Grécia admite conversações com Arábia e Egito para organizar Mundial'2030

O governo grego confirmou hoje haver conversações com as autoridades da Arábia Saudita e Egito para estudar a apresentação de uma candidatura conjunta à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2030.

Japan v Spain: Group E - FIFA World Cup Qatar 2022

© Getty Images

Lusa
08/02/2023 18:43 ‧ 08/02/2023 por Lusa

Desporto

Mundial'2030

"Ainda estamos nas primeiras etapas de exploração das possibilidades para uma candidatura", assumiu o vice-ministro para a cultura e desporto, Lefteris Avgenakis, na sua conta no Twitter.

Este comentário surge na sequência de uma reportagem publicada no portal Politico, segundo a qual a Arábia Saudita ter-se-á oferecido para financiar a construção de novos estádios na Grécia e Egito, que perdeu nas cinco ocasiões em que tentou promover o evento. Em troca, entre outras coisas, os sauditas receberiam 75% dos desafios no seu solo.

O governante diz que o artigo tem várias "imprecisões", embora não especifique quais.

Segundo o Politico, a primeira abordagem terá sido feita pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammad Bin Salmán, ao primeiro ministro grego, o conservador Kyriakos Mitsotakis, durante a visita deste a Riade no verão de 2022.

O Campeonato do Mundo de futebol nunca foi disputado, em simultâneo, em mais do que um continente, sendo que, em 2026, haverá um recorde de três países organizadores, nomeadamente Estados Unidos, Canadá e México.

A possível candidatura tripartida ao Mundial20230 tem o aliciante de juntar Europa, Ásia e África no mesmo projeto, que teria a concorrência da parceria entre Portugal, Espanha e Ucrânia, apoiada pela UEFA como exemplo de paz e tolerância.

Há ainda uma candidatura sul-americana que engloba a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, que há 100 anos organizou o primeiro evento, havendo ainda a hipótese de se vir a juntar a Bolívia.

Em 2019, o presidente da Colômbia prometeu juntar-se a Peru e Equador numa via alternativa, que não chegou a ser formalizada.

A decisão quanto ao organizador do Mundial de 2030 vai ser tomada em assembleia geral da FIFA a realizar em 2024, num congresso com 211 associações de futebol.

Leia Também: Mais um país prestes a aderir à candidatura sul-americana ao Mundial'2030

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Tentativa bárbara de assassinar adeptos do FC Porto. Confio na polícia"

Nuno Lobo

"Tentativa bárbara de assassinar adeptos do FC Porto. Confio na polícia"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sai Imola, entra Madrid. O calendário da Fórmula 1 para 2026

Fórmula 1

Sai Imola, entra Madrid. O calendário da Fórmula 1 para 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas