A nossa principal tarefa é estarmos preparados para os jogos. Até agora, temos visto muitas vezes uma equipa preparada. Jogar em casa, para nós, é sempre muito especial. Não temos tido muito jogos em casa, este ano, e ficamos sempre felizes por jogar lá. É uma motivação extra.

I Liga: Não é altura de tirar conclusões sobre o campeonato português, porque estamos a meio da temporada. Na minha opinião, é uma competição dura, com jogos muito complicados, com boas equipas e bons treinadores. Vejo muita qualidade individual. Gosto desta competição, para ser sincero, mas ainda faltam muitas jornadas.
 
 Petit

Personalidade na Luz: Há momentos em que não vamos ter a bola e temos de saber gerir e fechar as linhas de passe, mas, assim que a tivermos, precisamos de personalidade para criar perigo e fazer com que o Benfica possa correr atrás de nós. Também temos jogadores muito intensos, com qualidade e processos definidos. Se formos lá só para defender, iremos ter muitas dificuldades. Vamos discutir a partida.

Boavista precisa de matreirice: Nos últimos dois jogos tivemos jogadores expulsos, mas falta-nos alguma matreirice em certos momentos e temos de ser mais inteligentes e saber gerir o jogo. Isso faz parte do processo e do crescimento de jogadores jovens, que têm dado os primeiros passos na I Liga. Estou satisfeito com o comportamento deles. Temos 26 pontos, mas queríamos ter mais, dada a nossa ambição. Temos mais um jogo para dar uma boa resposta.

Preparação: Trabalhámos de forma igual às semanas anteriores, sabendo que o Benfica gosta de ter posse de bola e mete muita gente na zona interior. Trabalhámos nisso, mas nós também estamos num bom momento, não em termos de resultados, mas de exibições. A equipa está confiante em fazer um bom jogo e trabalhar para conquistar os três pontos.

Mudanças em relação à primeira volta: O Benfica não mudou muito o seu processo. Está lá a ideia do seu treinador. Estávamos a jogar com uma linha de três [centrais], que, neste momento, mudou para uma linha de quatro [defesas]. Vai ser um jogo difícil, não fugindo muito ao Benfica da primeira volta, mas com um Boavista totalmente diferente nas suas dinâmicas, muito também devido às nossas ausências. Quem atuar nessas posições dará uma boa resposta.

Últimos resultados

Benfica: V-V-V-D-V

Boavista: E-V-E-D-E

Últimos onzes

Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Chiquinho, Florentino Luís, João Mário, Rafa Silva, Aursnes; Gonçalo Ramos.

Boavista: Bracali; Pedro Malheiro, Cannon, Abascal; Onyemaechi, Sebastián Pérez, Makouta, Ricardo Mangas; Bruno Lourenço, Agra, Njie.

Ausências

Benfica: Bah, Morato.

Boavista: Vincent Sasso, Peñaranda, Rodrigo Abascal, Sebastián Pérez.

Leia Também: Atenção, Benfica. Club Brugge sofre novo 'dissabor', agora no dérbi

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório