'Jokers' na manga? Os trunfos de Sporting e FC Porto para o Clássico

Em vésperas de jogo grande da 20.ª jornada da I Liga, leões e dragões contam com algumas baixas de peso. Em destaque no relvado estarão dois jogadores que decidiram os últimos jogos das respetivas equipas e que poderão ganhar peso em campo já no Clássico.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
10/02/2023 07:52 ‧ 10/02/2023 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

Sporting e FC Porto defrontam-se neste domingo, em jogo da 20.ª jornada da I Liga. Naquele que será o terceiro Clássico entre os dois emblemas nesta época, algumas das principais figuras vão ficar de fora.

Do lado da equipa da casa, Rúben Amorim ainda espera por novidades quanto a Paulinho. O leões recorreram da decisão do Conselho de Disciplina no Tribunal Arbitral do Desporto, havendo ainda uma medida cautelar para tentar apressar a decisão. Caso seja aceite, o avançado poderá ir ao Clássico, deixando o Sporting sem baixas de peso.

Já no lado visitante, Sérgio Conceição terá uma grande dor de cabeça. Com Zaidu integrado e recuperar ritmo de jogo e Grujic mais perto da forma habitual, os dragões 'choram' agora as perdas de Otávio, Wendell, Eustáquio, Fábio Cardoso, Verón e Evanilson. O sexteto segue de fora a poucos dias do Clássico, ausências que vão obrigar outros jogadores a assumirem o papel importante na equipa.

Os 'jokers' inesperados para o Clássico

Youssef Chermiti

Nasceu no Sporting aquele que deverá ser o concorrente tão procurado para Paulinho. Chermiti surgiu nas escolhas de Rúben Amorim no dérbi da Luz, frente ao Benfica, no qual se estreou na equipa principal. Desde então, tem  ganho minutos e... importância.

Com Paulinho de fora desde a final da Taça da Liga, o jovem avançado assumiu o papel de ponta de lança do onze dos leões. Depois de um jogo bem conseguido frente ao Sp. Braga, Chermiti garantiu a vitória em Vila do Conde com o primeiro golo na equipa principal.

Notícias ao Minuto Chermiti marcou o único golo da vitória do Sporting sobre o Rio Ave© Global Imagens

Mantendo-se incerta a situação de Paulinho, é esperado que Chermiti esteja preparado para voltar a assumir o papel de avançado do Sporting, podendo ser um dos jokers mais inesperados do Clássico.

André Franco

Chegado ao Dragão nesta temporada, o médio tem conquistado o seu espaço no meio das várias ausências que o plantel azul e branco já teve. A exibição no Estádio do Fontelo, frente ao Académico de Viseu, poderá ter garantido a André Franco um lugar no onze para o Clássico.

O jogador de 24 anos foi titular na Taça de Portugal, tendo sido ainda o autor do único golo da partida, golo esse que levou o FC Porto às meias-finais da prova rainha. Tal como Chermiti, foi decisivo para a sua equipa, conquistando pontos a seu favor para os próximos jogos.

Notícias ao Minuto André Franco deu a vitória ao FC Porto frente ao Académico de Viseu, na Taça de Portugal© Global Imagens

Franco alinhou ao lado de Uribe, formando aquela que deverá ser a dupla lançada por Sérgio Conceição para o Clássico em Alvalade.

Quem também pode surpreender

Jeremiah St. Juste

O tempo de jogo de St. Juste tem sido pouco devido às várias lesões contraídas. Ainda assim, o neerlandês tem dado boa resposta em campo, mostrando os seus principais valores como a saída a jogar, a velocidade e o desarme.

Notícias ao Minuto St. Juste leva 868 minutos de jogo pelo Sporting neste época© Getty Images

A jogar maioritariamente pelo lado direito da linha de três defesas, St. Juste poderá ser o jogador determinante a anular o ataque do FC Porto por esse lado, que deverá ser entregue a Galeno. Esgaio, espera-se, vai assumir a titularidade no Clássico, sendo preciso ajuda do central neerlandês para complementar as capacidades do defesa lateral nas tarefas defensivas e até ofensivas.

Danny Namaso

Com as várias ausências, especialmente de Gabriel Veron e Evanilson, o inglês poderá somar mais minutos no campeonato. Namaso leva quatro golos na temporada, três na Taça da Liga e um na Taça de Portugal, não tendo feito até ao momento o gosto ao pé em jogos da I Liga. Ainda com provas por dar em frente à baliza na competição, o avançado chega a Alvalade motivado e com mais espaço para jogar.

Notícias ao Minuto Danny Namaso tem quatro golos em 22 jogos nesta época© Global Imagens

O inglês tem sido aposta de Conceição em terrenos mais afastados da finalização, aproveitando a sua velocidade e técnica para criar as jogadas. Ainda assim, e apesar de ter tido dificuldades em marcar nos jogos da I Liga, Namaso tem mostrado pontaria afinada nas taças, podendo ter minutos de jogo em Alvalade neste fim de semana.

O que está em jogo?

Com a segunda volta da I Liga em andamento, Sporting e FC Porto procuram os três pontos para os respetivos objetivos.

Os leões querem encurtar ainda mais a distância para o pódio. Com 38 pontos, a equipa de Alvalade pode chegar aos 41, pressionando Sp. Braga, com 43, e FC Porto que, em caso de derrota, mantém o 45.

Já os dragões podem descolar-se do Sp. Braga, que perdeu o segundo lugar da tabela na 18.ª jornada da I Liga. Além disso, recuperam pontos na luta pela liderança, sonhando ainda com a revalidação do título nacional.

Sporting e FC Porto marcam encontro no domingo, a partir das 18h00, no Estádio José de Alvalade.

Leia Também: Sporting-FC Porto nas 'contas' do título, com Benfica a assistir de longe

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Afinal, colega de Cristiano Ronaldo vai morar na Arábia Saudita

Arábia Saudita

Afinal, colega de Cristiano Ronaldo vai morar na Arábia Saudita

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

MotoGP

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas